sábado, 3 de dezembro de 2011

Dilma deveria ser 'mais radical em faxina política', diz 'Economist'

Reportagem sobre Dilma Rousseff no site da revista 'Economist' (Foto: Reprodução)Reportagem sobre Dilma Rousseff no site da
revista 'Economist' (Foto: Reprodução)
A presidente Dilma Rousseff teria capital político para ser "mais radical em sua faxina política", opinou a revista "Economist" em reportagem publicada nesta quinta-feira (24), que começa descrevendo o "conhecido roteiro" de queda de ministros no governo brasileiro: alegações de corrupção, negações, novas provas, demissão.
"Agora, Carlos Lupi, o ministro dos Transportes, parece ser o próximo a sair", diz a revista.
Para a "Economist", porém, a faxina ministerial, ainda que conte com aprovação popular, "meramente toca na superfície de um problema com raízes na forma como a política se desenvolveu no Brasil", citando a troca de cargos executivos por apoio legislativo, com o objetivo de conseguir a aprovação de projetos.
Em entrevista à publicação, Sylvio Costa, do site Congresso Em Foco, diz que o Brasil tem "uma presidente forte que não consegue fazer nada sem o apoio do Congresso. E esse apoio tem que ser comprado".
Agenda política

"(Dilma) deu poucos sinais de que está interessada em fazer mudanças radicais nesse sistema político de patronagem", afirma a reportagem da "Economist". "É mais possível que ela simplesmente continue a mandar embora (os ministros) mais pecadores quando (denúncias) chegarem ao seu conhecimento."

Na opinião da reportagem, porém, Dilma poderia apostar em reformas políticas mais profundas, considerando que "muito da agenda política da presidente - como melhorar a educação e a saúde, eliminar a pobreza extrema e investir em infraestrutura - não depende da aprovação do Congresso".

Reportagem publicada nesta quinta-feira, dia 24, na revista "Economist" (leia o texto, em inglês).
G1 - BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário