domingo, 27 de fevereiro de 2011

Procon e Vigilância Sanitária apreendem produtos em frigorífico e abatedouro - (na cidade de Patos)

Em mais uma ação conjunta entre o Procon e a Vigilância Sanitária, especificamente em frigoríficos da cidade de Patos, foram apreendidos nesta quinta-feira (24), em apenas um estabelecimento, mais de 100 produtos variados e 600kg de lingüiça toscana, ambos com prazos de validades vencidos. Já na manhã desta sexta-feira (25), outra operação conseguiu aprender em um Abatedouro localizado no Sítio Pilões, zona rural de Patos, 21 kg (foto) de frangos abatidos e apresentando coloração amarelada devido a presença de corantes.

“A fiscalização em parceria tem surtido bastante efeito, e hoje pela manhã, através de uma denúncia, conseguimos apreender alguns frangos abatidos e com a presença de um corante utilizado em padarias, para dar coloração aos produtos. Os frangos abatidos estavam de certa forma, sendo maquiados, para serem comercializados, mesmo que oferecendo risco aos consumidores. O estabelecimento foi autuado e responderá pela irregularidade encontrada. A Vigilância Sanitária recolheu o produto e tomou as devidas providências”, disse Maurício Alves, secretário executivo do Procon Municipal.

“Pedimos que a população denuncie qualquer prática prejudicial ao consumidor, pois estamos trabalhando incansavelmente para atender as denúncias e qualquer outra ocorrência que compete ao órgão”, finalizou.

Para mais informações, procure o Procon Municipal de Patos, que fica localizado na Rua Horácio Nóbrega, nº 526, bairro Belo Horizonte. Contato pelos telefones: 3423-3629 e 3421-8737.


Crédito: Ascom ProconCrédito: Ascom Procon

Produtos eram coloridos artificialmente com produtos químicosProdutos eram coloridos artificialmente com produtos químicos

Fiscais inspecionam local de abateFiscais inspecionam local de abate

Produto nocivo à saúde usado para coloração do frangoProduto nocivo à saúde usado para coloração do frango

 Frangos foram apreendidosFrangos foram apreendidos
Hélio Barbosa

SINDICULTURA promove encontro em Patos


Agentes Culturais da cidade de Patos estiveram reunidos neste sábado pela manhã, com representantes do Sindicultura, entidade cultural do Sindifisco da Paraíba, ocasião em que discutiram a possibilidade de várias parcerias no âmbito artístico e, entre as decisões de referência, ficou acertada a criação da Associação Cultural de Patos, congregando integrantes de todas as artes, os quais serão amplamente convidados no próximo encontro marcado para às 08h (da manhã) do dia 19 de março, no auditório da Fundação Ernani Sátyro, oportunidade em que será aprovado o Estatuto e eleita a diretoria provisória que terá como primeira missão a estruturação da nova organização.
A ideia central é manter agregados todos os agentes culturais em torno de atividades conjuntas e individuais, de modo que a cultura local passe a ser vista com outros olhares e exija os seus direitos a partir do âmbito da cidadania. Será criado um espaço permanente para a realização de oficinas, exposições, apresentações, além de encontros diários em um tradicional “Chá Cultural”.
O Sindicultura, representado no encontro por Luciano Marinho e Edmilson Bandeira, será o Padrinho da nova entidade cultural de Patos, uma deferência decidida pelos participantes do encontro por, coincidentemente, no momento criado para discutir os projetos locais e a possibilidade de apoio do Sindifisco, ter surgido a ideia da nova organização.
Ainda no mês de março será solicitada uma audiência ao prefeito Nabor Wanderley, para reivindicar a sessão da Casa de Cultura Amaury de Carvalho, para que a nova entidade possa dinamizá-la, com atividades diárias e eventos permanentes, ao contrário do que acontece nos dias atuais, apenas com eventos esporádicos e velórios de pessoas influentes. A ideia é definir entre os próprios artistas uma dinamização do espaço para que ele cumpra, em sua amplitude, todas as missões para a qual foi criado, o que não tem sido possível com o Poder Executivo estando a frente de seu funcionamento.
Outro encontro será solicitado ao Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, para que haja uma união de parcerias em torno da ocupação de todos os espaços culturais e apoios possíveis, tendo sempre como agremiação o PCP (Partido da Cultura Patoense).

Fonte: Damião Lucena

Moradores do Bivar Olinto (em Patos), pedem solução para galeria aberta há anos


Os moradores das ruas Nestor Pereira e tenente Pedro do Carmo, nos Conjuntos Bivar Olinto e Vila Teimosa (setor Oeste da cidade de Patos), fizeram contato com a redação do Patosonline.com e pediram para o nosso portal mostrar a realidade de uma galeria estourada há anos naquela localidade. A mesma está levando muito transtorno a população daquelas ruas.
Segundo informações de moradores, o problema existe há cerca de dez anos (10), provocando mal cheiro, e sendo criadouro de mosquitos que infernizam as vidas das pessoas no período noturno.
Os moradores estão clamando ao poder público para que resolva a situação, pois não agüentam mais os transtornos causados pela mesma.
galeria
galeria
Abílio Daniel

Estudantes de São José de Espinharas pedem ajuda ao patosonline para conseguir transporte


Estudantes do município de São José de Espinharas entraram em contato com a redação do Patosonline, para solicitar ajuda na divulgação do problema da falta de transporte escolar, que segundo eles, está acontecendo naquele município.
Eles afirmaram que o prefeito disse que antes do carnaval não iria disponibilizar transporte para os estudantes se deslocarem até Patos, só voltando a discutir o assunto após a festa de momo.
Revoltados os estudantes resolveram pedir ajuda da imprensa independente de Patos, acionando o nosso portal.
Veja o e-mail enviado pelos alunos à nossa redação:         
NÓS ESTUDANTES DE SAO JOSE DE ESPINHARAS QUE NOS DESLOCAMOS PARA PATOS SEJA PRA ESTUDAR NA REDE ESTADUAL OU PARTICULAR
EM BUSCA DE EDUCAÇAO MELHOR, FOMOS AO CABINETE DO PREFEITO RICARDO WANDERLEY PARA ESCLARECERMOS BOATOS QUE O MESMO NAO IA NOS DÁ ONIBUS PARA DESLOCARMOD PARA PATOS.
O MESMO FALOU, "QUE NAO IRIA DISPONIBILIZAR TRANSPORTE ESCOLAR E ÁPOS O CARNAVAL FALARIA SOBRE O ASSUNTO".
ESTAMOS NOS SENTINDO PREJUDICADOS DESDE JÁ, POIS NOSSAS AULAS JÁ INICIARAM DESDE 14/02/2011.
PEDIMOS QUE VOCES NOS AJUDE A DIVULGAR ESSA MATERIA PARA QUE ESSE ASSUNTO SEJA RESOLVIDO LOGO.
Outro lado
O nosso portal deixa aqui o espaço aberto para a Prefeitura de São José de Espinharas se pronunciar sobre o fato. Para tal, basta entrar com nossa redação através do seguinte endereço eletrônico: falecom@patosonline.com

Combate à dengue: Mário Toscano diz em Patos que todos devem abraçar a causa


O governador Ricardo Coutinho não veio, mas enviou seu secretário de Saúde Mário Toscano para a manifestação do Dia D de combate à dengue em Patos, com ato público na tarde deste sábado 26 na Praça Edivaldo Motta, caminhada por algumas ruas com distribuição de panfletos orientando como proceder para evitar criatórios do Aedes aegypti, mosquito transmissor dessa virose que mata.
Em contato com a imprensa, Toscano lembrou que a luta contra uma possível epidemia de dengue deve ser encarada com determinação e responsabilidade de todos, numa parceria do Estado com os municípios, participação de todos os segmentos organizados da sociedade, independente de cor partidária, religião. E foi nesse clima de co-gestão em saúde pública que o prefeito Nabor Wanderley, acompanhado de alguns secretários, a exemplo do da saúde, Eisenhower Brito Segundo, conversou com a equipe estadual para reassumir seu compromisso de intensificar ações contra a dengue.
Além da 6ª Gerência Regional de Saúde, compareceram ao ato os hospitais Janduhy Carneiro, o Infantil Noaldo Leite, Maternidade Peregrino Filho, Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, de Santa Luzia, Hemonúcleo e pessoal de alguns municípios, a exemplo de Emas. “Além das ações de combate que serão realizadas, é crucial a parte educativa, para que as pessoas tenham a preocupação de eliminar possíveis criatórios do Aedes”, enfatizou o secretário estadual de saúde.
O prefeito Nabor Wanderley também lembrou que a batalha contra a dengue é um dever tripartite, ou sejam uma responsabilidade federal, estadual e municipal, numa ação com os agentes de endemias, de saúde, trabalho educativo nas escolas, unidades de saúde, “mas é preciso que a população participe, faça a sua parte. Não adianta a visita dos agentes se a pessoa não corresponde, não segue as orientações passadas pelos profissionais de saúde, os agentes de endemias, de saúde”, disse o prefeito de Patos.
A prefeito de Emas, Fernanda Marinho Loureiro, disse que a dengue vem causando muita preocupação em seu município e que a secretaria municipal de saúde, em parceria com as demais, vai ampliar o leque de ações de combate ao mosquito transmissor da doença.
Para o gerente da 6ª Gerência de Saúde, Davi Nunes da Paz, a campanha contra o Aedes está apenas começando e que uma vasta programação está sendo montada para ser trabalhada com a sociedade.  “Esse período de chuvas aumenta o perigo de proliferação das larvas e requer muita atenção de todos nós”, comentou Davi.
dengue
dengue
dengue

Ascom

Ricardo Coutinho não comparece em Patos. Prefeitura da cidade mobilizou a secretaria de saúde


A atividade estadual de combate a dengue que aconteceu em Patos não contou com a presença do governador Ricardo Coutinho – PSB. Apesar de anunciada a presença do governador pela assessoria de imprensa este não compareceu e frustrou os participantes ao evento. O prefeito Nabor Wanderley – PMDB mobilizou membros da secretaria de saúde do município atendendo ao chamado da secretaria de saúde do estado.
Policiais militares ainda anunciaram um ato público através de carro de som, mas o ato acabou não acontecendo. A atividade chamava os policiais para pressionar o governador pela “PEC da Paraíba”. Esse pode ter sido um dos motivos do não comparecimento por parte do governador, porém não houve confirmação desse fato.
O secretário de saúde do estado da Paraíba, Mário Toscano esteve presente ao ato e concedeu entrevista coletiva com alguns membros da imprensa. Outros repórteres da cidade se queixaram de desorganização no momento da entrevista e do evento. No momento da caminhada os funcionários e demais pessoas ligadas à prefeitura de Patos não acompanharam o trajeto do ato com os demais membros mobilizados pelo 6º Núcleo de Saúde em Patos.
A atividade teve presença do deputado Antonio Mineral – PSDB e de demais políticos que pretendiam estar ao lado do governador. Fato que ficou para outra oportunidade na cidade de Patos.

Jozivan Antero – patosnline.com