terça-feira, 19 de julho de 2011

Confira o uso das verbas emergenciais para as chuvas

reprodução / internet
Toda vez que ocorre uma catástrofe há um direcionamento de verbas federais e estaduais para as reconstruções, porém, algum tempo depois aparece os desvios e gastos exorbitantes e sem qualquer licitação com empresas apadrinhadas e compras de materiais inadequados com o quadro catastróficos.

ATENÇÃO PARAIBANOS E PERNAMBUCANOS, VAMOS FICAR DE OLHO!

Chuvas provoca reunião de 29 prefeitos com ministro

O Senador Vital do Rego (PMDB-PB) e o deputado federal Manoel Júnior (PMDB-PB) agendaram uma audiência com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, da qual participarão os prefeitos das 29 cidades paraibanas que tiveram situação de emergência decretada em virtude das chuvas que caem em todo o Estado desde o início do mês.
O encontro será na próxima terça-feira (26), a partir das 14h, no gabinete do Ministro. A data foi definida nesta terça-feira (19), após reunião entre o Senador e o deputado, em João Pessoa. A agenda foi confirmada pelo Gabinete do Ministro na própria tarde desta terça e comunicada ao senador e ao deputado, que se encontravam na capital paraibana.
De acordo com o Senador, a audiência terá o objetivo de discutir os prejuízos causados pelas chuvas nestas cidades e a adoção de medidas – emergenciais e de médio e longo prazo – para minimizar os efeitos da tragédia. “Vamos levar os prefeitos das 29 cidades paraibanas que tem estado de emergência por causa das chuvas e cobrar ações efetivas do Ministério”, afirmou o Senador, em seu Twitter.
O Senador destacou ainda que os contatos com os prefeitos já estão sendo mantidos e que, até o final de semana, todos já estarão informados e efetivamente confirmados no encontro. “Nossos gabinetes já estão contatando os prefeitos. Vamos todos juntos, numa grande reunião em prol das populações atingidas pela enchente”.
Vital do Rego e Manoel Júnior confirmaram que, além deles, os demais integrantes da bancada paraibana no Congresso Nacional serão convidados para participar da audiência. “É um momento de união, para que demonstremos a nossa força em Brasília e, assim, possamos conseguir o apoio do Governo Federal no amparo às vítimas da enxurrada”, disse o depurado Manoel júnior.
PortalCorreio

Governo federal disponibiliza recursos para Paraíba


Reunião
Na noite desta terça-feira (19), o secretário nacional da Defesa Civil, coronel Humberto Viana, em entrevista, informou que a presidente da República disponibilizou todos os serviços do governo federal para ajudar na reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas dos últimos dias na Paraíba.
Ele chegou à Paraíba no final da tarde e nesse momento se encontra reunido com o governador Ricardo Coutinho (PSB).
Estão presentes ao encontro, além do governador Ricardo Coutinho e do vice Rômulo Gouveia, o secretário de Recursos Hídricos, João Azevedo; o de Infraestrutura, Efraim Morais; o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga; a secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos; o da Saúde Waldson Souza; o coordenador da Defesa Civil da Paraíba, coronel Rufino; e, o comandante da Polícia Militar, Euller Chaves.
O governador Ricardo Coutinho (PSB), apresentará um relatório sobre a situação da Paraíba, após as chuvas. O secretário ainda ainformou que ainda não é possível determinar um valor estipulado de recursos para enviar ao estado, mas que com os dados que serão entregues, o governo federal fará um levantamento para enviar o montante necessário para a reconstrução da Paraíba.
PortalCorreio

Barragem particular rompe em Campina Grande; águas seguem para Bodocongó

reprodução / internet
A barragem de Genipapo localizada na cidade de Campina Grande rompeu no final da tarde desta terça-feira (19). O corpo de Bombeiros alerta que 3 bairros podem ser inundados. Desesperadas, várias pessoas abandonaram suas residências.
O repórter Morib Macedo, durante participação no Programa Balanço Geral (98 FM), informou que moradores das proximidades do açude de Bodocongó estão deixando suas casas após o alarme da Defesa Civil.
“Várias famílias estão deixando a localidade com seus pertences. Muitos tem medo que o pior aconteça”.
A AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) não monitora a barragem, tendo em vista que ela é particular.
Equipes do Corpo de Bombeiros estão retirando as famílias residentes do bairros de Bodocongó, Rosa Mística e Ponto de Cem Réis para evitar maiores problemas na localidade.
Algumas famílias relutam em acreditar que podem ser afetadas
Pollyana Sorrentino - PortalCorreio

    domingo, 17 de julho de 2011

    5000 ACESSOS NO BLOG DE PATOS - OBRIGADO

    VOCÊ FEZ ACONTECER



    Agradecemos a todos os nossos visitantes que compartilharam conosco neste Blog e nos deram a alegria de estarmos completando 5000 acessos.
    Muito obrigado a todos!

    Jogos Mundiais Militares são abertos no Rio de Janeiro

    Rio de Janeiro – A quinta edição dos Jogos Mundiais Militares foi aberta na noite de hoje (16), no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Os jogos reúnem mais de 5 mil atletas das Forças Armadas de 111 países, que vão disputar medalhas em 20 modalidades esportivas, no Rio de Janeiro, até o dia 24 de julho.
    A abertura foi feita pela presidenta da República, Dilma Rousseff, que chegou ao estádio por volta das 18h. “Bem-vindos ao Brasil. Declaro aberta a quinta edição dos Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional do Esporte Militar. Desejo boa sorte a todos”, disse a presidenta.
    O público foi chegando devagar para a cerimônia. Às 16h, as arquibancadas ainda estavam vazias. Às 16h45 começou um show de dez minutos de acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça. A partir das 17h, enquanto bandas militares se apresentavam no gramado, os espaços das arquibancadas foram sendo ocupados.
    Às 18h, depois de uma contagem regressiva de 10 segundos, com direito a fogos de artifício, a cerimônia começou com o desfile das delegações participantes dos Jogos. A delegação brasileira, a última a entrar na arena, foi ovacionada pela plateia.
    Em seguida, o gramado do estádio, coberto por uma capa escura transformou-se num telão, sobre o qual foi projetada a palavra paz em vários idiomas. Imagens exaltando a natureza e o Brasil também foram projetadas ao mesmo tempo em que um grande espetáculo de dança, música e teatro, com mais de 2 mil artistas, ocupava o gramado do Engenhão.
    O juramento do atleta foi feito pela iatista e marinheira Isabel Swan, medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Já a pira foi acesa às 20h10 pelo ex-jogador de futebol Pelé, que defendeu a seleção brasileira militar em 1959.
    O Brasil está sendo representado nos Jogos por 268 atletas, sendo 159 homens e 109 mulheres, em todas as 20 modalidades esportivas.
    Depois de ficar em 33º lugar no ranking geral de medalhas, na última edição dos Jogos em Hyderabad (Índia), em 2007, os militares brasileiros competem com objetivo de ficar entre os três primeiros colocados. Para isso, a delegação brasileira está reforçada com atletas olímpicos.
    AgenciaBrasil

    Volta para casa: Paraíba é um dos estados com maior retorno de imigrantes, segundo o IBGE



    Castro Pinto
    A migração entre regiões do país perdeu intensidade na última década, e estados do Nordeste, além de reter população, começaram a receber de volta os que deixaram seus estados rumo ao centro-sul do país. A Paraíba é um dos estados onde se percebeu o maior retorno de migrantes, segundo levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (15) com base em dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2009 e dos Censos realizados em 2000 e 2010.

    Migraçaõ
    Segundo o instituto, na última década começou a haver um movimento de retorno da população às regiões de origem em todo o país. A corrente migratória mais expressiva continua a ser entre o Nordeste e o Sudeste, mas houve redução. A região Nordeste foi a que apresentou o maior número de migrantes retornando para seus estados, seguida - em menor escala - pela região Sul.
    O IBGE investigou onde morava o indivíduo exatamente cinco anos antes da data das pesquisas, no período entre 1999 e 2009, quando aproximadamente 4,8 milhões de brasileiros migraram entre estados e entre regiões do país.
    Em 2009, os estados do Nordeste que apresentaram migração de retorno mais expressiva, conforme o instituto, superando os 20% do total de imigrantes, foram Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba.
    Oportunidades
    “Além de apresentar menor migração, diminuindo o número de pessoas que saem, o Nordeste começa a atrair população, com uma rede social melhor. Enquanto isso, o Sudeste, que já não recebia mais tantas pessoas, passa a ser também emissor, não só de migrantes, como também de quem é originário e está deixando essa região”, afirma Antônio Tadeu Ribeiro de Oliveira, um dos pesquisadores do instituto.
    Enquanto São Paulo e Rio de Janeiro começaram a receber menos imigrantes na última década, estados antes considerados de grande evasão começaram a perder menos população, como Piauí e Alagoas. Já Bahia e Maranhão continuaram a ser classificados como regiões “expulsoras”, mas também diminuíram o fluxo.
    Rio Grande do Sul foi o estado que apresentou maior número de migrantes de retorno do país, mas a taxa diminuiu em relação a 2004. Na Região Sul, o Paraná foi o estado que passou a receber mais migrantes. “Esse fenômeno de retorno também acontece em direção ao Paraná, mas em menor intensidade. São aqueles que haviam deixado o estado rumo ao Mato Grosso do Sul e ao Norte, em razão da expansão de fronteira agrícola, mas que começaram a retornar”, afirma o pesquisador.
    Minas Gerais também aparece entre os que mais receberam migrantes de volta. "Em Minas, houve uma inversão na corrente migratória, que antes saía com direção ao Rio de Janeiro, e agora retorna, muito por conta da crise no RJ e do crescimento mineiro", avalia Oliveira.
    Segundo o estudo, o fenômeno de retorno no país ocorre devido “à saturação dos espaços do início da industrialização no centro-sul”, que “reduz a capacidade de geração de emprego e de novas oportunidades ocupacionais, o que coloca o movimento de retorno na pauta das estratégias de reprodução e circulação dos migrantes”.
    informações sobre migrantes e migrações de retorno do IBGE (Foto: Arte/G1)
    Cidades que mais crescem
    O estudo também considera que o crescimento das cidades com menos de 500 mil habitantes, conforme dados do Censo 2010, pode ser creditado em parte às migrações. O instituto chama o fenômeno, que vem ocorrendo nas últimas três décadas, de “desconcentração concentrada” na distribuição populacional no Brasil.
    Os municípios com 500 mil habitantes ou mais aumentaram em quantidade quando comparados com o ano de 2000, passando de 31 para 38. “Nós estamos vendo que as pessoas começam a migrar para o interior que está em desenvolvimento, em busca de oportunidades nas cidades médias”, afirma Oliveira.
    Entre as cidades com altas taxas de crescimento (8% do total), nenhuma possui mais de 500 mil habitantes.
    PortalCorreio

    Deputado estadual usa verba da Assembleia para pagar silicone da mulher

    reprodução / internet


    Um relatório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí aponta que o deputado estadual Robert Rios (PC do B) usou R$ 9.455,70 da Assembleia Legislativa para pagar implantes de silicone para os seios para sua então mulher, em 2009.

    Nove deputados são suspeitos de desviar R$ 150 mi no Piauí. O procedimento foi realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Após o tribunal apontar as irregularidades, no ano passado, Rios devolveu o dinheiro.
    O relatório integra a investigação da Polícia Federal sobre desvios de verbas no Legislativo piauiense.
    No documento, o tribunal diz não ver "justificativa legal" para a despesa, "mormente quando se trata de procedimento cirúrgico eletivo e de natureza estética, que não objetivou salvar a vida da esposa do referido parlamentar".
    O advogado de Rios, Willian Guimarães, disse que os implantes na então mulher do deputado foram colocados devido a "problemas de saúde", mas não soube dar detalhes do caso.
    PortalCorreio

    História do cangaço será retratada em seminário, em Serra Talhada

    reprodução / internet

    Na próxima sexta-feira (15) e no sábado (16), acontecerá a terceira edição do Seminário “Sertão Beatos e Cangaceiros – Centenário de Maria Bonita”, realizado pelo Sebrae. O evento será no Museu do Cangaço, em Serra Talhada, com o apoio da Fundação Cultural Cabras de Lampião.

    Com previsão de início para as 14h, a abertura levará os participantes para a rota turística Nas Pegadas de Lampião – um passeio por locais históricos como os escombros da Casa Grande da Fazenda Pedreira, onde viveu José Saturnino (um dos maiores inimigos de Lampião); e o Sítio Passagem das Pedras, lugar de nascimento do cangaceiro.

    A programação continua às 20h com as palestras “O Cangaço, Lampião e Maria Bonita na Literatura de Cordel”; “Beatos e Cangaceiros: Fonte de Inspiração de Luiz Gonzaga”; e ainda apresentação do grupo de xaxado Cabras de Lampião.

    No dia 16, às 10h, um novo trajeto turístico pela Serra Grande, na Fazenda Barreira, mostra o cenário onde aconteceu o maior combate da história do Cangaço. Às 16h, será exibido o documentário “Virgolino: do homem ao mito”, que narra a saga de Lampião e Maria Bonita pelos sertões e a influência do Cangaço na Cultura Popular. Logo após, às 20h, um novo ciclo de conferências abordará os temas “Maria Bonita: uma mulher no mundo dos homens” e “Vida e modos de Maria Bonita”. O encerramento terá show com o Quarteto Cabras de Lampião.

    Mais informações podem ser obtidas por meio da Unidade de Negócios Sebrae Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, pelo telefone (87) 3831.2496.

    Folha-PE