A presidente Dilma Rousseff visitou nesta segunda-feira (25) o estado de Pernambuco, governado por seu virtual adversário na disputa à Presidência em 2014, Eduardo Campos (PSB), que nas últimas semanas intensificou suas críticas ao governo federal.
Para entregar um sistema adutor, Dilma dividiu o palanque com Campos que deu sinais que deve descolar o PSB do governo federal petista para se candidatar. Ele tem o apoio da maioria do partido, com exceção de Ciro Gomes (CE).
No sábado (23), o governador participou de almoço promovido pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), antigo desafeto e agora aliado, na praia do Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. O peemedebista, embora integrante de um partido da base de sustentação federal, é opositor declarado do governo Dilma. Uma semana antes, Campos já havia se encontrado em São Paulo com o ex-governador paulista José Serra (PSDB), que chegou a dizer dias depois que a candidatura do pernambucano seria "boa para o Brasil e para a política". O próprio socialista afirmou, durante compromisso público na sexta-feira (22), ter muitas afinidades com o tucano.
Além de Campos, outro adversário de Dilma, Aécio Neves (PSDB-MG), articula sua candidatura para 2014. Nesta segunda, Aécio vai a São Paulo, reduto de seu colega de partido, José Serra, para ministrar palestra no Congresso Estadual do PSDB-SP. O evento pode selar o apoio do partido no estado à candidatura do mineiro, vencendo resistência serrista.
Nesta segunda, Dilma visitou o Parque de Exposições Waldemar de Oliveira, no município de Serra Talhada e a estação de tratamento Cachoeira, que faz parte do Sistema Adutor Pajeú.
Inauguração
Serão inaugurados, pela presidente Dilma Rousseff, 118 km referentes à primeira etapa da adutora do Pajeú para abastecer as cidades de Floresta, Serra Talhada, Calumbi, Flores, Carnaíba e Afogados da Ingazeira, além do distrito de Canaã, em Triunfo. Todas as localidades ficam no Sertão pernambucano. Ainda restam 79 km para a conclusão dessa fase da obra, o que deve acontecer até o segundo semestre de 2013. No total, a adutora terá 598 km. Quando estiver 100% concluída, ela irá captar água do Rio São Francisco para atender cerca de 400 mil pessoas, em 21 cidades pernambucanas e oito paraibanas. O investimento é de R$ 547 milhões.
reprodução - web |
G1-PE