Nesta quarta-feira, 13 de abril, a Prefeitura Municipal em parceria com o Ministério Público de Patos e a Gerência em Saúde Penitenciária do Estado promoveram um dia “D” de ações de cidadania no Presídio Feminino.
Durante toda manhã, benefícios na área de saúde e assistência social foram destinados às mulheres em situação carcerária, que participaram ainda de momentos de embelezamento e de atendimento médico por meio de uma Unidade Móvel de Saúde Penitenciária do Estado, disponibilizando atendimentos odontológicos, ginecológicos, e clinica geral.
“As parcerias com o Ministério Público me realizam, pois sozinha a gente não consegue desenvolver grandes ações, e necessitamos sempre de órgãos técnicos que possam nos coadjuvar nesta causa de cidadania e humanização do Sistema Presidiário patoense”, ressaltou a promotora titular da vara de execução penal de Patos, Miriam Vasconcelos.
A secretária Adjunta de Saúde de Patos, Nadigerlane Rodrigues, detalhou os serviços de saúde disponíveis nesta manhã pelo município. “Esse é um trabalho entre parceiros que visa desenvolver ações de cidadania para as mulheres que se encontram em situação carcerária, uma forma que a Prefeitura encontrou de fazer com que os serviços cheguem de forma ainda mais intensa para esse público. Hoje estamos aqui como vacinação, atendimento médico, odontológico, atendimento psicossocial com a equipe do CAPS AD, trouxemos também uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, bem como psicólogos”, esclareceu a secretária Adjunta de Saúde, Nadigerlane Rodrigues.
Além de receber atenção na área de saúde, as detentas participaram de ações na área de assistencia social, como esclareceu a secretária Adjunta do Desenvolvimento Social, Juliana Satyro. “Nós que fazemos o Desenvolvimento Social de Patos estamos participando deste dia de cidadania trazendo alguns dos serviços da Secretaria como o CREAS que se faz presente com a realização de palestras e orientações sobre a violência contra a mulher, e as formandas dos cursos profissionalizantes do Centro de Inclusão Produtiva, através do CRAS, que também trouxe oficinas de artesanato para as detentas. Tudo isso porque nós entendemos que a humanização e os serviços de cidadania devem continuar chegando ao presídio como forma de beneficiar a todos, sem distinção”, explicou Juliana Satyro.
De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, a importância do trabalho feito em conjunto e de forma constante, é o que contribui para o sucesso do evento. “A intersetorialidade realmente dá certo, pois já observamos isso em outros eventos juntamente com outras secretarias, inclusive com o apoio do Ministério Público. Ficamos felizes por saber que Patos têm se preocupado com a humanização dentro dos presídios, mas, é necessário dizer que estas ações não se resumem apenas ao dia de hoje, pois tanto a secretaria de Saúde, presta periodicamente atendimentos no presídio, como a Secretaria do Desenvolvimento Social se faz presente através do CRAS, do CREAS, e do PAA, finalizou a secretária.
A detenta Maria de Fátima Barbosa avaliou a iniciativa. “O dia de hoje está sendo muito especial, pois tem de tudo, estamos cuidando da saúde, fazendo unha, ajeitando cabelo e participando de palestras, muitas coisas boas para nós”, avaliou.
(NR)