sábado, 16 de abril de 2011

Alunos participaram do projeto "Escola que Protege'


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Manoel de Sousa Oliveira, localizada no bairro da Vitória, realizou na manhã de ontem, quarta-feira, 13, um dia de atividades complementares para os alunos.

Segundo Soraya Araújo afirma que essa atividade é mais uma forma de inclusão abraçada pela escola. “É um projeto teve início no mês de março com uma caminhada pela paz, na qual envolvemos todos os alunos e discutimos o temas relacionados à violência contra crianças e adolescentes. Nossa preocupação é desenvolver projetos que possam auxiliar os alunos e os familiares”, disse.

O projeto “Escola que Protege” é realizado em parceria com  professores e acadêmicos das Faculdades Integradas de Patos – FIP e Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Para Amaury Coutinho de Melo, acadêmico do curso de Educação Física das FIP, despertar a consciência sobre os benefícios da atividade física desde cedo nas crianças é primordial para que a sociedade melhore a qualidade de vida e tenha cidadãos sadios”.

No evento, atividades como escovação, atividades físicas, pesagem e classificação de tipagem sanguínea foram realizadas.

Ações de cidadania movimentaram o Presídio Feminino de Patos


Nesta quarta-feira, 13 de abril, a Prefeitura Municipal em parceria com o Ministério Público de Patos e a Gerência em Saúde Penitenciária do Estado promoveram um dia “D” de ações de cidadania no Presídio Feminino.
 
Durante toda manhã, benefícios na área de saúde e assistência social foram destinados às mulheres em situação carcerária, que participaram ainda de momentos de embelezamento e de atendimento médico por meio de uma Unidade Móvel de Saúde Penitenciária do Estado, disponibilizando atendimentos odontológicos, ginecológicos, e clinica geral.
    
“As parcerias com o Ministério Público me realizam, pois sozinha a gente não consegue desenvolver grandes ações, e necessitamos sempre de órgãos técnicos que possam nos coadjuvar nesta causa de cidadania e humanização do Sistema Presidiário patoense”, ressaltou a promotora titular da vara de execução penal de Patos, Miriam Vasconcelos.
 
A secretária Adjunta de Saúde de Patos, Nadigerlane Rodrigues, detalhou os serviços de saúde disponíveis nesta manhã pelo município. “Esse é um trabalho entre parceiros que visa desenvolver ações de cidadania para as mulheres que se encontram em situação carcerária, uma forma que a Prefeitura encontrou de fazer com que os serviços cheguem de forma ainda mais intensa para esse público. Hoje estamos aqui como vacinação, atendimento médico, odontológico, atendimento psicossocial com a equipe do CAPS AD, trouxemos também uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, bem como psicólogos”, esclareceu a secretária Adjunta de Saúde, Nadigerlane Rodrigues.
 
Além de receber atenção na área de saúde, as detentas participaram de ações na área de assistencia social, como esclareceu a secretária Adjunta do Desenvolvimento Social, Juliana Satyro. “Nós que fazemos o Desenvolvimento Social de Patos estamos participando deste dia de cidadania trazendo alguns dos serviços da Secretaria como o CREAS que se faz presente com a realização de palestras e orientações sobre a violência contra a mulher, e as formandas dos cursos profissionalizantes do Centro de Inclusão Produtiva, através do CRAS, que também trouxe oficinas de artesanato para as detentas. Tudo isso porque nós entendemos que a humanização e os serviços de cidadania devem continuar chegando ao presídio como forma de beneficiar a todos, sem distinção”, explicou Juliana Satyro.
 
De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, a importância do trabalho feito em conjunto e de forma constante, é o que contribui para o sucesso do evento. “A intersetorialidade realmente dá certo, pois já observamos isso em outros eventos juntamente com outras secretarias, inclusive com o apoio do Ministério Público. Ficamos felizes por saber que Patos têm se preocupado com a humanização dentro dos presídios, mas, é necessário dizer que estas ações não se resumem apenas ao dia de hoje, pois tanto a secretaria de Saúde, presta periodicamente atendimentos no presídio, como a Secretaria do Desenvolvimento Social se faz presente através do CRAS, do CREAS, e do PAA, finalizou a secretária.
  
A detenta Maria de Fátima Barbosa avaliou a iniciativa. “O dia de hoje está sendo muito especial, pois tem de tudo, estamos cuidando da saúde, fazendo unha, ajeitando cabelo e participando de palestras, muitas coisas boas para nós”, avaliou.
(NR)

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE PATOS 2011




O clima de São João já começa a esquentar a cidade de Patos. já em março, aconteceu a primeira reunião para as definições do São João de Patos 2011. Considerada a 4ª maior festa junina do Brasil, o São João de Patos a cada ano vem ganhando destaque por ser um evento de sucesso, atraindo cada vez mais turistas de todo o Brasil e de várias partes do mundo. 


A Prefeitura de Patos, através da Coordenadoria de Eventos, busca fazer com que o evento seja realizado sempre em grande estilo. Com uma programação recheada de artistas de sucesso, valorizando os artistas locais, regionais e trazendo atrações de nível nacional, a festa consegue agradar a todas as faixas etárias. 


Sempre em busca de agradar aos forrozeiros, a Coordenadoria de Eventos lançará uma enquete para que o público possa escolher qual atração nacional irá participar do São João 2011, que terá nove noites de muito forró. 


“A Prefeitura de Patos se preocupa sempre com todos os detalhes da festa, e o nosso maior objetivo é conseguir agradar a maioria do público, já que quem faz a festa não somos nós e sim o povo”, ressaltou.


AS MAIS LOUCAS ATRAÇÕES ESTÃO NA PROGRAMAÇÃO OU QUASE


Bruno e Marrone, César Menotti e Fabiano, Chiclete, Daniel, Elba, Exaltasamba, Fernando e Sorocaba, Gustavo Lima, João Bosco e Vinícius, Jorge e Matheus, Leonardo e Zé Ramalho...




=========================================================================
Confira a programação oficial divulgada em 29 de abril de 2011 





sexta-feira, 15 de abril de 2011

Santos Tibúrcio, Valeriano e Máximo

15 de Abril
Os Santos que lembramos hoje foram todos mártires, ou seja, pessoas que regaram com o próprio sangue as sementes do Evangelho. Os três Santos deram o fiel testemunho em 225.
A história de São Valeriano se entrelaça com a de Santa Cecília, já que esta foi dada em casamento a este jovem e nobre pagão. Valeriano. Conta-se que no dia das núpcias Santa Cecília revelou ao esposo que tinha feito um compromisso de consagrar a virgindade ao Cristo; desta forma Valeriano não só respeitou, mas converteu-se e chegou a santidade.
Fiel ao Senhor Valeriano que no dia do seu Batismo contemplou ao lado de Cecília um anjo com duas coroas, pôde com seu irmão Tibúrcio, meses antes de sua santa esposa aceitar o martírio. Martírio de Valeriano e Tibúrcio coincidem com o de Máximo que de Roma, Cidade Eterna, entraram na Vida Eterna.


Santos Tibúrcio, Valeriano e Máximo...rogai por nós!

MP avalia conselhos do Idoso na Paraíba

Dos 223 municípios da Paraíba, apenas 40 registram a criação de Conselho do Idoso, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao ano de 2010. O agravante, segundo o Ministério Público (MP), é que nem todos funcionam. Para obter uma panorama mais preciso sobre a real situação desses conselhos, o MP está investigando quantos estão criados, quantos estão implantados e quantos estão atendendo à comunidade. A coleta de dados deve ser concluída até o fim deste mês e vai ser ponto de partida para a implantação de uma série de ações para promover uma maior eficácia na aplicação do Estatuto do Idoso. 
De acordo com a Promotoria do Cidadão, esse levantamento é fundamental para a aplicação prática do Estatuto do Idoso. Os dados vão revelar quantos conselhos precisam ser criados, mas segundo o promotor do Cidadão, Valberto Lira, o principal detalhe é que a investigação vai mostrar quais dos conselhos criados permanecem sem instalações. “Tem muito conselho que foi criado só no papel. Está documentado, mas nunca esteve instalado no município”, declarou. Outra situação que será averiguada diz respeito à existência de algum conselho instalado que não esteja funcionando ou que funcione precariamente. “Não temos como ter noção de como é a situação sem o levantamento dos dados”, afirmou. 
Segundo o promotor, a coleta de informações partiu da necessidade de estabelecer parcerias entre o MP e os órgãos de proteção ao idoso. “Precisamos contar com a ajuda desses órgãos”. Ele afirmou que a justiça precisa de um intermediário na sua relação com a comunidade. “O conselho terá um maior poder de intermediar e constatar irregularidades para, a partir daí, a Justiça investigar”, explicou.

Bid diz que tem R$ 40 milhões para investir em turismo e PB é prioridade


A equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento está participando de evento realizado pelo Governo do Estado através do PRODETUR, desde segunda-feira.
Durante o evento, a representante do BID em Washington, Maria Claudia Perazza, garantiu que o BID tem recursos na ordem de $ 40 milhões para investir nos Programas de Desenvolvimento do Turismo em todo o Brasil e a Paraíba está entre os cinco estados que são prioridade para destino desses investimentos.
Para a contratação dos investimentos, o PRODETUR Paraíba deve realizar o planejamento estratégico do turismo dentro das diretrizes e requisitos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, assim como deve estar adequado ao manual operacional do Ministério do Turismo.
Os recursos poderão ser utilizados no fortalecimento do produto turístico, na comercialização, capacitação e fortalecimento da gestão do turismo no Estado e municípios envolvidos.
Além do turismo de sol e mar, durante as discussões da reunião foi destacado o potencial náutico e cultural da Paraíba: “Estamos levantado todo o potencial assim como as necessidades que a Paraíba enfrenta para que os recursos sejam destinados de maneira eficaz”, destacou Arnaldo Junior, gestor do PRODETUR Paraíba.
O evento realizado pelo PRODETUR com os membros do BID tem caráter avaliativo e de orientação. Estão participando do evento SETDE, PBTUR, SUDEMA, IDEME, DER, prefeituras das regiões, SEBRAE, UFPB, Convention Bureau, entre outros. As atividades acontecem no auditório do PRODETUR Paraíba, localizado no Jardim Botânico.
 Da Ascom do Prodetur

Greve dos professores estaduais poderá ser deflagrada nesta segunda

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba – Sintep, Antônio Arruda, informou na tarde desta quinta-feira (14), que a greve anunciada para esta sexta-feira (15) dos professores estaduais, está condicionada a proposta que o Governo do Estado deverá apresentar amanhã.
Arruda disse que numa reunião realizada nessa quarta-feira (13), com o secretário de Educação Afonso Scocuglia e o secretário de Administração Gustavo Nogueira, ficou definido que o Governo do Estado vai apresentar por escrito, uma proposta para os professores.
Dentre as principais reivindicações estão as nomeações dos diretores eleitos em dezembro de 2010, cumprimento da Lei do Piso Salarial, retorno da jornada de único turno para o pessoal de apoio da educação.
Nesta sexta-feira (15), os professores vão realizar, às 15h, uma assembleia para avaliar a proposta. Caso o governo não envie no prazo determinado, a greve será deflagrada na próxima segunda-feira (18).
Hyldo Pereira

TJ-PB discute projeto “Nome Legal”

Promotores de Justiça que atuam em 33 municípios paraibanos vão se reunir, nesta sexta-feira (15), às 9h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa, para discutir o andamento do projeto “Nome Legal”, em suas promotorias.
De acordo com a promotora que coordena o projeto, Nara Torres Lemos, os promotores que aderiram ao projeto deverão informar se já iniciaram as oitivas com os responsáveis legais das crianças que não têm o nome do pai ou da mãe nos registros de nascimento. Também será discutida a realização do seminário “Nome Legal – juntos pelo direito de toda a criança”, que vai acontecer no dia 29 de abril, no auditório da PGJ.
Banco de dados
Outras informações importantes para o banco de dados do projeto que deverão ser coletadas durante a reunião são o número e o nome das escolas visitadas; o número de certidões sem o nome do pai ou da mãe e o número de pais ouvidos até agora pelos promotores de Justiça.
Na Capital, o projeto já foi iniciado e alguns responsáveis legais de crianças que não têm um dos nomes dos genitores em suas certidões de nascimento já foram ouvidos. “O projeto está dando os primeiros passos. Já obtivemos alguns reconhecimentos de paternidade voluntários. Outros casos, serão encaminhados à Secretaria de Saúde do Estado para a realização de exames de DNA”, disse a promotora.

Exames de DNA
Dez exames de DNA serão disponibilizados semanalmente pela Secretaria de Saúde do Estado para atender às solicitações feitas pelo Ministério Público da Paraíba para a execução do projeto “Nome Legal”. O projeto visa garantir a crianças e adolescentes o direito de ter o nome do pai e da mãe nas certidões de nascimento.
Priscila Andrade

São Júlio

14 de Abril
Celebramos mais um homem que disse com sua vida sim a Deus e ao seu Projeto de santidade, que na verdade tal projeto inclui todos nós, tanto quanto o Santo de hoje: São Júlio. O Santo deste dia foi Papa da nossa Igreja Católica de 337 até 352.
Romano de origem viveu num tempo em que a Igreja desfrutava da liberdade religiosa dada por Constantino Magno, em 313. A Igreja de Cristo saiu das catacumbas fé mais livre das ameaças externas, porém não das internas, pois neste tempo a heresia que negava a divindade de Jesus começou a fazer vítimas dentro da Igreja.
Escolhido para Papa Júlio ocupou-se com a pastoral, construção de Igrejas, e liturgia; mas inclusive como pastor e médico das almas combateu fortemente a doença das heresias que acabaram se alastrando devida a morte de Constantino Magno que deu lugar aos filhos confusos na fé. Em seu favor São Júlio tinha, por exemplo, a condenação do Arianismo por parte Concílio em 325, decisões dos Sínodos, e a ajuda do grande Atanásio, desta forma São Júlio combateu o bom combate da fé até entrar na Igreja Santa e Triunfante em 352.

São Júlio...rogai por nós!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Encontro em Patos debate propostra pedagógica na educação infantil

educação
A Secretaria Municipal de Educação de Patos realiza nos dias 11, 14 e 15 de abril, o III Encontro Pedagógico da Educação Infantil. O evento acontece na sala de reuniões Paulo Freire, que fica no prédio da Secretaria, localizada a Praça Frei Martinho, centro.

O objetivo do encontro é, ao mesmo tempo em que se comemora a Páscoa, avaliar a Proposta Pedagógica da Educação Infantil implementada na rede municipal de Ensino. A proposta contribui com a reestruturação das práticas pedagógicas nas creches e pré-escolas, oferecendo suporte aos educadores para a construção de novas metodologias de ensino, elevando o nível de aprendizagem dos estudantes e melhorando o fluxo escolar.
Estão participando do III Encontro Pedagógico 122 professores, com a supervisão-geral de Joaciara de Sousa Monteiro e a coordenação de educação infantil de Adalmira Marques Cajuáz. Os temas discutidos no evento são: “O que a creche pode ensinar?”, “O verdadeiro sentido da Páscoa” e “Como aproveitar bem o tempo na creche”.A Educação Infantil atende crianças de 1 até 4 anos de idade em turmas de creche e pré-escola (jardim I e jardim II). Estão matriculados nas dez Creches municipais 1.070 alunos.

Reunião do GIAASP discutirá saúde pública em Patos. Todos estão convidados


O Grupo Independente de Análise e Ação Social e Política de Patos – GIASSP estará discutindo mais um importante tema para a sociedade patoense e de toda região. Nesta quarta-feira, dia 13, ás 20:00 h. a saúde pública será o foco da discussão aberta com a sociedade e os representantes diretos da saúde no município de Patos. O encontro acontecerá na Associação Comercial e Industrial de Patos – ACIAP.

Os principais representantes dos órgãos de saúde pública da cidade de Patos já confirmaram suas presenças. Os nomes incluem o secretário de saúde da cidade de Patos, Eisenhower Segundo, o diretor do Hospital Regional de Patos, Dr. Eliseu de Melo, o diretor do 6º Núcleo de Saúde, David Nunes, o diretor do Hospital Infantil, Dr. Érico Djan, o diretor da Maternidade, Dr. Egilmário Bezerra e também os membros do Conselho Municipal de Saúde.

A reunião do GIASSP se cobre de uma importância especial, já que essa será a primeira vez que os responsáveis diretos pela saúde no município e também os órgãos da saúde pública do estado estarão reunidos de forma a discutir os problemas e as soluções dentro do lema do GIAASP: "Críticas sem sugestões não constroem".

Com problemas visíveis que fazem da saúde pública um tema cada vez mais palpitante, a reunião aguarda a sociedade civil organizada e também a população em geral para mais um encontro com o GIASSP que completa 20 anos.

Jozivan Antero – patosonline.com

Em Patos: Eleitores faltosos precisam regularizar situação junto ao Cartório Eleitoral


Os eleitores que não votaram nos últimos três pleitos eleitorais têm até o dia 14 de abril (quinta-feira), para comparecer ao cartório eleitoral e regularizar o título.
De acordo com informações colhidas pela reportagem do Espinharas Notícias, junto ao Cartório da 65ª. Zona Eleitoral sediado em Patos, depois deste prazo o título será automaticamente cancelado.
A informação partiu do técnico judiciário Sebastião Leite de Sousa Pires (foto),que repassou dados a partir de informações colhidas junto ao TSE.
Em toda a Zona Eleitoral, que engloba além de Patos, os municípios de Cacimba de Areia, Areia de Baraúnas, Passagem, Salgadinho, Santa Terezinha e São José do Bonfim 380 títulos eleitorais estão pendentes.
“A Justiça Eleitoral considera como falta cada turno de votação. Neste caso, quem não votou nos três últimos turnos eleitorais e não justificou poderá ter o seu título cancelado” lembrou Sebastião Leite.
Para regularizar a situação, o eleitor deve levar ao cartório documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência, originais e cópias.
Pelos dados apresentados, esta é a realidade com relação a faltosos nas três ultimas eleições por município na 65ª. Zona:
Cacimba de Areia – 19. Areia de Baraúna – 08, Passagem – 05. Salgadinho – 21. Santa Terezinha – 12. São José do Bonfim -19 e Patos – 296.
“Além do pagamento da multa e da possibilidade de ter a inscrição eleitoral cancelada, a não apresentação da justificativa dentro do prazo acarretará uma série de impedimentos ao eleitor, inclusive para obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, obter certos tipos de empréstimos e inscrição, investidura e nomeação em concurso público” lembrou o técnico judiciário.
Dificuldades também poderão ser observadas quanto a renovação ou efetivação de matrículas em estabelecimentos de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Marcelino Neto - patosonline

Em Patos população opina sobre medida do governo anistiando emplacamento atrasado de motocicletas


A cidade de Patos, por ser um município de grande porte na Paraíba, tem registrado considerável número de motocicletas irregulares sendo que muitas delas apreendidas em blitzen permanecem recolhidas ao pátio da CPtran aguardando a regularização na documentação para serem liberadas.
A partir da informação de que o governo vai anistiar impostos atrasados de motocicletas de até 150 cilindradas além de todas as taxas referentes ao período que vigorou até o ano passado, a reportagem do Espinharas Notícias foi às ruas ouvir a opinião da população sobre a iniciativa anunciada.
A questão levantada foi “Você concordou com essa medida do governo em liberar o emplacamento atrasado das motocicletas até 2011?”
Ouvidos pelo repórter Marcelino Neto houve unanimidade na opinião dos entrevistados que vêem na decisão uma oportunidade e uma alternativa para a regularização dos citados veículos principalmente porque ao longo dos anos muitos, apesar de possuírem motocicletas, estavam com os pagamentos do IPVA e taxas estaduais em atraso.
Durante o noticioso apresentado na FM 105.1 pelos radialistas Marcos Oliveira e Roberto Furtunato, ouvintes interagiram participando ao vivo através de ligações telefônicas, confirmando a unanimidade quanto a boa aceitação da medida anunciada pelo próprio governador durante a avaliação dos seus 100 primeiros dias de gestão, na manhã desta segunda-feira (11).

Para consolidar o beneficio, já que as motocicletas se definem como importantes meios de transporte,  os proprietários precisam emplacar os veículos ainda este ano.

A reportagem também ouviu o comandante da CPTran, tenente Leonides Marcelino, que falou a respeito da decisão tomada e a sua importância para a cidade de Patos e região.

Marcelino Neto - Patosonline.com

Santo Hermenegildo


13 de Abril
Neste dia contemplamos a vida santa de um dos "heróis"da nossa fé Cristã Católica: Santo Hermenegildo. Espanhol e filho de uma rei cristão Ariano , ou seja , crente num Jesus que foi adotado por Deus com Filho e não que era Deus por natureza.
Hermenegildo que era Ariano converteu-se a Verdade através da oração e exemplo da esposa e Cristã Católica Ingonda . O pai que nada gostou da decisão do filho, já que buscava uma unidade não só política , mas inclusive religiosa; fez de tudo, até usando de ameaças para convencer o filho, porém este não tinha outra resposta: "Não me custa renunciar à coroa terrestre quando tenho garantida a celeste".
Conta-nos a história que o cruel rei tendo derrotado o filho numa batalha não só dispensou seu pedido de perdão, mas mandou, em nome da sua dureza de coração e a favor do Arianismo, o Santo filho para os algozes. Santo Hermenegildo ao se ajoelhar diante dos maus, teve em 585 sua cabeça cortada ; e graças a Deus e sangue derramado seu pai arrependido converteu-se a Jesus verdadeiro Deus e homem.


Santo Hermenegildo...rogai por nós!

Santa Gema Galgani

12 de Abril
Neste dia lembramos uma das maiores místicas da Igreja Santa Gema, que brilhou na Igreja como significa seu nome: pérola. Nasceu em Lucca, no centro da Itália, em 1878.
Cedo perdeu os pais, mas recebeu ajuda de uma família amiga que a formou no cristianismo. Santa Gema ainda em casa, soube viver uma intensa espiritualidade pautada no amor e oração.
Mesmo não conseguindo entrar para as Irmãs Passionistas, continuou seguindo Jesus Crucificado a quem devota fervor de contemplação. Agraciada pela dom de visões e estigmas uniu-se ao Cristo Redentor, isto até entrar no Céu em 1903.


Santa Gema Galgani...rogai por nós!

ESTRADAS QUE TRAZ O PROGRESSO













Investimentos em estradas chegarão a R$ 280 milhões

As estradas previstas no programa vão interligar 15 rotas importantes para a economia do Estado.Três estradas tiveram as obras aceleradas nesses três meses de governo e serão inauguradas: Mamanguape/Araçagi; Catolé do Rocha/Patu; e Pilões/Areia. Além disso, o governo está acelerando as obras da estrada Sumé/Congo, que tem previsão para ser inaugurada em maio. “O Governo quer fortalecer as regiões”, frisou Ricardo Coutinho.
FONTE
Os investimentos nas estradas são recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF), de alguns remanejamentos feitos no empréstimo realizado junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e do tesouro estadual. De acordo com Ricardo, os recursos somam algo em torno de R$ 280 milhões.
Ainda na área de infraestrutura, o município de Cajazeiras também será contemplado, segundo o governador expôs, nos próximos dias, com o início das obras do terminal de passageiros do aeroporto, para fortalecer o tráfego aéreo no Sertão do Estado. (AL)

Juíza mantém promoções de oficiais e praças da PB

A juíza Maria de Fátima Ramalho, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, derrubou a liminar concedida em dezembro de 2010 pelo juiz Aluízio Bezerra que suspendia os atos de promoção de 256 oficiais e 3.348 praças da Polícia Militar realizados no governo de José Maranhão (PMDB). O pedido de suspensão partiu de dois policiais militares que entraram com uma ação contra o governo do Estado. Ao analisar o mérito, a juíza entendeu que o decreto editado pelo ex-governador não criou nenhum cargo público e que as promoções estavam previstas na lei. 
O governador Ricardo Coutinho, contudo, afirmou ontem que o governo vai recorrer da decisão da Justiça, para atacar as promoções efetuadas “ao arrepio da lei”. “A Justiça decretou as promoções por mérito, é verdade, mas nós vamos recorrer. Todas as demais promoções, por antiguidade, nós já implantamos”, disse Ricardo. O secretário Gilberto Carneiro explicou que, muito embora a Justiça tenha reconsiderado a decisão que decretou a ilegalidade das promoções, o Estado continua com impedimento legal de aumentar despesas na folha enquanto a LRF estiver comprometida. 
Gilberto Carneiro revelou, ontem, que o conjunto de intervenções feitas pelo governo do Estado ao longo dos três primeiros meses do ano reduziu o percentual de comprometimento da Receita Corrente Líquida com despesas de pessoal de 58% para 54%. Mas para alcançar o limite legal de 49%, ou o limite prudencial de 46%, será necessário que seja considerado no cálculo os 12 meses.

Por: aline lins

Presidente da Petrobras reafirma possibilidade de aumento na gasolina

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, não descartou um aumento no preço da gasolina caso o preço do petróleo se mantenha alto. Ele acompanha a presidente Dilma Rousseff em visita à China.
"Se ele ficar nesse nível que ele está hoje, estável nesse nível, você vai ter que alterar porque nós estávamos trabalhando com US$ 65, US$ 85 dólares [por barril]", disse.
Na segunda (11), o contrato para entrega em maio do barril em Nova York caiu US$ 2,87, para US$ 109,92. Em Londres, o Brent para maio fechou em US$ 123,98.
No último dia 6, o presidente da Petrobras afirmou que há a possibilidade de aumento. No mesmo dia, no entanto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou que a gasolina vá subir.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, já afirmou que o governo, controlador da Petrobras, resistirá ao aumento até quando for suportável.
Do G1 Economia

Agripino, Demóstenes e ACM Neto vem à PB

Nesta terça-feira (12) à tarde, a cúpula do democrata se reuniu com objetivo de assegurar e evitar a debandada de filiados do partido ao PSD, do vice-governador Rômulo Gouveia, que está sendo articulado nacionalmente pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
Na reunião ficou decidido que o partido fará diretório em todos os 223 municípios e o Dem vai fazer no próximo dia 28 de Abril um encontro regional.
O encontro regional contará com as presenças do presidente nacional do partido, o senador José Agripino (RN), o líder no senado Demóstenes Torres (GO), o líder na Câmara Federal ACM Neto (BA), além do representante federal da Paraíba, Efraim Filho.
O encontro será no dia 28 de Abril, às 16h na sede da Asplan. Objetivo é fortalecer o partido. "Vamos ter representação em todas as cidades paraibanas e a vinda dos representantes nacionais é exatamente para dar um ponta pé incial para nos fortalecer em 2012", disse Efraim Moraes.
O presidente estadual do DEM na Paraíba, Efraim Morais, em entrevista ao Portal Correio, afirmou que o partido entrará mesmo na Justiça para tomar os mandatos dos parlamentares que trocarem a legenda pelo PSD. “O Democratas vai contestar aqueles que saírem e vai entrar na Justiça para tentar reaver os mandatos. Isso já foi decidido pela Executiva Nacional do partido”, disse Efraim. 
Priscila Andrade