quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Samu revela como foi resgate de Shaolin - acidentado em CG

Os profissionais do SAMU/192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Prefeitura de Campina Grande foram os primeiros a realizarem os procedimentos de urgência e emergência em Francisco Jozenilton Veloso, o conhecido humorista Shaolin, que foi vítima de um acidente automobilístico na noite de terça-feira, 18.
De acordo com informações do SAMU, o telefonema informando sobre o acidente foi feito para o 192 às 23h45min30s e o tempo resposta foi de oito minutos. O tempo resposta, que costuma ser, em média, de dez minutos, é o período que vai desde a ligação para o 192 até a chegada do socorro ao local da ocorrência.
Diante da gravidade do caso, informado pela pessoa que ligou para o 192, que se tratava de uma colisão entre um veículo e um caminhão, com vítima em estado grave, o médico regulador deslocou uma USA (Unidade de Saúde Avançada), ou UTI móvel, até o local do acidente, a Alça Sudoeste. Ao chegar, o médico do SAMU conta que encontrou a vítima em estado gravíssimo, em óbito iminente. Ele já estava fora do veículo, já que tinha sido retirado por algumas pessoas porque havia derramamento de combustível e risco de explosão.
O médico conta que encontrou a vítima em coma, com respiração ofegante e foram feitos os procedimentos indicados para o caso de politraumatismo, a exemplos da imobilização, intubação orotraqueal (inserção oral ou nasal de uma sonda flexível através da laringe dentro da traquéia para estabelecer e manter livre a via aérea) e ligadura das artérias do braço, que teve ossos e músculos esmagados. Depois dos procedimentos, o paciente foi removido dentro da UTI móvel do SAMU para o Hospital Regional de Urgência e Emergência.
Como o local do acidente estava com pouca iluminação, o médico responsável pela equipe do SAMU contou que somente quando estavam dentro da ambulância, a caminho do hospital, reconheceram a vítima como sendo o conhecido humorista Shaolin. “Caso a UTI móvel não tivesse antecipado o atendimento, ele não teria chegado vivo ao hospital”, disse o médico.    
A exemplo do que acontece diariamente, os profissionais do SAMU cumprem com o seu papel de salvar vidas e lamentam que a violência no trânsito continue fazendo novas vítimas.
Da Codecom da PMCG

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Presos da PB devem usar pulseira eletrônica até junho

O secretário José Alves Formiga (Cidadania e Administração Penitenciária do Estado) declarou que os presos paraibanos que cumprem pena em regime aberto poderão usar a pulseira eletrônica a partir de junho deste ano.
“Isso não gera muito gasto, apenas vontade política. Vou tentar programar isso até o mês de junho em todo estado”, disse.
Dr. Formiguinha como é conhecido o secretário, explicou que já manteve reunião com o juiz Bruno Azevedo, da comarca de Guarabira, idealizador das pulseiras.
Segundo ele, com brevidade levantamentos de custo e publicação de edital de licitação serão realizados pela SECAP. Para o secretário, a idéia gera segurança e economia para o Estado.
“Dr. Bruno, inclusive já se dispôs a coordenar o projeto”, revelou.
Da redação com Levi Dantas
Adriana Bezerra

Diagnóstico precoce pode evitar a cegueira e o câncer em crianças

Visitar o médico é fundamental

Muitos pais desconhecem, mas a maioria dos casos de deficiência visual em crianças, quando diagnosticados precocemente, pode evitar problemas irreversíveis, a exemplo da catarata congênita (uma das principais causas da cegueira infantil), e do retinoblastoma, tumor maligno originário de células da retina, que pode ocasionar até a morte. 
Baixo rendimento escolar, irritação, isolamento, fortes dores de cabeça e falta de concentração, são alguns dos sintomas que devem deixar os pais em alerta, em se tratando de problemas com a visão. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, mais da metade das crianças com problemas visuais são desatentas, agitadas e têm dificuldades no aprendizado. Ainda de acordo com o conselho, 12% de crianças em idade escolar e pré-escolar precisam usar óculos.
Especialistas afirmam que a visão de cada olho, assim como o desenvolvimento binocular, já se encontra em pleno desenvolvimento a partir dos sete anos de idade. E quando realizado um diagnóstico precoce, pode-se inibir doenças silenciosas, que só são detectadas com o auxílio de profissionais. Pesquisas revelam que 75% dos casos de cegueira poderiam ter sido prevenidos ou tratados com a tecnologia atual.
Conforme ressaltou a oftalmologista Eliane Luiz de Aquino, em Campina Grande, 50% de seus pacientes infantis apresentam problemas na visão. Segundo a oftalmologista, hoje em dia não existe faixa etária para cuidar da saúde do olho. O primeiro passo começa ainda nos primeiros anos de vida, com o “Teste do Olhinho”, precaução que pode livrar a criança até mesmo da morte. “O teste do olhinho é um exame fundamental para o crescimento sadio de qualquer criança. Este exame vai identificar logo nos primeiros meses de vida problemas sérios na visão, como a catarata congênita, o glaucoma congênito, e o principal deles, o retinoblastoma, tipo de câncer que pode levar ao óbito”, destacou.
Ainda de acordo com a médica Eliane Luiz, os casos mais frequentes em crianças são: em primeiro lugar, hipermetropia (dificuldade de ler); miopia (dificuldade de ver à distância; “nesses casos, a criança chega até a se isolar de certas brincadeiras, por não conseguir visualizar com perfeição os objetos”, disse; e em terceiro lugar; o astigmatismo, deficiência para perto e longe, com a distorção da imagem. 
“Às vezes a criança apresenta um comportamento diferente, e os pais, por falta de conhecimento e prevenção, começam a assimilar o problema com outro fator que nada tem a ver com a visão. Muitas mães chegam a achar que é preguiça do filho, falta de interesse, entre tantos outros”, revelou a oftalmologista Eliane Luiz, acrescentando que toda criança antes de entrar na escola, obrigatoriamente, deve ser examinada por um profissional da visão para a realização do diagnóstico precoce.

Por: Ana Dayra Teixeira