Veneziano Vital do Rego, prefeito de Campina Grande (PB) (Foto: Divulgação/Codecom-PMCG) |
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) absolveu mais uma vez o prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) nesta terça-feira (17). O julgamento teve início no dia 13 de dezembro de 2011, mas foi adiado após um pedido de vista do juiz Miguel de Britto Lyra.
Na ocasião, o relator do processo, juiz João Batista Barbosa, entendeu que ficou configurado o abuso de poder político com viés econômico e pediu a cassação do peemedebista. Entretanto, nesta terça, os juizes Miguel de Britto Lyra, Sylvio Pelico Porto Filho, João Bosco Medeiros de Sousa e Márcio Accioly de Andrade, além do desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos votaram contra a cassação.
Eles entenderam que as acusações eram muito parecidas com as outras, pelas quais o tribunal já havia declarado que o gestor era inocente. O processo contra Veneziano foi movido pelo segundo colocado no pleito de 2008, o atual vice-governador Rômulo Gouveia (PSD).
A votação de 5 a 1 foi a sétima absolvição do atual prefeito de Campina Grande no TRE-PB relativa às eleições de 2008. O gestor era suspeito de ter praticado abuso de poder político e econômico durante o período eleitoral. O caso foi retomado nesta terça, quando ocorreu a primeira sessão do ano do tribunal.
G1-PB