segunda-feira, 7 de maio de 2012

Prefeitura de Sousa-PB anuncia shows do São João 2012


Comemorações terão prévia em maio, com etapa do Forró Fest.
Em junho, além dos grandes shows, quadrilhas juninas dançam em bairros.


Banda Garota Safada é uma das atrações do São João 2012, em Sousa (Foto: Divulgação)
Apesar de faltar cerca de dois meses para o São João, a Prefeitura de Sousa, uma das cidades  que polarizam o Sertão paraibano, já anunciou a programação das suas festividades, que neste ano terão prévias no mês de maio. Em junho, haverá comemorações do dia 23 a 28.
O evento começa em 26 de maio com a terceira eliminatória da 24ª edição do Forró Fest, competição musical realizada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba. Os shows acontecem na Estação Forró. No dia seguinte acontece o evento Forró Matriz, com trios musicais tocando canções tradicionais ao som da sanfona, zabumba e triângulo.
Em junho, o distrito Lagoa dos Estrelas sedia o São João da Lagoa. A programação oficial do São João 2012 começa no dia 23 de junho e acontece até o dia 28. Neste período, quadrilhas juninas também se apresentam nos bairros, na Estação Forró e no Forró Matriz.
Veja abaixo a programação oficial
26/05 – Forró Fest
Na Estação Forró
Atrações: Forró da Xêta, Banda Encantu’s e Três Desejos
27/05
Forró Matriz
16/06 – São João da Lagoa
No distrito de Lagoa dos Estrelas
Atrações: Kaceteiros do Forró, Wilson e Matias e banda Arreio de Prata
23/06
Swingão das Cadeiras, Ramon do Acordeon, Gilson e João Bandeira
24/06
Forró da Pegada, Chico Sales e Forró Real
25/06
Zazuêta, Cobra de Cipó e Dorgival Dantas
26/06
Forró Danado de Bom, Forró da Curtição e Garota Safada
27/06
Garotos do Axé, Aleijadinho de Pombal e Três do Nordeste
28/06
Ary do Cavaco, Spido Reis e Banda e Léo Magalhães
 G1 PB

São João de Patos 2012 – (alteração) Programação Oficial




Durante uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (17) o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (PMDB), anunciou que vai reduzir a festa de São João da cidade de 13 para 10 dias. O prefeito do município do Sertão paraibano informou que a economia com as atrações e infraestrutura da festa será de aproximadamente R$ 1 milhão. O motivo da redução é a seca, que tem preocupado todo o estado.



Algumas das principais atrações que já tinham sido anunciadas foram canceladas, como os shows de Michel Teló, Aviões do Forró, Flávio José, Magníficos e Santanna. Quem também ficou fora da programação foram as bandas Caviar com Rapadura, Ranniery Gomes, Cicinho Lima, Os Nonatos, Forró do Bom, Saia Rodada, banda Encantus e Geraldinho Lins.

A festa prevista para começar no dia 18 de junho, agora vai ter início no dia 21 de junho. O prefeito explicou que a redução nos gastos foi uma orientação do Tribunal de Contas do Paraíba, que alertou para uma eventual necessidade de verba por conta dos efeitos da seca no município de Patos, que por enquanto não está em estado de emergência.

confira a nova programação:


================================================================



A Prefeitura Municipal de Patos através da Coordenadoria de Eventos fez o anúncio oficial da programação do Festival de Folclore Junino de Patos – São João 2012. Quem anunciou a grade de programação foi o prefeito Nabor Wanderley, em uma coletiva de imprensa realizada no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, localizado no bairro Santo Antônio.
“Vamos fazer mais um grande evento a altura que a cidade de Patos merece. Estamos oferecendo 13 dias de festa com a participação das maiores atrações de nível nacional e regional. A parte cultural será mantida com o apoio aos trios de forró pé de serra e as quadrilhas juninas, além de atrações culturais feitas pelas escolas através do programa Mais Educação”, disse o prefeito.
De acordo com a coordenadora de eventos, Milena Wanderley, este ano a decoração da festa será voltada para o centenário de Luiz Gonzaga. “Este ano não só as atrações principais terão destaque, mas sim o aspecto cultural através do centenário de Luiz Gonzaga”, relatou a coordenadora.
O Terreirinho do Forró ficará a cargo da Secretaria de Educação, tanto a parte decorativa como a de atrações culturais.
A atração principal do São João de Patos 2012 será o cantor Michel Teló, que fará sua primeira apresentação no estado da Paraíba e em praça pública.
Grade de Programação Geral
Dia 18 de junho – segunda
Aviões 
Pinto do Acordeon 
Gê Maria 
Matéia do Forró 
Dia 19 de junho – terça
Flávio José 
Capa de Revista 
Caviar com Rapadura 
Forrozão Bom Só Só 
Dia 20 de junho – quarta
Simone e Simara 
Ranniery Gomes 
Espora de Ouro 
Zé Nilton 
Dia 21 de junho – quinta
Toca do Vale 
Brasas do Forró 
Lúcia do Acordeon 
Társio & Heitor 
Dia 22 de junho – sexta
Tom Oliveira 
Forró Pegado 
Cicinho Lima 
Dia 23 de junho – sábado
Léo Magalhães 
Gatinha Manhosa 
Valeu o Boi 
TatudoBom 
Dia 24 de junho – domingo
Magníficos 
Dorgival Dantas 
Forró Mania 
Forró das Minas 
Dia 25 de junho – segunda
Os Nonatos 
Forró do Bom 
Teinha do Forró 
Telengo Tengo 
Dia 26 de junho – terça
Garota Safada 
Forró de Salto 
Forrozão D’cybes 
João & Gregório 
Dia 27 de junho – quarta 
Saia Rodada 
Delmiro Barros 
Forró da Canxa 
Marquito do Forró 
Dia 28 de junho – quinta
Limão com Mel 
Os três do Nordeste 
Forró da Lamparina 
Dia 29 de junho – sexta 
Santana 
Banda Encantus 
Balanço de Mulher 
Forrozão S.A. 
Dia 30 de junho – sábado
Geraldinho Lins 
Michel Teló 
Xinelo Dela 
Forrozão da Pegação

aparaiba

SÃO JOÃO DE OURO VELHO



portaldosertao


Ouro Velho também cancela festa
Em Ouro Velho, na microrregião do Cariri paraibano, o prefeito Inácio Amaro dos Santos Filho (PDT) cancelou os festejos juninos, que aconteceriam nos dias 15,16 e 17 de junho em praça pública. Uma das atrações seria o cantor paraibano Alcymar Monteiro.

“É uma festa importante, mas seria uma incoerência promover uma festa para comemorar diante desta seca que assombra a população. Lamentamos a situação, mas temos que administrar com responsabilidade”, pontuou o prefeito.
G1-PB

SÃO JOÃO DE PRATA-PB




portaldosertao

SÃO JOÃO DE ARCOVERDE PE




lazaroaraujo

E TOME FORRÓ


reprodução - internet
O Estado está enfrentando uma seca da mulesta dos cachorros. Isso é um fato. Então, para todos os efeitos, reina o caos. Dinheiro curto, fome e sede tomando conta do pedaço, sertanejos migrando para os canaviais paulistas em busca de socorro, uma tristeza geral.

Disse tristeza? Então errei. Nem todo mundo está triste.

Os prefeitos de nossas interioranas cidades parece que vivem num mundo cheio de fartura e de água. Tanto vivem que festejam. O São João vem aí.

Pelas informações que nos chegam, os prefeitos já contrataram as milionárias bandas de forró de plástico para festejar o São João em suas cidades.

Vai faltar milho verde na fogueira, mas forró vai ter até umas horas. Tudo bancado pelo poder público, com o dinheiro da gente.

Por que festejar a fome e a sede? Simples, cabo Tenório, os prefeitos fazem a festa para comer a verba.

Uma banda de 800 reais vai assinar recibo de 20 mil. O troco será do prefeito, que, espiando de longe a sua gente morrer de inanição, faz o seu pé de meia e enche o rabo. Ele e a família, incluindo aí, claro, a amante, a puta, a quartuda que o faz feliz naquele apartamento praieiro de Tambaú.

Recriminar quem faz isso? Jamé! O eleitor é o escroto da hora, o cabra que troca o voto por um quilo de tripa e um afago fingido. Sofre, apanha, se lasca, mas no final continua votando no doutor, no compadre, no chefão ladrão.

Então forrozemos. E que se lasque o resto.

PoliticaPB

Superlua apareceu neste sábado


Lua
Lua aparecerá 24,6 mil quilômetros mais perto do que o normal

O melhor dia do ano para observar a lua foi neste sábado, já que o satélite esteve bem maior e mais brilhante do que o comum. A última vez que ela esteve com essas proporções foi há 18 anos, em março de 1993, conforme disse à NASA, Geoff Cherter, do Observatório Naval dos Estados Unidos.
Segundo a agência espacial americana, por volta das 00h30 de sábado, a chamada "superlua" esteve apenas 357 mil quilômetros de distância da Terra, aproximadamente 24,6 mil quilômetros a menos do que o normal. No mesmo momento, ela teve 100% de seu disco iluminado, aumentando seu brilho sobre nosso planeta.
Apesar de acontecer seis vezes ao ano (a última foi dia 19 de março), estima-se que, dessa vez, ela estará 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal. 

O fenômeno é também chamado de “perigeu lunar” e consiste na aproximação da Lua com a Terra, já que a órbita lunar tem o formato de elipse, e não de círculo.

EXAME-ABRIL

SENADOR PARAIBANO É ELEITO MEMBRO DA COMISSÃO QUE ACOMPANHARÁ OBRAS DO SÃO FRANCISCO


reprodução - internet
O Senador Vital do Rêgo foi indicado como membro titular da Comissão Temporária externa constituída no Senado Federal para acompanhar as obras da transposição do rio São Francisco por 12 meses. A confirmação do nome do parlamentar paraibano no comando da comissão veio na tarde desta quinta-feira (03), através do ofício 093/2012 assinado pelo líder do PMDB no senado Renan Calheiros e pelo presidente da Casa José Sarney (PMDB-RO). Além de Vital (titular) integram a comissão os senadores Paulo Davim (titular) e Benedito de Lira (suplente) e Ciro Nogueira (suplente). A comissão foi criada atendendo um requerimento do senador Cícero Lucena.


O senador Vital do Rêgo já havia manifestado interesse em compor o colegiado da comissão, visto que tem travado uma luta para a retomada das obras do Rio São Francisco principalmente no trecho da Paraíba chamado de eixo Norte e eixo Leste. A missão da comissão conforme estabelece o documento encaminhado para Vital, é acompanhar todos os atos relevantes, normas e procedimentos referentes `as obras do projeto de Integração do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional, conhecido como programa de revitalização do “Velho Chico”.

O parlamentar que tem se destacado em políticas para atender as populações nordestinas atingidas pela seca, disse que ficou muito feliz pela indicação e agora iria acompanhar de mais perto o andamento da obra que é apontada como a redenção do Nordeste.

Segundo Vital, quando estiver concluído o projeto da transposição mudará toda a face rural do semiárido paraibano levando água para toda a região. Com isso os agricultores voltarão a produzir, impulsionando de vez a economia do Estado e mudando os indicadores. Só para ter uma noção da importância do projeto, Vital lembrou que 1980 a agricultura impulsionava a economia paraibana, já que 12% do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba era gerada do setor. Em 2010 esse percentual caiu significativamente para 5%. “Então a obra da transposição vai dar um novo vigor no campo”, afirmou.

O senador lembrou que, na Paraíba a transposição vai garantir maior oferta de água para 2,5 milhões de paraibanos de 127 municípios, com o aumento da garantia de água dos açudes Epitácio Pessoa, Acauã, Engenheiro Ávidos e sistema Coremas-Mãe-DÁgua. As águas do São Francisco chegarão às bacias dos rios Paraíba e Piranhas, disse. Apontado como obra do século, o projeto de transposição vai garantir água a 12 milhões de nordestinos de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará, e Rio Grande do Norte.

Vital foi um dos parlamentares paraibanos que mais defendeu a retomada da obra no trecho que compreende a Paraíba. No começo deste ano Vital o Rêgo ele recebeu no Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, a garantia ao seu pedido de andamento nos lotes que estavam paralisados. Segundo Vital do Rêgo, dos 16 lotes que integram as obras da transposição nos dois eixos, 10 estão em andamento e seis estavam interrompidos, deixando o sertanejo preocupado.

O parlamentar que há menos de quatro meses visitou trechos da obra entre o sertão paraibano e Pernambuco lembrou que o Tribunal de Contas da União (TCU) liberou os aditivos permitindo ao governo a retomar os serviços. Segundo Vital as obras que nos eixos Leste e Norte estão 71% e 46% concluídas respectivamente estão previstas para terminarem em 2015.

No final do ano passado na condição de presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO) o parlamentar peemedebista anunciou que conseguiu modificar a proposta orçamentária que previa que o governo cortasse R$ 50 milhões em verbas da obra de transposição, mantendo os recursos para o projeto.

PolíticaPB

PARAÍBA ALFABETIZA 13 MIL JOVENS E ADULTOS


Mais 13 mil jovens e adultos de 122 municípios paraibanos aprenderam a ler e escrever. Eles integraram 663 turmas do ciclo 2011 do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que é desenvolvido por meio de parceria entre o Governo federal e o Governo do Estado. Nesta quinta-feira (3), a Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geeja) da Secretaria de Estado da Educação (SEE), encerrou as turmas dos Pólos de João Pessoa e Guarabira. Nesta sexta-feira (4), serão concluídas as turmas de Campina Grande, Patos e Catolé do Rocha. 

"Nestes eventos reunimos todos os alunos, professores e coordenadores para socialização e culminância das atividades desenvolvidas ao longo do programa”, explicou Maria Oliveira, gerente de Educação de Jovens e Adultos da SEE. O ciclo 2011 foi iniciado em novembro do ano passado e teve duração de seis meses, sendo 10 horas por semana. As aulas do ciclo aconteceram em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba, por meio do convênio firmado em que os alunos das licenciaturas alfabetizaram uma turma de 25 jovens e adultos. 

"Nessa parceria, os alunos da UEPB receberam uma Bolsa do Programa Brasil Alfabetizado e também um complemento pago pelo Governo do Estado, assim como os professores da UEPB, que também receberam bolsa para atuar como orientadores”, lembrou Maria Oliveira. 

Os alfabetizandos matriculados no PBA e que também fazem parte do Programa Bolsa Família receberam uma bolsa/poupança mensal, cujo valor total corresponde ao 13º salário e que só poderá ser retirada mediante a comprovação da frequência das atividades, a partir do encerramento do ciclo. "Destaco a importância dessa ação, que beneficia não só os nossos alfabetizandos, mas também os licenciandos da UEPB que têm a oportunidade de vivenciar seus conhecimentos na prática”, disse Maria Oliveira. 

O Plano Estadual de Alfabetização - Ler, Entender e Fazer, política estadual de alfabetização de jovens e adultos da Paraíba, acontece de forma articulada com o Governo Federal, por meio do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), e é destinado ao atendimento de jovens e adultos a partir dos 15 anos de idade.

PolíticaPB

TRE LIVRA PREFEITO PARAIBANO DA CASSAÇÃO; GESTOR ERA ACUSADO DE DOAR REMÉDIOS EM TROCA DE VOTOS


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) julgou, por unanimidade, improcedente a Ação Penal impetrada pelo Ministério Público contra o prefeito de Areia, Elson da Cunha Lima Filho. O gestor era acusado de doar medicamentos do hospital local em troca de votos. 

O relator do processo, juiz João Batista Barbosa, julgou a ação improcedente por entender que a denúncia não procede, “visto que os medicamentos apreendidos pela Justiça Eleitoral não faziam parte do elenco da relação do SUS contida no hospital e nem da secretaria de saúde do município”. Portanto, ele entendeu que não ficaram comprovadas as acusações.

De acordo com a acusação, Elson da Cunha Lima Filho – quando funcionário do hospital de Areia – desviou medicamentos da unidade hospitalar para doar à população em troca de votos para se eleger prefeito.

O Ministério Público Eleitoral alegava que, segundo perícia, vários medicamentos apreendidos na posse do réu tinham como destinatário originário o Fundo Estadual de Saúde, para fins exclusivos do SUS, sendo de comercialização proibida.

PolíticaPB

UM PREFEITO E TRÊS SECRETÁRIOS FORAM PRESOS E DEVEM SER ENCAMINHADOS AO PRESÍDIO DE PATOS


O prefeito do município de Catingueira, José Edvan Félix (PR), preso nesta sexta-feira (04) durante uma operação deflagrada pela Polícia Federal deve ser encaminhado ainda hoje ao presídio de Patos, conforme informação da própria PF. Já o prefeito de Cacimba de Areia, Betinho Campos (PMDB), continua foragido. 

Além disso, três secretários também foram detidos, sendo dois de Cacimba de Areia e um de Catingueira. Até o momento sete mandados de prisão foram cumpridos e 27 de busca e apreensão. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados pela Polícia Federal.

A operação, denominada de Dublê, foi deflagrada com objetivo de desmantelar uma quadrilha que desviu mais de R$ 5 milhões, sendo R$ 1,5 milhão de verbas da saúde, R$ 1 milhão da Educação e Ação Social e R$ 2 milhões de verbas de Desenvolvimento Rural e infraestrutura Urbana.

A operação consiste no cumprimento de 41 mandados judiciais: 27 de busca e apreensão, 8 de prisão temporária e 6 de condução coercitiva.

Como funcionava o esquema - Com o recebimento das verbas nas contas das prefeituras dos diversos programas, os valores eram sacados em favor da tesouraria da prefeitura e, posteriormente, com a necessidade de comprovar as despesas perante os órgãos de fiscalização, processos inteiros de licitação eram montados e eram lançados empenhos fictícios, com notas fiscais colnadas.

PoíticaPB

A SECA E A TRANSPOSIÇÃO


reprodução  - internet
Ambos, seca e transposição, são temas bem antigos. A primeira acontece no semi-árido nordestino desde que o mundo é mundo, e a transposição é tema recorrente desde que Dom Pedro jurou vender até a última jóia da coroa para combater os efeitos daquela.

Mas apesar da longevidade ambas estão aí, vivíssimas. A seca dizimando pastos, plantações, animais, esperanças e vidas. A transposição, apesar de iniciada, com obras praticamente paralisadas.

Espanta é que diante de tragédia que novamente se abate sobre grande parte dos nordestinos, deputados, senadores, prefeitos e governadores, com raras exceções, se envolvam mais com a sucessão municipal de outubro, do que com a busca pela minimização dos efeitos causados pela falta de chuvas na região.

Espanta ainda mais que esses senhores, ditos representantes do povo, não se apercebem que praticamente nenhum Estado nordestino está preparado para receber as águas transpostas da bacia do São Francisco. Pelo menos não para que as águas sejam devidamente utilizadas no consumo humano. E isso precisa ficar bem claro.

A seca nordestina acontece pra valer não é nos grandes centros urbanos, mas nas pequenas comunidades, principalmente rurais. As grandes e médias cidades, aqui citaria Cajazeiras, Sousa, Pombal, Patos, Coremas, Uiraúna, Bonito de Santa Fé, Conceição, Princesa Isabel, entre outras, têm grandes reservatórios d´água a abastecê-las, sem perigo iminente de faltar água para beber.

O nó górdio da questão está nas pequenas cidades e comunidades rurais. Aí sim, o bicho pega! Os açudes que armazenam a água que as abasdece, em geral são de médios para pequenos e, numa seca, não aguentam muito tempo de abastecimento. Conclusão: vai faltar água pra beber. Nem falo em água pro gado, pra plantação..., etc.

Assim, não vai adiantar muito transpor águas da bacia do São Francisco para que elas fiquem restritas aos grandes mananciais que as receberão. Estes já têm o suficiente para o que servem. O que é preciso é interligar esses mananciais às pequenas comunidades e glebas rurais. E aí que a seca dizima e mata. É aí que ela acontece. É aí que se precisa d´água! 

Ao que saiba, nenhum Estado nordestino se preparou para isso. Nenhum fez qualquer interligação. E nossos políticos não discutem isso. Ou porque não sabem, e aí será ignorância, ou porque não priorizam o tema, e aí será vesguice política, o que é pior.

Se ignorantes ou vesgos, não sei, sei que eles "nos representam" porque nós os elegemos!

PolíticaPB