sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Justiça condena Dinaldo Wanderley por improbidade administrativa

Barrado nas eleições de 2010 pela Lei da Ficha Limpa, o ex-deputado e ex-prefeito de Patos Dinaldo Wanderley foi condenado pela Justiça Federal por improbidade administrativa. A ação de nº 002805382007405820, foi movida pelo Ministério Público Federal.
Na ação, o MPF alega que Dinaldo, na qualidade de prefeito de Patos, teria cometido irregularidades na execução de convênios com a FUNASA, tendo por objeto a construção do sistema de esgotamento sanitário e melhorias habitacionais para o controle da doença de chagas.
De acordo com a sentença do juiz Emiliano Zapata de Miranda Leitão, da 4ª Vara Federal de Campina Grande, Dinaldo terá de ressarcir o dano causado ao erário, equivalente a R$ 143.427,91. Ele também foi condenado ao pagamento de multa civil equivalente ao valor do dano; suspensão dos direitos políticos por cinco anos e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais os creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de cinco anos.
A sentença foi publicada nesta quinta-feira no Diário da Justiça. O magistrado determina que os valores da condenação referentes à obrigação de pagar relativas à reparação do dano e ao pagamento de multa civil deverão ser atualizados e revertidos em favor da FUNASA.
Além de Dinaldo Wanderley, foram condenados pela prática de improbidade administrativa GL Construções Ltda, Antônio Gomes de Lacerda Filho, Adraildo Leandro Vieira e Rosildo Alves de Moraes.
De acordo com a denúncia, os procedimentos licitatórios referentes à execução das obras dos mencionados convênios foram realizados com o propósito de justificar gastos e o desvio de verbas públicas, sem observância das formalidades legais e favorecendo a empresa AGL Construções Ltda.
Lana Caprina

Reunião com governadores do NE e Dilma

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos confirmou que haverá no dia 21 de Fevereiro a primeira reunião com todos os governadores do Nordeste e a presidente Dilma Rousseff, em Aracaju.

Campos irá levar um conjunto de pleitos nas áreas de infraestrutura para que todos os Estados cresçam com inclusão social. “Vamos seguir o caminho da unidade do Nordeste para os grandes pleitos que muitas vezes são comuns porque para nossa gente, dificuldades e sonhos são os mesmos”.



Da Secom-PB

Veja segunda lista de aprovados no Sisu

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira a segunda lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para instituições de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado está disponível na página do Sisu na internet.
Os selecionados têm entre os dias 8 e 9 de fevereiro. A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no sistema, e na própria instituição.O MEc prevê que ainda será divulgada mais uma chamada no dia 13 de fevereiro, com período para matrículas entre 15 e 16 de fevereiro. 
Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera criada pelo sistema. Os estudantes terão de declarar interesse em participar da lista de espera entre 13 e 17 de fevereiro.
Nesta edição do Sisu, estão sendo oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior.
A primeira lista de aprovados no Sisu foi divulgada em 23 de janeiro e foram convocados 82.949 candidatos. As 176 vagas restantes estão reservadas para a política de cotas e só deverão ser preenchidas ao fim das três chamadas previstas pelo MEC.
Adriana Bezerra

Banda larga já beneficia mais de 1,5 mil escolas na Paraíba

Novos dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indicam que 634 escolas da Paraíba foram conectadas à banda larga em 2010. A ação é resultado do Projeto Banda Larga nas Escolas (PBLE), do governo federal cuja meta é que todas as escolas do Brasil estejam plugadas até o fim deste ano. De acordo com o gerente de Tecnologias Educacionais do Estado, Gilmar José da Silva, cerca de 80% das escolas com laboratório de informática já tiveram sua internet revertida para o novo sistema. Os dados apontam 1. 557 escolas no Estado já atingidas pelo benefício. 
A Gerência de Tecnologias responsável pela implantação do PBLE na Paraíba, garante que o processo de implantação da internet nas escolas do Estado está correndo bem. “A dificuldade no começo era para ajustar a logística das empresas ao funcionamento do projeto, mas com tudo adaptado, o processo está correndo bem e acelerado”, afirma ele. A iniciativa beneficia os estudantes que, dessa forma, têm a possibilidade de consultar a mais conteúdos numa velocidade maior obtendo informação que complementaria a educação da sala de aula.
O projeto é fruto de um convênio entre governo federal e operadoras de banda larga. O PBLE abrange todas as escolas públicas urbanas de ensinos fundamental e médio. Além disso, também são beneficiadas pela parceria escolas de formação de professores que sejam vinculadas à União, aos Estados e ao Município. 
Ainda segundo o gerente de Tecnologias, mesmo as escolas localizadas em áreas onde não existe cobertura da operadora credenciada, o serviço está sendo implantado através de sistemas via satélite. A intenção de garantir a qualidade da navegação e o acesso ilimitado trazendo mais velocidade e capacidade de acesso. A banda larga facilita acesso também a músicas, vídeos e demais conteúdos multimídia que são consultados nos laboratórios, com supervisão.

Maconha e munições são apreendidas

Uma operação realizada em parceria entre o Grupo Tático Especial (GTE) da Polícia Civil e o Serviço de Inteligência da Polícia Militar de Patos, no Sertão da Paraíba, terminou na apreensão de 24 quilos de maconha na tarde de ontem. O entorpecente foi apreendido na rua Antônio Félix, no bairro da Vitória, juntamente com um revólver calibre 38, uma balança para pesagem da droga e onze munições. Nos projéteis, os policiais identificaram a presença de veneno de rato, que seria usado para executar com maior rapidez possíveis vítimas dos tiros. 

A apreensão aconteceu dias depois que os policiais prenderam em flagrante Patrick Luiz Araújo Silva, 23 anos, e apreendeu com ele um quilo de maconha. De acordo com a polícia, a droga apreendida ontem seria de Patrick e do comerciante Cleribaldy Araújo Medeiros, 32 anos, que também foi preso durante a operação de ontem. 
HOMICÍDIO
Também em Patos, na tarde de ontem, homens desconhecidos executaram a tiros o ajudante de pedreiro Carleudo Lustosa Batista, de 24 anos. Segundo a polícia, dois homens armados em uma moto se aproximaram da vítima e efetuaram pelo menos quatro disparos. O jovem ainda tentou fugir, mas acabou morrendo instantes depois. De acordo com familiares dele, Carleudo Lustosa não tinha passagem pela polícia e nem envolvimento com o tráfico de drogas.


Por: João Paulo Medeiros

24 cidades não estão preparadas para dengue

Os municípios que compõem a 6ª Gerência Regional de Saúde da Paraíba, que abrange 24 cidades polarizadas por Patos, no Sertão, não contam ainda com uma estrutura adequada para atender aos casos de dengue hemorrágica, considerada o tipo mais grave da doença. Nesses casos, o nível de plaquetas caem consideravelmente e a pessoa pode morrer em consequência dos sangramentos. 
O problema atinge as cidades de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Condado, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Mãe D’Água, Malta, Maturéia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira, Várzea e Vista Serrana.
O Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, que é referência na região para atender aos casos de urgência e emergência, atualmente não dispõe de infectologista, os médicos ainda não estão devidamente capacitados nem existe estrutura adequada, segundo informações divulgadas pela direção daquela unidade hospitalar. A situação, de acordo com o gerente da 6ª Regional, Davi Nunes da Paz, deve começar a ser resolvida a partir desta semana. Ele disse que vai solicitar à Secretaria de Estado da Saúde a contratação de um infectologista para atender no hospital, pois este seria o profissional mais indicado para notificar os casos de dengue hemorrágica.
O gerente disse que a situação será tratada durante uma reunião, hoje, em João Pessoa, num encontro que servirá para que o Estado avalie a situação de todas as regionais para o enfrentamento da doença. “No que se refere a Patos, nossa intenção é transformar o Hospital Infantil e o Hospital Regional em dois núcleo de referência para atender aos casos de dengue, equipando-os devidamente”, informou. Ele disse ainda que começará na próxima semana a capacitação dos profissionais do Hospital Janduhy Carneiro em urgência e emergência, que contempla entre outras habilidades, a preparação para atuar em casos mais graves de dengue.
Como medida preventiva, o gerente reuniu esta semana representantes de todos os 24 municípios que compõem sua região e cobrou deles a elaboração de um plano de contingência específico para cada um como forma de se prevenir a proliferação do mosquito da dengue e consequentemente da doença. “Esse apoio dos municípios será imprescindível para alcançarmos nossa meta”, disse. 
Os dados finais sobre o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti na Paraíba só devem ser divulgados no início do mês de março quando os municípios tiverem concluído o levantamento do primeiro ciclo bimestral. 
No momento, todas as informações disponíveis são parciais. No caso dos municípios da 6ª Gerência, o diagnóstico parcial apontou que Vista Serrana é o que tem apresentado o maior número de residências com foco. De cada 100 imóveis, em 15 foi detectada a presença do mosquito. Outros municípios onde a primeira impressão indica a intensificação dos trabalhos de prevenção foram: Cacimbas (11,9%), Mãe D’Água (7%), Cacimba de Areia (7,3%) e São José do Bonfim (6,3%).

Por: Alberto Simplício

Diabéticos e hipertensos irão receber medicamentos gratuitos

Até o próximo dia 14 de fevereiro serão implementadas as medidas para que portadores de diabetes e hipertensão tenham acesso gratuito a medicamentos. A medida, anunciada na manhã de ontem pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, beneficiará mais de dez mil pacientes na Paraíba.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a Paraíba registra a ocorrência de 7.725 casos de hipertensão e 3.144 casos de diabetes dos tipos 1 e 2, muitos dos quais também sofrem concomitantemente de hipertensão e que podem ser beneficiados com esta nova medida. O acesso desta população aos medicamentos será através dos 169 estabelecimentos que são credenciados no programa ‘Aqui Tem Farmácia Popular’, em todo o Estado. 
Para ter acesso ao benefício é necessário que o usuário apresente um documento com foto, CPF e a receita médica, que é exigida para evitar a automedicação. Esses pontos-de-venda terão uma relação que mostrará à população todos os produtos que estão sendo oferecidos.
O acesso popular a medicamentos já ocorre no Brasil através do financiamento, pelo governo federal, de 90% do valor de referência do produto. Neste programa, a população tem mais facilidade de adquirir também medicamentos para asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 33 milhões de brasileiros estão com o diagnóstico de hipertensão arterial. Desse total, 80% são atendidos na rede pública de saúde. Já em relação à ocorrência de diabetes, dos 7,5 milhões portadores da doença, seis milhões dependem do SUS. 
Para se ter uma ideia da gravidade dessas duas doenças, em 2010, foram registrados 1.222 mortes de pacientes com diabetes melitos na Paraíba. Outros 975 pacientes morreram com problemas advindos da hipertesão arterial.

Apagão afeta 8 estados do Nordeste


SÃO PAULO (Reuters) - Oito Estados do Nordeste brasileiro foram afetados por um apagão por volta das 23 horas de quinta-feira, informou a mídia local. O abastecimento de energia começou a ser retomado no início da madrugada desta sexta-feira.
Foram afetados os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Ceará, segundo a TV Globo.
Ainda não há informação oficial da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pelo fornecimento de energia para a região, sobre as causas do apagão.
De acordo com o site do jornal "Diário de Pernambuco", técnicos da Chesf disseram que o problema teria sido uma pane na linha de transmissão localizada entre as cidades de Sobradinho (BA) e Petrolândia (PE), que desarmou a subestaçaão Luiz Gonzaga, instalada no território pernambucano.
Como o sistema está todo conectado em cadeia, o problema se propagou, afetando os outros estados do Nordeste.
Reuters/Brasil Online

Apagão atinge parte do Nordeste


Há relatos de escuridão em sete estados: AL, BA, CE, PB, PE, SE e RN.


Um apagão atingiu parte do Nordeste do país na noite de quinta-feira (3) e início da madrugada desta sexta (4). Há relatos de escuridão em pelo menos sete estados: Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Norte.
De acordo com a Globo News, houve registro de problemas numa linha de transmissão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).
Ainda segundo a Globo News, os sistemas de três usinas (Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga) tiveram de ser desarmados.
Do G1, em São Paulo

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Empossados, deputados garantem a recondução de Ricardo Marcelo

Palavra - Ricardo Marcelo discursa da tribuna, após a confirmação de sua vitória, por 34 votos e duas abstenções
Os 36 deputados estaduais eleitos em 2010 para um mandato de quatro anos tomaram posse na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa da Paraíba, durante a primeira sessão legislativa que abriu a 17ª Legislatura. Após o juramento conjunto dos parlamentares e assinatura dos termos de posse, teve início a segunda sessão preparatória, para a eleição da Mesa Diretora do biênio 2011/2013. Com chapa única, por 34 votos a favor contra duas abstenções, o deputado Ricardo Marcelo (PSDB) foi mais uma vez eleito presidente da Casa. 
A eleição de Ricardo Marcelo contou com 34 votos favoráveis e apenas dois votos nulos. Ao todo, onze partidos integraram a chapa do tucano – PSDB, PSB, PMDB, PT, PPS, DEM, PSC, PDT, PSL, PR e PP. Eleito presidente, Marcelo prometeu fazer uma gestão de união da Casa. 
LINDOLFO
O deputado Lindolfo Pires (DEM), que também postulava a presidência da Casa, sem o apoio da maioria dos deputados manteve até o último momento a sua candidatura, mas acabou não lançando chapa. Ele admitiu, ontem, a expectativa de receber um convite do governador Ricardo Coutinho (PSB) para assumir alguma secretaria. 
Quem não gostou do resultado da eleição e nem fez esforço algum para disfarçar foi o deputado Tião Gomes (PSL), que chamou o tucano de “rolo compressor” e ainda o acusou de utilizar o poder econômico para obter apoios. 
Visivelmente irritado, o deputado e presidente estadual do PSL questionou publicamente:“Como é que a gente poderia sobreviver? Não deu, acabou, vamos para a próxima”, desabafou. 
Única mulher na Mesa Diretora da Assembleia, a deputada Gilma Germano (PPS) ficou com o cargo de 4º secretário na chapa única articulada por Ricardo Marcelo, já no primeiro dia de seu mandato na Casa.

Por: Aline Lins

Empresa abre 1.000 vagas temporárias

Ainda faltam quase três meses para a Páscoa, mas as empresas que comercializam os tradicionais ovos de chocolate já estão convocando profissionais que desejam trabalhar como temporários. A Pandurata, que é responsável pelas marcas Bauducco, Visconti e Hershey’s, está com mil vagas abertas. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, há vagas para a Paraíba, apesar da quantidade não ter sido confirmada. 
O cadastro dos interessados deve ser feito pelo site (www.bauducco.com.br), através do link Trabalhe Conosco. Os selecionados irão trabalhar nas áreas de produção e operação, nos diversos pontos de venda durante o período que antecede a Páscoa, quando as vendas estão aquecidas. É uma boa oportunidade para quem deseja garantir uma renda extra. Para concorrer às vagas, é preciso ter, no minímo, 18 anos e ensino médio completo. Os salários não foram divulgados.

Por: Valéria Sinésio

MEC divulga relação de convocados na sexta-feira

O Ministério da Educação divulga nesta sexta-feira, dia 4, a segunda chamada dos aprovados no Sisu. A lista poderá ser conferida no site sisu.mec.gov.br. 
A matrícula deve ser feita nos dias 8 e 9 diretamente na instituição em que o estudante foi aprovado. A documentação necessária pode ser consultada no boletim individual, disponível no site do Sisu, e na própria faculdade, onde também deve ser conferido o horário de atendimento. 
Caso sobrem postos após essa chamada, será divulgada uma terceira lista de aprovados no dia 13. As matrículas dessa etapa acontecem nos dias 15 e 16. 
Se as vagas não forem ocupadas depois disso, será feita uma lista de espera, que as universidades e os institutos podem usar ou não. Os estudantes que querem participar dessa lista precisam manifestar interesse entre os dias 13 e 17 de fevereiro. 
FIES
Desde ontem, estudantes que participaram do Enem já podem pedir financiamento para cursar o ensino superior. A inscrição pode ser feita ao longo do ano letivo e exige que o aluno faça um cadastro no site (sisfiesportal.mec.gov.br). 
O Fies financia a mensalidade de estudantes de baixa renda em cursos superiores privados que tenham resultado satisfatório nas avaliações do Ministério da Educação e sejam oferecidos por instituições que aderiram ao programa. Reformulado em 2010, ele agora tem juros de 3,4% ao ano. O percentual mínimo de financiamento na inscrição é 50%.

Chuva eleva nível de rios no Sertão e riscos de acidentes aumentam

Acidentes - No verão, muitos se arriscam em banhos de rio e açude em que crianças são principais vítimas
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros da Paraíba já registraram quatro casos confirmados de afogamentos durante o mês de janeiro, no Sertão do Estado. O perigo aumenta nessa época do ano quando o período de férias coincide com a chegada das chuvas de verão e muitos moradores procuram rios e açudes como opção de diversão. Para evitar novos acidentes com morte, os bombeiros apontam os riscos da imprudência e orientam para os cuidados com os primeiros socorros.
De acordo com o tenente Marcílio Sobral, coordenador de socorro do 4° Batalhão dos Bombeiros em Patos, a cheia nos rios esconde obstáculos que podem agravar as lesões nos banhistas, aumentando os riscos de acidentes. “Os rios perenes são muito perigosos, porque escondem a vegetação e até pedras. Quem gosta de pular de pontes e viadutos para mergulhar não percebem o perigo e se machucam quando mergulham”, explica. Para o tenente, o consumo de álcool e a falta de habilidade com o nado são só fatores de risco mais comuns. 
Na região do Sertão, o mês de janeiro é considerado o período do ano em que acontece o maior número de afogamentos, juntamente com o feriado de carnaval. Em casos de emergência, a orientação é não se arriscar na tentativa de salvar a vítima. “A gente não recomenda que as pessoas façam nenhum procedimento, principalmente se houver alguma lesão nas costas ou cabeça, porque podem agravar as lesões. É importante que apenas a vítima seja retirada da água, mexendo o mínimo possível, mas se as pessoas não têm experiência com o nado devem evitar entrar na água, pois pode se tornar uma segunda vítima”, alerta o tenente Sobral. 
O caso mais recente aconteceu na última segunda-feira, em Patos, quando um garoto de 13 anos morreu nas águas de um riacho localizado no Sítio Pilões. O estudante Pedro Silveira Gomes não sabia nadar, de acordo com a família. Também no mesmo dia, o agricultor Leandro Monteiro da Silva, de 22 anos, morreu numa cachoeira no Sítio Montevidéu, na zona rural do município de Uiraúna. De acordo com testemunhas, a vítima caiu de uma altura de 10 metros e se machucou batendo nas pedras, morrendo afogado no local.
Já no município de Teixeira, uma mulher grávida de três meses, foi encontrada morta no último dia 23 numa barragem localizada nas proximidades da área de lazer da Associação dos Docentes da UFCG (ADUFCG). Em Sousa, a vítima foi Romário Ferreira da Costa, de 21 anos. Ele morreu enquanto tomava banho na companhia de mais duas pessoas em um reservatório conhecido como “Açude André Gadelha”.

Por: Rostand Melo

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Congresso tem 14 novos mandatos da Paraíba

Quatorze parlamentares paraibanos tomam posse hoje, em Brasília, nas duas casas que compõem o Congresso Nacional. Na bancada da Câmara Federal, são doze deputados, sendo cinco do PMDB, dois do PSDB e um de cada uma das legendas DEM, PDT, PR, PT e PP. Já no Senado, dois nomes peemedebistas estarão ao lado de Cícero Lucena (PSDB), cujo mandato só termina daqui a quatro anos. Porém, nesse caso, o cenário ainda é indefinido, por causa da situação de Cássio Cunha Lima (PSDB), cujo deferimento da candidatura depende de recurso extraordinário, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).
Dos deputados federais que vão assumir nesta terça, cinco foram reeleitos e outros sete são “marinheiros de primeira viagem”. Entre os novatos na casa está Aguinaldo Ribeiro (PP), Benjamim Maranhão (PMDB), Hugo Motta (PMDB), Wilson Filho (PMDB), Nilda Gondim (PMDB), Romero Rodrigues (PSDB) e Ruy Carneiro (PSDB). 
Os parlamentares que conseguiram se reeleger para mais uma legislatura da Câmara Federal foram Wellington Roberto (PR), que foi o mais votado, Luiz Couto (PT), Manoel Júnior (PMDB), Damião Feliciano (PDT) e Efraim Filho (DEM). Dos doze que vão tomar posse hoje, apenas cinco apoiaram a eleição do atual governador Ricardo Coutinho (PSB). O resto faz parte dos partidos que compõem o bloco da oposição no Estado.
A solenidade de posse da 54ª legislatura (2011 a 2015) da Câmara Federal está prevista para começar a partir das 10h, no Plenário Ulysses Guimarães. Logo em seguida, será iniciada a movimentação para a formação dos blocos parlamentares com vistas à distribuição de cargos da Mesa Diretora e das presidências das comissões permanentes. A eleição está marcada para começar a partir das 18h. (CN)

Assembleia Legislativa empossa os novos 36 deputados estaduais

A sessão solene em que acontece a eleição de Mesa Diretora da Assembleia Legislativa hoje também deverá antecipar o processo de eleição da nova Mesa Diretora da Casa. Embora o Regimento Iterno da AL estabeleça que a eleição ocorra no dia 2 de fevereiro, na abertura das últimas legislaturas vem sendo antecipada para o dia 1º. Para isso, é preciso que seja apresentado em plenário um requerimento da maioria dos deputados empossados solicitando essa medida da Mesa Diretora provisória. Então, já empossados, os novos deputados escolhem, na segunda sessão preparatória, por voto secreto, os integrantes da nova Mesa Diretora. 
Até ontem, postulavam a presidência da Assembleia os deputados Ricardo Marcelo (PSDB) e Lindolfo Pires (DEM). O tucano, entretanto, com pelo menos 31 votos dos 36 parlamentares da Casa, aparentemente é o candidato favorito e deve ser reconduzido ao comando da Casa. O Democrata Lindolfo Pires, contudo, até ontem não tinha oficializado a retirada da sua candidatura, tampouco ratificado. Ricardo Marcelo, por sua vez, declarou que trabalharia pela unidade na Casa em torno do seu nome, portanto, pretendia dialogar com Lindolfo.    
O secretário de Estado da Comunicação Institucional Nonato Bandeira disse que o interesse do governo do Estado é que se mantenha o equilíbrio entre os Poderes, mas repetiu que o Executivo não interfere diretamente em processo eleitoral de outro Poder e ficará satisfeito com o resultado da eleição. “O governador não vota nas eleições, agora, ele acompanha no interesse que a Assembleia tenha um comando harmônico, sem conflitos entre os Poderes”, disse. 
Contrariando o desejo do candidato do DEM e apesar do governo não ter interferido no processo eleitoral, Nonato declarou que o deputado Lindolfo Pires é um “companheiro de primeira hora”.
“Vai estar sempre na linha de frente com a gente, independente de resultado da Assembleia”, disse Nonato. Quanto à indicação de Lindolfo para a liderança do governo, Nonato disse que tanto ele como outros deputados estão plenamente habilitados.

Magazine Luiza vai dar descontos de até 70%

Depois do sucesso nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, chegou a vez da população do Nordeste conhecer uma das promoções mais tradicionais do varejo brasileiro: a ‘Liquidação Fantástica’ das Lojas Maia/Magazine Luiza, que acontece agora com exclusividade na região, no próximo sábado. 
A ‘Liquidação Fantástica’ das Lojas Maia/Magazine Luiza vai abranger todas as 19 lojas do Grupo na Paraíba, distribuída em nove cidades (João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cabedelo, Santa Rita, Guarabira, Sousa, Mamanguape e Sapé). Como se trata da primeira Liquidação, o Grupo não estima o fluxo de consumidores que vão circular nas lojas durante o dia de sábado. No Nordeste, as 141 lojas da rede, distribuídas nos nove estados, abrirão suas portas às 6h da manhã, oferecendo descontos que chegam a 70% em todos os seus produtos. 
Serão milhares de itens em oferta, que prometem satisfazer os sonhos dos clientes dispostos a conferir a novidade que a rede leva às 83 cidades da região. São produtos de todos os setores, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e informática, negociados diretamente com os fabricantes para atender exclusivamente aos consumidores da liquidação. Neste dia, as lojas não realizam entregas, e o próprio cliente leva para casa o que comprou. Por alguns produtos serem de mostruários, em algumas lojas, as ofertas podem ter quantidade limitada. 
A ‘Liquidação Fantástica’ foi idealizada há 17 anos, inicialmente, nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, e é realizada anualmente, em janeiro, em todo o país. “Nossos clientes que já conhecem e testaram a ‘Liquidação Fantástica’ sabem que é uma ação verdadeira, feita para realizar seus sonhos de adquirir produtos com economia real”, diz Luiza Helena Trajano, presidente das Lojas Maia/ Magazine Luiza. 

domingo, 30 de janeiro de 2011

Governador valoriza as redes sociais

Quando nem havia tomado posse como governador, Ricardo Coutinho já dava sinais de que as redes sociais seriam boas aliadas nesse processo de interação com o povo. Basta lembrar que os primeiros auxiliares que compuseram o governo foram anunciados via Twitter, antes de serem comunicados à imprensa. Outra inovação em curso: a inclusão digital de portadores de necessidades especiais.
  “A grande novidade do Governo Eletrônico é com relação às redes sociais. Nós não estamos criando redes, mas participando e interagindo com a população por meio delas”, comentou Xico Raimerson. “Cada órgão e secretaria vai ter um (profissional) assessor de redes sociais. Vamos aproximar o cidadão do governo em todo o estado”, acrescentou.
Ainda sobre as redes sociais, Raimerson explicou que será adotado um perfil padronizado. Nesse caso, a marca do Governo da Paraíba será “GovParaíba”. A identidade oficial vai ser usada no Twitter, You Tube, Facebook, Orkut e Flickr.
No Twitter, já foram criados perfis de órgãos e secretarias. Entre eles podem ser citados, por exemplo, o jornal A União, Rádio Tabajara, Cagepa, Emater, Secretaria da Administração Penitenciária, Sudema e Secretaria da Saúde. “Seguimos quem nos segue, dando prioridade às pessoas físicas”, afirmou Xico Raimerson. “Trouxemos essa herança de experiências na campanha e transferimos esse capital social para o governo. Assim, quando mudar a gestão, entregaremos todas as senhas e perfis. Porque é uma política de continuidade”, ressaltou. (CN)

‘Sexting’ é considerado nova onda na internet e pode prejudicar os jovens

Ficar horas e horas em frente ao computador é certamente um dos momentos mais esperados pelos adolescentes, mas isso não significa que os pais não devam impor limites. Quando os filhos estão navegando na internet, o cuidado deve ser redobrado, pois em busca da fama virtual, tem se tornado comum adolescentes entre 12 e 17 anos aderirem ao fenônemo ainda pouco divulgado, apesar de muitos adeptos. É o sexting, criado há cinco nos Estados Unidos, e que discretamente chegou ao Brasil.
O termo vem de duas palavras em inglês – sexo (sex) e envio de mensagens (texting). O nome pode até ser estranho, mas não há segredo; consiste no envio de fotos sensuais tiradas por e-mails, sites de relacionamento, celulares e outros recursos da tecnologia. Nos programas de conversa instantânea, o sexting também tem se tornado frequente – e preocupante. O sexting pode causar desde constrangimento na escola até à prostituição infantil e pedofilia. É importante lembrar que a fotografia íntima nem sempre fica restrita ao destinário inicial. A foto pode ser repassada e, em segundos, ser algo ‘público’ na internet.
Não é difícil encontrar perfis no Orkut de adolescentes ‘liberais’. Logo se percebe que algo não está certo, pois muitas vezes os adeptos costumam enviar mensagens com conteúdo também de apelo sexual. As insinuações para os “ficas”, namorados e paqueras é outro hábito frequente no mundo virtual. Em alguns casos, e não são poucos, quando a polícia e o Ministério Público tomam conhecimento pode já ser tarde demais. Longe dos olhares dos pais, o sexting pode fazer vítimas nas escolas, na lan house e até mesmo dentro de casa.
O que parece ser brincadeira de criança pode virar caso de polícia. O alerta das autoridades que lidam com os direitos da criança e do adolescente é para a pornografia e a prostituição. Diante dessa nova onda, é preciso ficar ‘ligado’ nas consequências. Uma pesquisa realizada no mês de fevereiro deste ano pela organização não-governamental Safernet com 2.159 crianças e adolescentes com idades entre cinco e 18 anos, mostrou que 11% já fizeram sexting.
Seja por puro exibicionismo ou até mesmo para agradar alguém (ou ainda pagar uma aposta), quem pratica o sexting está exposto a sérios riscos, pois a partir do momento que expõe sua imagem na internet, nunca mais terá controle sobre ela. 
Alguns minutos no Orkut são suficientes para comprovar a prática do sexting. As meninas costumam exibir os decotes e aparecem sempre com roupas curtíssimas, de preferência com a barriga à mostra. No sexting, a onda é exatamente esta: quanto menos roupa, melhor. O exibicionismo não para por aí. As garotas também escrevem frases sensuais nas legendas das fotos. Entre os meninos, a situação não é diferente. Sem camisa, com barriga e músculos (que às vezes nem existem) de fora. 
Na comunidade ‘Sou sexy sem ser vulgar’, no Orkut, havia até o fechamento desta matéria mais de quatro mil participantes, sendo a maioria adolescente. Um dos perfis visitados mostra a exibição de um adolescente em fotos nas quais aparecem apenas de cuecas com frases do tipo ‘Lindo como sempre’; ‘Sou gostoso, tá afim?’. Para o diretor da Safernet, Rodrigo Nejm, muitas dessas fotos vão sendo repassadas de amigos para amigos e, em questão de segundos, “ganham o mundo”. Ele lembra que boa parte dos adolescentes adeptos do sexting se exibe pelo desejo de ganhar a fama. “É algo parecido com a celebridade”, destaca.
Usar a internet para a socialização é visto como algo positivo, mas os limites também devem existir no mundo virtual. “Os pais devem conhecer os amigos virtuais do filho,, explica Rodrigo Nejm.

Por: Valéria Sinésio