domingo, 12 de maio de 2013

MEC abre nesta segunda-feira as inscrições para o Enem 2013

reprodução - web

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013) serão abertas, segundo o edital, às 10h (de Brasília) desta segunda-feira (13) e podem ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio no site do Enem. A taxa de inscrição custa R$ 35 e pode ser paga até o dia 29 deste mês. O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.

O Ministério da Educação calcula que 6,1 milhões de estudantes deverão se inscrever para as provas podem garantir acesso a universidades federais e institutos federais de ensino superior, e nesta edição de 2013 promete mais rigor na correção da prova de redação e um investimento maior na segurança para evitar fraudes.

Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame já tinha sido adotado em sua totalidade por várias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, e nesta edição substituirá os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, Ufes e UFRN, entre outras.

CRONOGRAMA DO ENEM 2013
Início das
inscrições
13/05 (10h)
Término das inscrições
27/05 (23h59)
Pagamento
das incrições
Até 29/05
Taxa de
inscrição
R$ 35

Data das
provas
26/10 (13h - 17h30):
- ciências humanas
- ciências da natureza                      
27/10 (13h - 18h30):
- linguagens
- matemática
- redação
Divulgação do gabarito
Até dia 30/10
 
Resultado individual
Data a ser divulgada
Fonte: Inep
O Enem também é usado para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclusão do ensino médio.

Como se inscrever
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio. Para isso, será preciso apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.

No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula e mobiliários acessíveis. Neste ano, também serão oferecidas duas opções de tamanho de letra da prova. Além da usada pelos demais candidatos. Quem tiver necessidade poderá optar pela prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas) e pela prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas).

Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.

Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.

O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Que não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas

Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras. O Comprovante da Inscrição estará disponível no http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, site ainda fora do ar.

ÁREAS DO CONHECIMENTO
Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia
Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia
Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação
Matemática e suas tecnologias: matemática
As provas
O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio (veja ao lado).

Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.

As provas terão início às 13h e os portões serão abertos às 12h (sempre no horário de Brasília). No dia 26 de outubro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 27 de outubro serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Conferência dos dados
Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame.

Se notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.

Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação do deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.

O que não pode
O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

O edital afirma que é obrigação do candidato "guardar, ao ingressar em sala de provas, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros pertences listados anteriormente, sob pena de eliminação do exame". No último Enem, dezenas de candidatos foram eliminados depois que tiraram fotos com celular do cartão de respostas, antes do início da prova, e as postaram em redes sociais.

Todos os pertences que não sejam a caneta azul de material transparente e o documento de identificação deverão ser guardados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da carteira do candidato e só poderá ser reaberto após a saída dele da sala de prova.
VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep
A redação
O sistema de correção do Enem ficou ainda mais rígido em 2013. A partir deste ano, três mudanças devem garantir uma correção mais rigorosa neste ano: a proibição do deboche, a exigência do domínio da norma culta para receber a nota máxima e a redução da discrepância máxima nas notas dos dois corretores para que a redação seja encaminhada por uma terceira avaliação independente.

Além de alterar as regras para anulação da redação parar incluir as tentativas de deboche, classificadas como tendo "parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto", o MEC agora vai exigir uma justificativa dos corretores para aceitar que uma redação contendo erro de português receba a nota máxima. O ministério ainda diminuiu a discrepância máxima aceita entre os dois corretores.
A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 100 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio".
Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.
Além das provas com deboche, será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".
Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem até o terceiro dia útil após as provas, ou seja, até 30 de outubro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data que ainda será divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.
O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no "Diário Oficial", a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.
G1-SP

Do sertão para o mundo: Pinto do Acordeom estará no Programa do Jô Soares


O forrozeiro sertanejo Pinto do Acordeom será entrevistado pelo apresentador Jô Soares, no Programa do Jô, da Rede Globo de Televisão.
 
O artista foi convidado pela produção do programa e representará a cidade de Patos, além de toda a Paraíba no sofá mais famoso da televisão brasileira.
 
Pinto do Acordeom tem uma carreira bastante consolidada e leva a música Nordestina a todo o país. 
 
O forrozeiro é atração garantida no São João de Patos e tradicionalmente há mais de uma década abre as festividades juninas da cidade se apresentando no palco principal do Terreiro do Forró sempre no primeiro dia de festa.
 
Pinto participou recentemente de um documentário produzido pelas jornalistas patoenses Luanja Dantas E Thays Lira, que abordou o forró de raiz e o gênero estilizado. O artista criticou bastante o novo estilo de forró, declarando inclusive que o mesmo não deveria ser consumido, especialmente pelos jovens.
 
Atualmente o músico gravou seu primeiro DVD na cidade de João Pessoa com um repertorio genuinamente Nordestino e contou com a participação de vários artistas locais.
 
Em entrevista ao maispatos.com, Pinto falou de sua satisfação em participar do Programa do Jô: “Pra mim é uma honra participar de um programa do nível do de Jô, onde tantos artistas de nível nacional e internacional já passaram por lá. Vou representando o meu povo e estou extremamente feliz por essa oportunidade”, comemorou.
 
A participação do músico será gravada no dia 27 de maio e o programa irá ao ar no dia 31.
 
maispatos

Alunos do curso de Jornalismo da FIP realizam campanha para criação de horta na APAE de Patos


“Mãos que doam são mãos que cuidam e plantam o bem”. Este é o tema da campanha que os alunos do curso de Jornalismo da Faculdade Integrada de Patos (FIP) estão realizando para a arrecadação de materiais necessários para a criação da horta da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Patos, na Paraíba.

A campanha faz parte de um projeto de extensão da faculdade que vem sendo desenvolvido desde o semestre passado, onde no primeiro momento os estudantes realizaram a produção de conteúdo jornalístico da instituição social e aprimoraram ações comunicacionais para a criação da horta, a exemplo de produção de vídeos, envio de releases e confecção de peças publicitárias. Para finalizar o cronograma a turma busca agora as doações para concretizar o projeto.

Os alunos já conseguiram mangueiras, sementes, regadores, carroças de mão e enxadas, precisando ainda de mão de obra para a construção dos canteiros, um milheiro de tijolos, uma caçamba de barro, uma caçamba de esterco, dois cavadores, três chibancas e três conjuntos de pá, garfos e ansinhos.

A iniciativa da campanha partiu dos estudantes do 5º e 6º períodos, das disciplinas Agência de Notícias e Oficinas Avançadas em Jornalismo I, ministradas pela professora Josiane Carla. “Através do jornalismo social e da atividade extensionista, os alunos têm a oportunidade de desenvolver ainda mais suas habilidades de produção de texto, criação, edição e relacionamento com a fonte, além de colaborar com um causa valorosa, a qual se propõe”.

O coordenador do curso de Jornalismo, professor Flaubert Paiva, comentou que um dos parâmetros da educação na FIP é a aproximação da academia com a sociedade, o que vem a favorecer ambas as partes no sentido da prestação de serviços e da formação integrada do estudante de Comunicação.

De acordo com a psicopedagoga Conceição Campelo, que é presidente da APAE, a criação da horta vai gerar sustentabilidade no que diz respeito aos legumes, frutas e verduras consumidas na associação. “Esperamos que a sociedade participe deste movimento, que vai beneficiar centenas de pessoas, alimentando de forma saudável e sustentável, pois além de estimular a cultura de subsistência, a horta vai colaborar no tratamento das nossas crianças que poderão lidar com a terra, aprimorando, por exemplo, a coordenação motora”, afirmou.

Para o aluno Thiago Florentino é muito gratificante poder fazer parte desse projeto. “É uma oportunidade ímpar vivenciada por todos nós, que além de estar prestando um serviço social, enquanto comunicólogos temos na associação uma experiência “viva” de tudo o que foi visto até agora na faculdade, através de leituras, reflexões, trabalhos e pesquisas”, disse o estudante.

As doações estavam sendo feitas através da escolha do item no site da APAE de Patos, no endereço www.apaepatospb.org.br, mas devido à conclusão do projeto o domínio do site está em processo de atualização para uma ação futura e mudança do layout, estando agora fora do ar. Desta forma os interessados em doar o restante do material podem procurar a professora Josiane Carla, na coordenação de Jornalismo ou levar pessoalmente a sua doação à APAE, até o dia 17 de maio.
 
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Patos fica localizada à Rua Projetada S/N, Quadra 13, Loteamento Dr. Geraldo Carvalho, na saída para Piancó.
 
APAE/FIP Agência de Notícias - maispatos

Clube do Choro é atração no Centro de Cultura Amaury de Carvalho em Patos-PB



O Centro de Cultura Amaury de Carvalho, localizado na Praça Edivaldo Motta, atraiu um número significativo de espectadores na noite da última sexta-feira (03), para assistirem o chorinho do Clube do Choro “Toinho do Bandolim”, que voltou a se apresentar em mais uma edição do sexta musical.

O evento promovido pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Cultura e Turismo, acontece toda primeira e terceira sexta de cada mês e já se consolidou como um dos importantes projetos culturais de Patos. “As apresentações terão início sempre às 19h, para que possamos ter uma boa participação do povo. É importante que a cultura esteja acessível a todos, pois assim poderão compartilhar sentimentos agradáveis, ao som de música de boa qualidade ”, confirmou o Secretário de Cultura e Turismo de Patos, José Romildo de Sousa.

O repertório prioriza o chorinho, mas também executa outros estilos, a exemplo do samba “chorado”, como destacou o integrante do Clube do Choro, Joaquim do Clarinete, que também ressaltou a alegria dos integrantes do grupo em poder levar o chorinho para o povo.

Francisco Derto dos Santos assistiu emocionado ao espetáculo. “Esse projeto tem uma importância muito grande para a cidade de Patos. Faz-me reviver os meus tempos do passado”.  O barbeiro recordou também de grandes músicos de Patos, a exemplo de Nilsão, Luiz Araújo e Amaury de Carvalho.

maispatos

Polêmica: "Governo Federal roubou o dinheiro da Transposição", diz vereador de Souza-PB


reprodução - web
Em sessão na câmara de vereadores de Sousa foi marcada por discussões sobre a seca e debates quentes sobre a transposição do Rio São Francisco.
Durante pronunciamento na tribuna da Casa Otacílio Gomes de Sá, o vereador Aldeone Abrantes (PTB) , soltou o verbo e disse que o dinheiro da obra da Transposição do Rio São Francisco foi roubado: “Compraram o povo e alienaram a população. O Governo Federal roubou o dinheiro da transposição. Este dinheiro dava para construir três canais de transposição das águas do Rio São Francisco”, afirmou o vereador.
Conclusão das obras
Durante visita na Paraíba, a presidente Dilma Rousseff disse que a obra do Rio São Francisco é o maior investimento do Governo em Infraestrutura Hídrica. Acreditem se quiser! e a reeleja em 2014.
Ricardo Souza/Diário do Sertão-maispatos

Prefeitura divulga três novas atrações do São João de Patos-PB 2013



Mesmo após lançada a programação oficial do São João de Patos 2013, a Prefeitura Municipal divulgou mais três atrações que também farão parte da grade este ano.
O cantor Vicente Nery, que há vários anos se apresenta no Terreiro do Forró, marcará novamente presença no evento. 
Vicente Nery e o Forró Cheiro de Menina tinham ficado de fora do São João de Patos, mas foi confirmada a participação do artista nesta nona edição. Na noite do dia 20 de junho, o cantor se apresenta no palco principal e levará ao público seu estilo brega romântico que agrada fãs de todo o país.
Forró da Curtição é mais uma atração que foi anunciada para fazer parte do São João de Patos e se apresentará no dia 21.
A Banda Noda de Caju é outra atração surpresa confirmada que promete levar um grande público no dia 23 de junho ao Terreiro do Forró. A banda Pernambucana surgiu em 1995 e segui no estilo forró romântico, tornando-se a banda revelação em todo o Nordeste.
O São João de Patos tem início no dia 19 de junho e segue até o dia 23.
Nova Programação Completa
Dia 19: Pinto do Acordeon, Zé Nilton, Roberto Vaneirão, Forró dos Balas e Aviões do Forró
Dia 20: Balanço de Mulher, Teinha do Forró, Forró da Kanxa, Vicente Nery, Gabriel Gava e Chiclete com Banana
Dia 21: Forrozão D'Cybez, Forró do Dono, Espora de Ouro, Bonde do Brasil, Forró da Curtição e Léo Magalhães
Dia 22: Sanara e Forrozão S/A, Os Frajolas, Forró do Amasso, Solteirões do Forró, Bruno e Marrone
Dia 23: Gê Maria, Markito do Forró, Sela Dourada, Noda de Caju, Circutio Musical e Wesley Safadão.
maispatos.com 

Antonio Tranca Rua, destaque do folclore Patoense


Está contida na natureza de homens simples a maior manifestação de saber. São personagens dotados de criatividade que conseguem surpreender a cada momento, provocando a sensibilidade das pessoas no âmbito da satisfação e fincando os seus nomes no rol dos inesquecíveis.
Antônio Batista da Silva ou, simplesmente, Antônio Tranca Rua, nasceu aos 06 de junho de 1916, no município de Serra Negra do Norte. Na companhia dos pais, Izidro Batista da Silva e Maria da Conceição, veio tentar a sorte na cidade de Patos, fugindo, segundo ele, das palmatórias utilizadas por sua professora.
Viveu como analfabeto, mantido pela inteligência que trouxe do berço e acabou se transformando em uma das principais figuras folclóricas de toda a região sertaneja. Sempre definia sua personalidade em uma frase: “Existem formados mais burros do que eu. São aqueles que nem cavam e nem botam terra”.
A grande fama de Tranca Rua residia no raciocínio rápido, capaz de responder à altura todo e qualquer questionamento, não perdendo uma só parada.
Chegou a defender as Forças Armadas, quando o Estado de São Paulo quis declarar independência do resto do Brasil e, na condição de integrante do Exército, por pouco não teve que ir aos combates da II Guerra Mundial. Acrescenta, porém, que o cargo mais importante que veio a assumir, foi o de soldado da Polícia Militar do Estado da Paraíba. Relembrava sempre a frase mais citada durante esse período, como sendo, “esteja preso, cabra safado!”. Mais tarde abandonou a farda para trabalhar na construção de estradas e barragens.
Sua convivência matrimonial de muitos anos, tendo como companheira Neuza Nunes, não lhe deixou saudade. Também afirmava que não chegou a ser “Seu Antônio” por conta do vício da cachaça. Bebia sem controle, começando cedo para terminar tarde. “Enquanto o dono da bodega não fechava o estabelecimento eu estava em frente ao balcão, tomando umas e outras”, acrescentava.
Fã número 1 dos repentistas: Pinto do Monteiro e Irmãos Batista, o nome em destaque sempre primou pela etiqueta, tendo como preferência as roupas brancas em puro linho, confeccionadas pelo alfaiate Chiru. Era também apaixonado pela rua do Prado.
O Título de Cidadão Patoense lhe foi outorgado pela Câmara Municipal, através de Ante-Projeto que teve a autoria do Vereador Cláudio de Sousa Barreto, cuja lei foi sancionada pelo então prefeito Dinaldo Medeiros Wanderley.
Com o avançar da idade e sem a existência de parentes próximos, Antônio Tranca Rua passou a residir no abrigo dos velhos, localizado no bairro de São Sebastião, onde permaneceu por quase quatro anos, acometido de alguns males que aos poucos foram lhe tirando o prazer de viver. Na referida época, resumia o seu drama em confronto com o espaço ocupado na seguinte declaração: “à força eu tomo até cristé de pimenta. Este lugar é igual à feira de Caruaru, pois quando não é doido, é cego ou aleijado”.
Era forte na concepção própria de afirmar que não existiam amigos terrenos, já que para ele as pessoas eram, no máximo, bons conhecidos. Com relação à figura que mais admirava em Patos, Tranca Rua sempre citava o Monsenhor Luís Laíres da Nóbrega e como exemplo maior de seriedade o ex-deputado José Afonso Gayoso.
Antônio Tranca Rua viveu seus últimos dias na cidade de Catingueira, amparado pelo então prefeito Dão de Candu e morreu em 22 de julho de 2002 aos 86 anos de idade. Seu sepultamento aconteceu na terra do Poeta Inácio. Deixou uma lembrança viva em meio aos sertanejos que acabaram por perpetuá-lo na história dos bons tempos.
Damião Lucena/Patos em Revista , edição 2011 - MaisPatos.com