domingo, 16 de dezembro de 2012

O escândalo Rosegate - uma mulher que sabe demais



DUAS DÉCADAS -- Lula pediu a Dilma Rousseff que mantivesse Rose na chefia do escritório da Presidência em São Paulo. Lula e Rose são próximos há quase 20 anos (Fotos: Denise Andrade :: Conteúdo Estadão)
DUAS DÉCADAS -- Lula pediu a Dilma Rousseff que mantivesse Rose na chefia do escritório da Presidência em São Paulo. Lula e Rose são próximos há quase 20 anos (Fotos: Denise Andrade :: Conteúdo Estadão)
Por Otávio CabralLaura Diniz e Rodrigo Rangel, reportagem de capa da edição de VEJA que está nas bancas

UMA MULHER QUE SABE DEMAIS
Quem é e como agia a ex-secretária Rosemary Noronha, cuja intimidade com Lula lhe rendeu prestígio e um cargo central no governo, que ela usava para bisbilhotar o poder, fazer nomeações e ajudar uma quadrilha especializada em vender pareceres falsos e enriquecer empresários trambiqueiros.
Lula, como sempre, não sabe de nada.
Quando passou a faixa presidencial a Dilma Rousseff, em 2011, Luiz Inácio Lula da Silva apresentou à sua sucessora o nome de quatro pessoas que ele não gostaria de ver desamparadas: sua secretária pessoal, o chefe da equipe de segurança, o curador do acervo do Palácio do Planalto (esse a pedido da ex-primeira-dama Marisa Letícia) e Rosemary Nóvoa de Noronha.
Dos quatro, Rosemary era, de longe, quem mais tinha intimidade com o ex-presidente. Ex-bancária e ex-secretária por ele alçada à chefia do gabinete da Presidência da República em São Paulo em 2003, Rose chamava seu benfeitor de “chefe”, mas volta e meia fazia questão de deixar escapar um “Luiz Inácio” diante de colegas e amigos.
Visitas à cabine privativa do Aerolula
Nas 28 viagens internacionais que fez ao seu lado, como integrante da comitiva oficial, o acesso irrestrito ao superior incluía visitas à cabine privativa do Aerolula, de onde – conta um colaborador do governo – ela saía toda prosa. “O chefe agora vai descansar. Não quer ser incomodado.”
Chamada de “madame” pelos muitos desafetos que colecionou ao longo dos dois mandatos de Lula. Rose sempre teve prazer em exibir seu status de protegida do presidente. Em algum momento, decidiu também ganhar dinheiro com ele.
Até onde mostraram as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, não chegou a fazer fortuna. Rose, 57 anos, foi indiciada na Operação Porto Seguro, que terminou com a prisão de seis pessoas. Entre elas, estão os irmãos Paulo e Rubens Vieira, diretores da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) respectivamente — já libertados.
Enriquecendo diretores de agências e empresários trambiqueiros
A julgar pelos e-mails e telefonemas interceptados pela polícia, ambos chegaram ao cargo por influência de Rose, que pediu as nomeações diretamente a Lula. Ao contrário da ex-secretária — mas com a ajuda dela –, os irmãos não só fizeram fortuna como contribuíram para deixar mais ricos um número não conhecido de empresários trambiqueiros.
Por encomenda deles, concluiu a PF, a dupla subornava funcionários públicos para que produzissem pareceres técnicos favoráveis aos seus “negócios”. O papel de Rose era facilitar o acesso dos Vieira a políticos e funcionários de interesse da quadrilha. Para isso, ela invocava frequentemente os nomes de Lula, o “PR” (jargão usado no funcionalismo para se referir ao presidente da República), e de José Dirceu, o “JD”.
Quando conheceu os dois, nos anos 90, Rose era uma morena de cabelos longos e contornos voluptuosos que, trabalhando como bancária, passou a frequentar o sindicato da categoria em São Paulo. Ex-colegas daquele tempo lembram que ela chegou a participar de plenárias e discussões partidárias, mas nunca se destacou como dirigente. Fazia mais sucesso nas festas que aconteciam nas quadras do sindicato, que ficava ao lado da sede nacional do PT, no centro da cidade.
Clique na imagem para vê-la em tamanho maior
CLIQUE NA IMAGEM PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR
A afinidade entre a categoria e o partido contribuiu para que ela logo chamasse a atenção dos chefes petistas, como o então deputado José Dirceu, de quem se aproximou. Ele a contratou como secretária logo depois.
Aprofundando a proximidade com Lula
Meses mais tarde, Rose começou a circular em torno de Lula, então candidato derrotado duas vezes em disputas à Presidência. A partir daí, embora oficialmente continuasse a trabalhar para Dirceu, passou a organizar a agenda de Lula e cuidar de suas contas. A proximidade entre os dois se aprofundou ao longo dos anos.
Quando Lula chegou ao poder, criou um escritório para a Presidência da República em São Paulo, na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta, e Rose foi imediatamente encaixada na lista de funcionários.
Foi ela a responsável pela reforma do escritório e sua decoração, que inclui um grande mural do petista chutando uma bola com a camisa do Corinthians e, sobre os sofás, almofadas revestidas com reproduções de fotos do ex-presidente. Logo após a reforma. Rose foi promovida a chefe do escritório, com salário de 11.000 reais.
Acompanhando Lula em viagens em que Marisa não ia
A partir daí, a ex-secretária ascendeu a um novo patamar. Nas viagens internacionais a que Marisa não ia (contam amigos que a ex-primeira-dama não lhe dirige a palavra e a ignora em eventos públicos), era Rose que acompanhava Lula.
Embora tenha feito 28 viagens com o ex-presidente, seu nome apareceu no Diário Oficial – como é de praxe entre os funcionários de sua categoria DAS – apenas em uma das primeiras, para Havana em 2003. Foi a única da comitiva a se hospedar na mesma ala de Lula. Nas demais vezes, seu nome foi incluído em uma lista de funcionários de segundo escalão que é enviada ao Itamaraty para homologação coletiva – e anônima – no Diário Oficial.
Foi o auge do prestígio de Rose, e ela se esbaldou nele. “Imagine uma pessoa que passou a vida pendurada no cheque especial e. de repente, recebe uma herança de um tio. Essa é a Rose”, descreve um antigo amigo. Frequentemente, convidava-se para almoços com diretores do Banco do Brasil – o gabinete que ela chefiava ficava no mesmo prédio do banco.
MEU CHEFE, MEU ÍDOLO -- o gabinete da Presidência em São Paulo, decorado por Rose com um pôster de Lula e almofadas estampadas com fotos do petista (Foto: Antonio Milena / Milenar)
MEU CHEFE, MEU ÍDOLO -- O gabinete da Presidência em São Paulo, decorado por Rose com um pôster de Lula e almofadas estampadas com fotos do ex-presidente (Foto: Antonio Milena / Milenar)
Almoços de 500 reais
Nessas ocasiões, sempre sugeria restaurantes como o chique, e caro, Fasano. “Pedia camarão ou lagosta. E um vinho “caro”, como gostava de falar. Os almoços nunca saíam por menos de 500 reais”, diz um dirigente. Sabia usar informações que obtinha no escritório, onde também despachavam os ministros em viagem a São Paulo.
Era comum vê-la servindo pessoalmente café e água nas reuniões com a presença de pessoas importantes. Também gostava de comentar sobre quem entrava e saía do prédio, movimentação que acompanhava de sua sala, equipada para monitorar o circuito interno de TV da segurança.
Brigando com gente importante
A sensação de poder foi fazendo com que ela, tida como geniosa, comprasse brigas com gente cada vez mais importante. No início do segundo mandato de Lula, Walfrido Mares Guia, então ministro das Relações Institucionais, comandou uma reunião com empresários no escritório de São Paulo.
No final, pediu que a imprensa entrasse. Rose tentou impedir: “O chefe não gosta de jornalistas por aqui”. Walfrido estrilou: “O chefe hoje aqui sou eu. Podem entrar os jornalistas”. Os dois nunca mais se falaram.
Outro com quem ela brigou foi o governador da Bahia, Jaques Wagner, que patrocinou a indicação de um técnico sem filiação ao PT para a diretoria do Banco do Brasil, quando Rose defendia um petista. Wagner levou a melhor.
Meses depois, ao chegar ao escritório de São Paulo para uma reunião, ele foi interpelado por Rose: “Como você pode jogar contra o PT? Isso é uma traição ao partido”. Wagner colocou-a em seu lugar: “A senhora me respeite, eu sou um governador de Estado”.
Rose continuou próxima de Lula depois que ele deixou o poder. É o que mostram conversas que ela teve com Paulo Vieira sobre a saúde do ex-presidente, que se recuperava do tratamento de câncer na laringe. ” É, eu já falei para ele. Ele tem de parar de se expor em público enquanto aquela perna dele não ficar boa (…) Ele levou um tombo domingo dentro de casa (…) Não sei o que aquela Clara Ant fica fazendo, aquele Paulo Okamotto, que deixam o cara… Ele tá parecendo um velho caquético.”
Clara Ant põe ordem nas atividades profissionais de Lula e Okamotto é seu braço financeiro. Ambos se dedicam em tempo integral a Lula.
Como se utilizava do cargo em seu benefício e de outros
A queda de Rose começou a se desenhar em fevereiro do ano passado, quando Cyonil da Cunha Borges de Faria, à época analista do Tribunal de Contas da União, procurou a PF e o Ministério Publico Federal para dizer que havia recebido de Paulo Vieira uma oferta de 300.000 reais para alterar um parecer em benefício de uma empresa de Santos.
A juíza Adriana Zanetti determinou a quebra dos sigilos de telefone e de e-mails de Paulo e seu irmão – e foi aí que Rose acabou flagrada. Embora não tenha tido o telefone nem a correspondência interceptados, o registro das conversas que manteve com os Vieira nos últimos anos mostrou que usava o cargo de chefe da Presidência em São Paulo para cuidar com desvelo de assuntos de seu próprio interesse.
Em troca dos “favores” que prestava à quadrilha dos Vieira, a ex- secretária fazia toda sorte de exigência: ingressos para camarotes no Carnaval, cruzeiros no litoral paulista, pagamento de uma cirurgia no ouvido e de parcelas de um apartamento financiado.
A miudeza dos pedidos sugere que Rosemary Noronha era uma “petequeira”, como são chamados os corruptos que operam na arraia-miúda. A protegida de Lula no, entanto, mexia com interesses graúdos. Além de indicar ocupantes para cargos de direção em agências reguladoras de cujas decisões dependem negócios bilionários, ela intermediava financiamentos em bancos públicos e facilitava reuniões de empresários com petistas de quatro estrelas para tratar de contratos vultosos no governo.
Lula e Rosemary recepcionam, em 2009, os jogadores Ronaldo e Willian, do Corinthians, time de futebol do ex-presidente (Foto: Antonio Milena / Milenar)
Lula e Rosemary recepcionam, em 2009, os jogadores Ronaldo e Willian, do Corinthians, time de futebol do ex-presidente (Foto: Antonio Milena / Milenar)
Intermediação para empresas
É o caso de um encontro que marcou com Ricardo Flores, então diretor de crédito do Banco do Brasil, para que representantes de uma empresa com atuação no setor portuário pudessem pedir a ampliação do valor de um crédito junto à instituição. A empresa já possuía uma linha de crédito de 85 milhões de reais e pretendia obter mais 48 milhões.
Em outra oportunidade, ainda no governo Lula, ela agendou com um alto dirigente da Secretaria de Comunicação da Presidência da República um encontro para que empresários pudessem propor a locação, para o governo, de placas de publicidade nos portos de Santos e do Rio de Janeiro.
As portas que Rose conseguia abrir graças à intimidade com Lula também serviram para arrumar negócios para sua própria família. A empresa New Talent que a própria Rose ajudou a criar e que foi registrada no nome do genro dela, conseguiu sem licitação um contrato de 1,2 milhão de reais para “prestação de serviços” a uma subsidiária do Banco do Brasil.
Os Vieira tinham consciência da importância de Rose para os negócios, mas, como em toda quadrilha, tentavam reduzir o naco dela na partilha. “Não fale muitas informações sobre os processos da Bahia com a Rose, pois temos que abafar a ‘pedição’ de dinheiro, pois a amiga é uma máquina de gastar”, escreveu Paulo para Rubens ainda em 2009.
Lula, de novo, não se explica
Mesmo quando recebeu a visita da PF em sua casa, na sexta-feira da semana retrasada. Rose manteve a empáfia. Aos policiais, disse: “Vou ligar para o chefe de vocês”. Telefonou para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que estava com o celular desligado. Procurou, então, José Dirceu, que disse nada poder fazer para ajudá-la.
Lula estava num voo, vindo da Índia. Até agora, o padrinho de duas décadas de Rosemary Noronha, indiciada pela PF por corrupção passiva, tráfico de influência e falsidade ideológica, não veio a público comentar o episódio. Pelo contrário, em discurso feito na semana passada, pareceu desdenhar dele ao dizer que a imprensa “só dá más notícias e esconde as boas”.
Embora o desbaratamento de uma quadrilha que usava de suas prerrogativas públicas para auferir vantagens não possa ser considerado uma má notícia, é compreensível que a revelação do episódio desagrade a Lula. Ao contrário do que ocorre em outros países, no Brasil, a vida privada dos políticos nunca foi considerada assunto de interesse público.
A forma como o ex-presidente distribui o seu afeto, portanto, é uma questão que só diz respeito a ele e seus familiares. A partir do momento, porém, que as consequências dessas escolhas transbordam para a esfera pública, ele não tem outra opção a não ser se explicar, talvez a única modalidade de comunicação na qual Lula não seja um mestre.

O último a saber da operação: o chefe da PF – o ministro da Justiça
(Foto: Ailton de Freitas / Ag. O Globo)
(Foto: Ailton de Freitas / Ag. O Globo)
A presidente Dilma Rousseff soube da Operação Porto Seguro pouco depois das 8 da manhã de sexta-feira por um telefonema de Luís Inácio Adams, advogado-geral da União. Adams havia sido acordado momentos antes por seu número 2, José Weber Holanda, um dos investigados. Dilma pediu para localizar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, mas ele não atendia aos telefonemas. Já irritada, a presidente só conseguiu falar com o ministro duas horas depois, quando soube que ele não tinha conhecimento de nada.
A operação pegou Cardozo e o chefe da Polícia Federal, Leandro Daiello, de surpresa Já que foi feita pela superintendência da Polícia Federal de São Paulo, sem comunicação a Brasília. Três dias depois, Cardozo não conseguia dizer à chefe com segurança se havia ou não escutas telefônicas envolvendo Rosemary e o ex-presidente Lula, como chegou a ser noticiado.
Só na manhã de terça-feira o ministro confirmou que não houve quebra de sigilo nas comunicações de Rose. Dilma fez duras criticas à atuação do ministro. Chegou a pensar em demiti-lo – desistiu por temer passara imagem de que não aceita que a PF investigue seu governo.
As superintendências não precisam avisar Brasília em grandes operações
Por mais incômoda que possa ter sido para Lula e para setores do governo, a operação foi conduzida dentro das normas da PF. Uma mudança na estrutura da autarquia feita na gestão de Tarso Genro (2007- 2010) descentralizou as grandes operações. As superintendências regionais ganharam competência para promover ações sem avisar Brasília.
Sob Márcio Thomaz Bastos (2003- 2007), os trabalhos eram centralizados. O então diretor do órgão, Paulo Lacerda, tinha um responsável pela inteligência e um pela atuação. As ações deviam ser autorizadas por um dos dois e sempre saíam de Brasília – o governo era avisado na véspera. De início, a descentralização foi considerada positiva.
Mas ela veio acompanhada de uma restrição orçamentária que praticamente engessou a PF
No governo, a Operação Porto Seguro foi interpretada como um “recado” da PF paulista, que não gosta do gaúcho Daiello (considerado um interventor e criticado pela rigidez com que comandou a superintendência paulista entre 2008 e 2010) nem de Cardozo (que deixou a segurança da Olimpíada e da Copa para as Forças Armadas). Questionado por emissários do governo, o superintendente da PF em São Paulo, Roberto Troncon, negou que a operação tenha tido motivação política.

A Outra e A Titular - é uma delícia falar mal da vida alheia




A Outra e A Titular eram Irmã Sol e Irmã Lua; quando a Uma aparecia no AeroLula, a Outra sumia (Fotos: Instituto Lula :: FolhaPress)
Neil: "A Outra e A Titular eram Irmã Sol e Irmã Lua; quando a Uma aparecia no AeroLula, a Outra sumia" (Fotos: Instituto Lula :: FolhaPress)
Por Neil maledicente confesso Ferreira, publicado no Diário do Comércio da Associação Comercial de São Paulo.
A OUTRA E A TITULAR: É UMA DELÍCIA FALAR MAL DA VIDA ALHEIA
O Ministro Marco Aurélio Mella levantou uma bola na rede para o Melandowski cortar e quase a dupla dinâmica melou o Julgamento do Mensalão.
O nosso lado destruiu com tamanha competência a tentativa meladora, que demos o maior baile neles. Joaquinzão, Fux, Gilmar, Celso de Mello e até a Camarilha hoje dos Três, Toffoli, Weber e Carmem Lúcia, trocaram de lado.
Melandowski fez algo que até eu que nada entendo de STFquês percebi:
Ao abraçar a tese do Marco Aurélio Mella, que foi feita pra melar, foi incoerente com a absolvição que deu ao “Delito de Formação de Quadrilha”, Dirceu o Inocente Injustiçado inclusive. Ao absolver da “Formação de Quadrilha”, impediu que a “Continuidade Delitiva” se estabelecesse, como bem perceberam Toffoli, Weber e Carmem Lúcia, que se sentiram, por coerência, obrigados a votar contra a “Continuidade Delitiva”, que livrava a cara até do João Paulo Cunha.
Isso tudo explodindo, só se fala de Lula e Rose, sendo Rose “A Marilyn do Lula”, como se isso tivesse qualquer importância na ordem das coisas, numa compulsão inaudita pra se meter na vida alheia. Eu si meto.
O Gilberto Carvalho disse que esse monte de lixo voando por aí — J. R. Guzzo escreveu na VEJA que “há 10 anos, Lula trouxe um monte de batedores de carteira”– é tudo culpa do FHC; no tempo dele os federais “não tinham a independência que agora têm”. Deve estar certo, ele é o Rei da Cocada Preta, da maior sabença deste mundo de Deus, supostamente sabe tudo sobre a morte do Celso Daniel.
Lula chifrou A Titular com A Outra, deglutindo modesto PF (prato feito e não Polícia Federal) de um baião de três — arroz, feijão e ovo frito mole –, que virou escândalo nacional. A Falha de S.Paulo deu nome aos bois (bois? (boisas são femininas, se temos Presidenta, temos boisas, oras). Apenasmente deu nome aos chifres e à que foi chifrada.
A Outra, móvel do ato talvez digno de repreensão, teria estabilidade no cargo que detinha desde 1993. “Estabilidade” vai por minha conta; no meu tempo, atingia estabilidade quem completasse 10 anos di sirviço no mesmo emprego; A Outra tinha uns 20.
Ninguém tem nada de ficar enchendo os pacová do Lula porque manteve uma funcionária funcionando por esse tempo todo. Teria tanta confiança nela, como Segunda Dama, que ela virou Primeira; alegadamente (quem “alegou” foi o Deputado Garotinho) teria carregado na sua bagagem que viajava como Mala Diplomática, o troquinho de 25 milhões de Euros, uns 75 milhõezinhos de Reais, para depositar no Banco do Espírito Santo.
O Ministro Marco Aurélio Mella levantou uma bola na rede para o Melandowski cortar e quase a dupla dinâmica melou o Julgamento do Mensalão (Foto: Agência Brasil)
"O Ministro Marco Aurélio Mella levantou uma bola na rede para o Melandowski cortar e quase a dupla dinâmica melou o Julgamento do Mensalão" (Foto: Agência Brasil)
Uma gorja perto das quantias propinodutadas nas corrupções oficiais, privadas e “joint ventures” oficiais-privadas, e já querem CPI.
Ter a mesma cumpanhera, esposa ou amante, por toda essa eternidade de 20 anos, é um feito admirável que por si só mereceria um troféu. Um dos dois, ou os dois em conjunto, devem possuir algo muito fora do comum; A Força deve estar com eles, que os proteja e guarde.
A discussão é se os honorários d´A Outra foram satisfeitos com dinheiro privado ou público; fora disso, nada tenho a declarar. Se você tiver, conte com todo o meu respeito. Vivemos num país em que enquanto não houver o “Controle Social da Mídia”, que é o codinome da Censura Cumpanhera, a livre expressão do pensamento ainda é livre; aproveite que está pra acabar.
Cito de memória alguns figurões do maior respeito, homenageados com votos, biografias, estátuas, nomes de cidades, ruas, praças, avenidas, estradas, aeroportos, que trilharam os mesmos caminhos ínvios trilhados por Lula e que levavam aos leitos Caixa Dois das suas respectivas Casas Civil e Militar, como diz o outro (quero ser apresentado a esse “o outro” que diz coisas tão sábias).
Getúlio Vargas, Franklin Delano Roosevelt, Perón, JK, JFK, Miterrand, Bill Clinton, Tancredo, FHC e não ponho minha mão no fogo pela Kirchner, ela carrega a tiracolo pra cima e pra baixo um jovem economista que é um gato, talequá Lula carregava A Outra no AeroLula. Lula pode contar com a aprovação e saudável inveja do “país dos mais 80%”: “U ômi papa todas.”
Serra e A. de Barros cabem no rol; não eram Chefes de Estado como os outros, mas chefiaram nas suas respectivas épocas um Estado muito mais rico e poderoso do que esses Estados mequetrefes, que só existem pra dar diplomas de “Doutor Honoris Causa” para PhDs em Ignorância Magna cum Laude.
Como sói suceder com todo segredo de alcova, estes eram tão secretos quanto “secreto” era o de JFK com a Monroe, que só a Máfia, eu e a torcida do Washington Redskins sabíamos.
A Outra e A Titular eram Irmã Sol e Irmã Lua; quando a Uma aparecia no AeroLula, a Outra sumia. A Outra fez umas 30 viagens internacionais, com passaporte oficial e todas as regalias do ramo, sempre que A Titular não estivesse na tripulação, e vice versa.
Fala-se agora que A Titular, na sua boa-fé, nunca teria se aproveitado da cansativa posição na relação com Lula, a não ser para nomear Melandowski para o cargo de Ministro do STF, é só o que se sabe. Fala-se que A Outra nomeou muito mais e conquistou mais vultosos benefícios, prestando sirviços. Não teria muito tempo pra enfiar o pé na jaca, o que fez com competência.
As más línguas matraqueiam 24 horas por dia, tacando mais veneno no “Rosegate”. Esquecem-se de que amanhã será outro dia e o escândalo do dia será outro e mais escandaloso ainda, como sói suceder nestes anos “DL”. “Anos DL” são os “Anos Depois de Lula.

Lewandowski quer criminosos condenados exercendo normalmente seu mandato de deputado.



Ministro Ricardo Lewandowski: com a insustentável leveza de quem dá um piparote numa bolinha de papel, admite deputados criminosos desempenhando normalmente seu mandato na Câmara  (Foto: José Cruz)
Ministro Ricardo Lewandowski: com a insustentável leveza de quem dá um piparote numa bolinha de papel, admite deputados criminosos desempenhando normalmente seu mandato na Câmara. Minha Nossa Senhora! (Foto: José Cruz)
Post publicado originalmente a 7 de dezembro de 2012, às 18 horas
Amigas e amigos do blog, comecei minha carreira de jornalista como foca, sem receber salário, aos 19 anos. Hoje tenho mais de 60. Deveria estar acostumado a tanta barbaridade “neztepaiz” mas, apesar do couro duro que adquiri ao longo das décadas, não consigo deixar de boquiabrir-me com o que ocorre em nossa vida pública.
Não adianta, não consigo.
É o caso da espantosa, inacreditável tese levantada no Supremo Tribunal pelo inevitável ministro revisor do processo do mensalão, Ricardo Lewandowski.
Como muitos de vocês sabem, Lewandowski acha que o Supremo não pode tomar a iniciativa de cassar os mandatos dos mensaleiros condenados que são deputados, como é o caso, por exemplo, do ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha.
Ele faz uma interpretação da Constituição, aparentemente minoritária no Supremo, segundo a qual só a própria Câmara poderia retirar o mandato de deputados condenados criminalmente, embora a própria Carta coloque a condenação criminal entre os casos de perda de direitos políticos — e, sem direitos políticos, ninguém pode exercer o mandato de deputado.
Ninguém, a meu ver, explicou melhor a dificuldade de interpretação que a própria Constituição provocou do que o Reinaldo Azevedo, razão pela qual recomendo fortemente a leitura do post dele.
Mas, voltando ao caso propriamente dito: como jovem repórter em Brasília, recebi durante um bom período a incumbência de cobrir o Judiciário, a começar pelo Supremo Tribunal. Lá, conheci grandes figuras de ministros, como Luís Galotti, Hahnemann Guimarães, Antonio Villas-Bôas, Gonçalves de Oliveira, Lafayette de Andrada, Hermes Lima ou Evandro Lins e Silva.
Tive o privilégio de ser aluno de um dos maiores ministros da história do Supremo, Victor Nunes Leal, com quem, além disso, meu falecido Pai, grande advogado, colaborou sem remuneração para formatar o que hoje são as Súmulas de Jurisprudência do tribunal.
Posso dizer, então, que alguma familiaridade tenho, ou tive, com o Supremo — e com um Supremo cujos ministros mostraram grande coragem durante a ditadura militar, volta e meia contrariando a vontade dos generais. Não por acaso, houve medidas arbitrárias e violentas contra a Corte, como o aumento por ato de força do número de seus integrantes e, posteriormente, a cassação de ministros.
Então, essa é uma razão mais para ficar boquiaberto diante de um ministro do Supremo que, com cara limpa, tranquilamente, com a insustentável leveza de quem dá um piparote numa bolinha de papel, sugere que — caso prevaleça sua tese, e na hipótese (não improvável) de a Câmara NÃO cassar os mensaleiros – deputados condenados como criminosos pela própria Corte possam dormir na cadeia e, durante o dia, mediante uma licença especial, participar das sessões da Câmara!
E pensar que esse senhor, Lewandowski, em dois anos mais será o PRESIDENTE do Supremo!!!
Ricardo Setti - Veja

Da droga para a lama: imagens chocantes mostram a destruição física de viciados


Ricardo Setti - Veja

Depois de algum tempo, os cabelos já não são os mesmos. O rosto perde a cor. As bochechas somem. Os dentes caem.  A pele ganha manchas, olheiras, rugas, machucados. Os olhos perdem completamente o brilho.
Esses são os efeitos físicos mais visíveis causados pela uso de drogas pesadas, incluindo cocaína, heroína e metanfetamina – como você pode ver nas chocantes imagens abaixo.
As fotos à esquerda mostram viciados em drogas ao serem presos pela primeira vez. As da direita revelam as mesmas pessoas algum tempo depois, durante a segunda, terceira ou quarta passagem pela cadeia. As imagens foram organizadas pelo gabinete do xerife do Condado de Multnomah, no Estado de Oregon, nos Estados Unidos, com o objetivo de alertar a população para os efeitos reais das drogas.
E são apenas os efeitos físicos. Imaginem os efeitos psicológicos. Assustador, não?!
viciado-drogas
Fotos com diferença de 7 anos
viciado-drogas3
Diferença de 3 anos
viciado-drogas4
Diferença de 3 anos
viciado-drogas5
Diferença de 4 anos
viciado-drogas6
Diferença de 2 anos
viciado-drogas7
Diferença de 4 anos
viciado-drogas8
Diferença de 7 anos
viciado-drogas9
Diferença de 6 meses
viciado-drogas10
Diferença de 4 anos
viciado-drogas11
Diferença de 11 anos
viciado-drogas12
Diferença de 8 meses
viciado-drogas14
Diferença de 1,5 anos
viciado-drogas16
Diferença de 2,5 anos
viciado-drogas17
Diferença de 1 ano
viciado-drogas18
Diferença de 3 meses

12 órgãos abrem inscrições para 1,9 mil vagas no início da semana

reprodução - web


Pelo menos 12 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (17) e terça-feira (18) para 1.893 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade.

Os salários chegam a R$ 6.503,07 na Polícia Militar de Goiás, que oferece 1.180 vagas.


Os órgãos que abrem inscrições na segunda-feira para 491 vagas são os seguintes: Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia, Conselho Regional de Farmácia do Ceará, Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Cruzeiro do Sul (AC), Prefeitura de Eldorado (SP), Prefeitura de São Pedro da Água Branca (MA), Prefeitura de Serra da Raiz (PB) e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.
Na terça-feira, Câmara Municipal de Campo do Meio (MG), Polícia Militar de Goiás,  Prefeitura de Carandaí (MG) e Prefeitura de Uberlândia (MG) abrem prazo para 1.402 vagas

Dia 17
Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia
A Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) abriu concurso público para 161 vagas em cargos de nível médio/ técnico e superior. Os salários vão de R$ 1.733,01 a R$ 3.513,70 (edital).

Os cargos de nível superior são para analista de processos técnicos nas áreas de engenharia civil, engenharia sanitária, engenharia agrimensura, engenharia mecânica, biologia, geologia, geografia, engenharia agronômica, direito, contabilidade, administração, assistência social e sociologia.
As vagas de nível médio são para técnico de processos operacionais nas áreas de topografia, técnico de eletrotécnico, contábil-financeira e apoio administrativo, operador de equipamento de perfuração e bombeio na área de técnico sondador e oficial de manutenção e instalação nas áreas de técnico eletricista, técnico mecânico, técnico soldador e técnico em torneiro mecânico.
As oportunidades são para as cidades de Barreiras, Caetité, Feira de Santana, Irecê, Juazeiro, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Maria da Vitória, Seabra, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista.
As inscrições podem ser feitas no período de 17 de dezembro a 9 de janeiro de 2013 pelo endereço eletrônico www.selecao.uneb.br/cerb2012. A taxa é de R$ 60 para nível médio/ técnico e R$ 70 para nível superior.
A prova objetiva será aplicada no dia 27 de janeiro de 2013, das 13h às 17h, nas cidades de Barreiras, Feira de Santana, Juazeiro, Salvador, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista.
A validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Conselho Regional de Farmácia do Ceará
O Conselho Regional de Farmácia do Ceará abriu concurso para 68 vagas: 8 imediatas e 60 para formação de cadastro de reserva. Os salários são de R$ 744,21 para o cargo de nível fundamental e de R$ 2.236,69 para cargos de nível superior. As vagas são para Fortaleza, Sobral e Cidade Juazeiro (edital).

O cargo de nível fundamental é de profissional de suporte administrativo. Os cargos de ensino superior são de profissional de fiscalização, contador e advogado.

As inscrições devem ser feitas de 17 de dezembro a 18 de janeiro de 2013 pelo site www.consep-pi.com.br. A taxa é de R$ 16,00 para profissional de suporte administrativo e de R$ 18,00 para os cargos de nível superior.

A prova objetiva será realizada dia 24 de fevereiro de 2013, a partir das 9h, com três horas de duração. Os locais de aplicação da prova objetiva serão divulgados até dia 15 de fevereiro de 2013 no site www.consep-pi.com.br e no CRF/CE.
Polícia Militar de Mato Grosso do Sul 
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul divulgou edital de concurso público para 20 vagas no Curso de Formação de Oficiais PM/2012.O salário é de R$ 5.102,62 (edital).

São 16 vagas para o sexo masculino e 4 para o sexo feminino. Os aprovados vão fazer parte do quadro de oficiais da Polícia Militar (QOPM). Haverá reserva de 10% das vagas para negros e 3% para índios.
Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível médio completo e altura mínima de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino.
Candidatos militares estaduais devem ter idade mínima de 18 anos e máxima de 34 anos, 11 meses e 29 dias. Já candidatos civis precisam ter 18 anos e idade máxima de 24 anos, 11 meses e 29 dias.
Ao ser matriculado no Curso de Formação de Oficiais, o Aluno-Oficial PM receberá, mensalmente, o valor total de R$ 1.821,48 e o subsídio no valor de R$ 3.281,14, totalizando R$ 5.102,62.
O curso de formação de oficiais será realizado nas academias de Polícia Militar dos estados que disponibilizarem vagas para a PM-MS. A duração máxima será de 5 anos.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 17 e 28 de outubro pelo site www.concurso.ms.gov.br. A taxa é de R$ 87,10.
A seleção é composta de 5 fases: prova objetiva escrita, exame de aptidão mental (exame psicotécnico), exame de saúde antropométrico e clínico, exame de capacitação física e investigação.
A data, o horário e os locais de prova ainda serão divulgados pela organizadora. Todas as etapas serão realizadas em Campo Grande.
O concurso terá 1 ano de validade e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.
Prefeitura de Cruzeiro do Sul (AC) 
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul (AC) divulgou edital de concurso público para 62 vagas de professor. O salário é de R$ 1.112 (edital).

Todas as vagas são para professor – 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os candidatos devem ter licenciatura em pedagogia ou letras vernáculo.
Além do salário, os profissionais vão receber abono de R$ 225. A jornada de trabalho é de 25 horas semanais.
As inscrições devem ser feitas no período de 17 a 21 de dezembro na Escola Thaumaturgo de Azevedo, localizada na Rua Floriano Peixoto, 1.060, das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Não há cobrança de taxa.
Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva e prova discursiva.
A prova objetiva será no dia 13 de janeiro de 2013, das 14h às 18h.
A validade do concurso será de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Eldorado (SP)
A Prefeitura de Eldorado (SP) abriu concurso público para 71 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 629,81 a R$ 4.948,25 (edital).

Os cargos de alfabetizado e nível fundamental são de servente, agente de saneamento, ajudante geral, cozinheiro e motorista.

Os cargos de nível médio/técnico são de agente administrativo, auxiliar de consultório de dentista, auxiliar de enfermagem, auxiliar de farmácia, escriturário, técnico em enfermagem, técnico em enfermagem - vigilância epidemiológica e técnico em raio x.

Os cargos de nível superior são de dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico cardiologista, médico clínico geral, médico ginecologista, médico pediatra, médico oftalmologista e nutricionista.

As inscrições serão realizadas somente pelo site www.mouramelo.com.br no período de 17 de dezembro a 14 de janeiro de 2013. As taxas vão de R$ 20 a R$ 48.

A prova objetiva está prevista para o dia 27 de janeiro de 2013.

Prefeitura de São Pedro da Água Branca (MA)
A Prefeitura de São Pedro da Água Branca (MA) divulgou edital de concurso público para 90 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 622 a R$ 6.000 (edital).

Os cargos de nível superior são para enfermeiro, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, professor de ensino fundamental do 6º ao 9º ano (inglês, ciências, geografia, história, português e matemática), educador físico, médico ginecologista, cirurgião geral, pediatra, clínico geral, nutricionista, odontólogo, supervisor escolar, coordenador pedagógico, psicólogo e assistente social.
As vagas de nível médio são para agente social, auxiliar administrativo, fiscal de tributos, fiscal de vigilância sanitária, secretario escolar, técnico de enfermagem, técnico em laboratório de análises clínicas, digitador, professor de educação infantil e professor de 1º ao 5º ano.
Os postos de nível fundamental são para agente de epidemias e controle de doenças, eletricista, auxiliar serviços gerais, agente de portaria, encanador, gari, jardineiro, merendeira, motorista, vigia e zelador.
Os candidatos podem se inscrever no período de 17 de dezembro a 11 de janeiro de 2013 no prédio do setor de contabilidade do município, localizado na Avenida Castelo Branco, s/nº, das 8h às 12h e das 14h às 17h, em dias úteis. A taxa é de R$ 25 para nível fundamental, R$ 40 para nível médio e R$ 60 para nível superior.
As provas objetivas estão previstas para o dia 3 de fevereiro de 2013. Ainda haverá prova de títulos para os cargos de nível superior e para professores, e prova prática para digitador.
O concurso terá 2 anos de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.
Prefeitura de Serra da Raiz (PB) 
A Prefeitura de Serra da Raiz (PB) divulgou edital de concurso público para 28 vagas. São 23 vagas imediatas e 5 para formação de cadastro de reserva. Os salários vão de R$ 622 a R$ 1 mil (edital).

Os cargos de nível superior são para assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico - PSF, odontólogo - PSF, psicólogo, professor de ciências, professor B - matemática e veterinário.
As vagas de nível médio são para agente comunitário de saúde, orientador social - ProJovem, orientador social - Peti, motorista categoria D, orientador social e educacional e técnico de cadastro do bolsa família.
Os postos de nível fundamental são para auxiliar de serviços gerais e pedreiro.
As inscrições podem ser feitas no período de 17 de dezembro a 5 de janeiro de 2013 pelo site www.funvapi.com.br. A taxa é de R$ 22 para nível fundamental e médio e R$ 24 para nível superior.
A prova objetiva será no dia 3 de fevereiro de 2013, das 8h às 12h.
O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado por igual período.

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais divulgou edital de concurso público para 97 vagas em cargos de nível superior. Os salários variam de R$ 1.421,48 a R$ 2.967,54 (edital).

São 80 vagas para médico perito nas especialidades de cardiologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, medicina do trabalho, ortopedia, clínica médica, neurologia e outras especialidades. Os candidatos devem ter graduação em medicina e pós-graduação lato-sensu ou residência médica. O salário inicial é de R$ 2.967,54.
São 17 vagas para gestor governamental na especialidade de fisioterapia. É preciso ter nível superior em fisioterapia e pós-graduação lato sensu. O salário é de R$ 1.421,48.
As vagas são para as cidades de Belo Horizonte, Almenara, Araçuaí, Barbacena, Caratinga, Coronel Fabriciano, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Itabira, Janaúba, Lavras, Leopoldina, Montes Claros, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.
Os candidatos devem se inscrever no período de 17 de dezembro a 10 de janeiro de 2013 pelo site www.funcab.org. A taxa é de R$ 70 para gestor governamental e de R$ 78 para médico perito.
A prova objetiva será aplicada no dia 3 de fevereiro de 2013, em Belo Horizonte. Ainda haverá prova de títulos para todos os cargos.
A validade do concurso público será de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Dia 18
Câmara Municipal de Campo do Meio (MG) 
A Câmara Municipal de Campo do Meio (MG) divulgou edital de concurso público para 3 vagas de nível médio/ técnico. Os salários vão de R$ 760 a R$ 692 (edital).

As vagas são para assistente de administração e assistente de processamento de dados. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
As inscrições podem ser feitas no período de 18 de dezembro a 4 de janeiro de 2013 pelo site www.magnusconcursos.com.br. A taxa é de R$ 40 para assistente de administração e R$ 50 para assistente de processamento de dados.
Os candidatos também podem se inscrever pessoalmente na sede da câmara, localizada na Rua José Miguel Vilela, 256, das 8h às 17h, em dias úteis.
A prova objetiva será aplicada no dia 13 de janeiro de 2013.
O concurso terá 2 anos de validade e poderá ser prorrogado.

Polícia Militar de Goiás
A Polícia Militar de Goiás vai reabrir o prazo de inscrições dos concursos públicos para o total de 1.180 vagas na corporação. Os cargos exigem nível superior. São 80 vagas para oficial e 1.100 para soldado (edital).

A decisão se deve ao fato de que o edital não previa a isenção de taxa de inscrição para candidatos de baixa renda. Os candidatos terão o período de 30 de novembro a 9 de dezembro para se cadastrar como candidatos hipossuficientes no site www.nucleodeselecao.ueg.br.
São 60 vagas são para oficial combatente/cadete, que disponibiliza 54 oportunidades para mulheres e 6 para homens. O salário é de R$ 3.945,24.
Há ainda 10 vagas para oficial da saúde (médico); 8 para oficial da saúde (odontólogo) e 2 para oficial da saúde (psicólogo). O salário é de R$ 6.503,07.
Os candidatos devem ter diploma em direito para oficial combatente/cadete, e curso superior completo na respectiva área de formação para o oficial da saúde.
Do total de vagas para soldado, 1.050 são para soldado combatente e 50 para soldado músico. Os candidatos devem ter diploma ou certificado de conclusão de curso superior em qualquer área do conhecimento. O salário é de R$ 2.971,95.
Para soldado combatente são exigidos ainda idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos de idade na data da inscrição; altura mínima de 1,65m (sexo masculino) e 1,60m (sexo feminino); e CNH na categoria “B”. Para soldado músico são exigidos ainda idade mínima de 18 anos e máxima de 35 anos de idade na data da inscrição e altura mínima de 1,65m (sexo masculino) e 1,60m (sexo feminino).
As inscrições devem ser feitas de 18 a 26 de dezembro pelo site www.nucleodeselecao.ueg.br. A taxa é de R$ 120 para oficial e de R$ 80 para soldado.
O concurso para oficial terá prova objetiva, redação, avaliações de aptidão física, médica e psicológica e da vida pregressa e social. As provas objetiva e de redação serão no dia 3 de fevereiro de 2013, em Goiânia.
Os candidatos a soldados passarão por prova objetiva, redação, avaliação de aptidão física, avaliações médica, psicológica e da vida pregressa e social e teste de capacidade técnica (este último somente para soldado-músico). As provas objetiva e de redação serão realizadas em Aparecida de Goiânia, Formosa, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Porangatu, em 27 de janeiro de 2013, das 13h10 às 17h10.
Os aprovados devem ser empossados a partir de abril de 2013.
Prefeitura de Carandaí (MG) 
A Prefeitura de Carandaí (MG) divulgou edital de concurso público para 207 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 622 a R$ 1.621,68 (edital).

Os postos de nível fundamental são para auxiliar administrativo, motorista, operador de máquinas, auxiliar de serviços gerais, coveiro e operário.
As vagas de nível médio são para professor I, técnico em informática, agente administrativo, secretária escolar e monitor de creche.

Os cargos de nível superior são para advogado, assistente social, contador, dentista, enfermeiro, farmacêutico, fiscal tributário, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico nas especialidades de angiologia, cardiologia, clínica geral, ginecologia/obstetrícia, neurologia, ortopedia, pediatria e psiquiatria, psicólogo, professor II nas disciplinas de artes, ciências, educação física, educação religiosa, história, inglês, matemática e de português/literatura e supervisor educacional.
Os candidatos podem se inscrever no período de 18 de dezembro a 16 de janeiro de 2013 pelo endereço eletrônico www.jmpm.com.br. A taxa varia de R$ 35 a R$ 90.
Também é possível fazer a inscrição presencialmente no posto instalado na Praça Barão de Santa Cecília, 68, das 8h às 11h e das 12h30 às 17h30.
As provas objetivas estão previstas para o dia 27 de janeiro de 2013.
A validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.

Prefeitura de Uberlândia (MG) 
A Prefeitura de Uberlândia (MG) abriu processo seletivo simplificado para contratação, por tempo determinado, para a função de sepultador. Ao todo são ofertadas 12 vagas, sendo 8 para o Cemitério Bom Pastor, 2 no Cemitério São Pedro, 1 no Distrito de Martinésia e 1 no Distrito de Tapuirama - 10% das vagas são destinadas aos candidatos com deficiência (edital).

O salário é de R$ 712,23 para jornada de 30 horas semanais. O sepultador controla o cumprimento das exigências para sepultamento, exumação e localização de sepulturas, auxilia no transporte de caixões, preparar sepulturas, abrindo covas e moldando lajes para tampá-las, auxilia na confecção de carneiros e gavetas, faz exumação, entre outras funções.

O candidato deve ter ensino fundamental completo.

As inscrições devem ser feitas do dia 18 a 27 de dezembro pelo site http://www.uberlandia.mg.gov.br/?pagina=inscricoesConcursos.

O candidato poderá conferir a regularidade do registro de dados de inscrição em lista a ser divulgada no portal da Prefeitura a partir do dia 3 de janeiro de 2013. O candidato cujo nome não conste na lista oficial divulgada terá que comparecer até o dia 8 de janeiro, munido de comprovante, no Centro Administrativo Municipal - na Diretoria de Desenvolvimento Humano - localizada na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, Bloco 2, 2º piso, no bairro Santa Mônica, das 12h às 17h.

O processo seletivo constará de prova prática, onde será avaliada a capacidade do candidato para o desempenho das atribuições referentes à função, onde será considerado apto ou inapto. Além disso, o candidato será classificado de acordo com o nível de escolaridade. A data, horário e local para a realização da prova prática para será agendado, posteriormente, com cada candidato.

A divulgação do resultado do processo seletivo será feita no Diário Oficial, que poderá ser acessado no portal da Prefeitura de Uberlândia e também será fixado no mural da Diretoria de Desenvolvimento Humano. A convocação dos candidatos selecionados será feita de acordo com a ordem classificatória para preenchimento da ficha cadastral e encaminhamento para exame médico admissional. Os candidatos serão informados da função a ser exercida, da área de atuação, do tempo de contratação, a lotação, o horário de trabalho, a jornada de trabalho e o início de seu exercício.

Os aprovados no processo seletivo serão chamados para o desempenho das atribuições de acordo com a ordem de classificação e necessidades da secretaria. O profissional que, por incompatibilidade de horário ou qualquer outro motivo, não assumir a vaga oferecida no momento da convocação, perderá o direito à vaga. Após o prazo de 48 horas, o candidato convocado que não comparecer, dará direito à Diretoria de Desenvolvimento Humano de convocar o próximo classificado.
G1