domingo, 27 de novembro de 2011

Empresários orientam como ter a própria empresa

reprodução / internet

Empresários que já passaram pela experiência de abrir uma empresa e mantê-la próspera e saudável responderam perguntas de leitores que sonham em ter um negócio próprio, como parte das atividades da Semana Global do Empreendedorismo.
Foram selecionadas questões enviadas por leitores, que foram respondidas pelos seguintes empresários: Rodrigo Azevedo, criador do Comunique-se; e Helio Katanosaka, da empresa de tecnologia da informação Tech4b.
1) Gostaria de saber quais as possibilidades, e dificuldades, de se abrir um negócio sem capital próprio. Existe um nível máximo tolerável para utilização de capital de terceiros na formação da empresa? (Pergunta enviada por Rafael Barbosa)
Resposta do Hélio: Se o plano de negócio for consistente, mostrar diferencial, tiver potencial de crescimento, e você apresentar credenciais de que pode realizá-lo, existem investidores chamados “anjos”com disposição de investir, porém neste caso, você abrirá mão de parte da empresa. Nestes casos o melhor seria buscar “anjos” mais próximos, como pai, mãe, família.

2) Minha vontade é trabalhar com prestação de serviço para empresas na área de informática e vendas. Eu já até tenho a empresa, mas não foi pra frente. Em licitações de prefeituras é impossível. Mas como eu poderia oferecer o serviço para empresas particulares? (Pergunta enviada por Klayton Silva)

Resposta do Hélio: Serviços de manutenção de computadores virou commodity, ou seja, comum: o diferencial está na capacidade de atendimento e preço ea  escala conta muito neste segmento. Daí a dificuldade de se estabelecer novas empresas de porte pequeno, a concorrência está ocorrendo entre grandes corporações. De qualquer maneira faça um plano de negócios, verifique o mercado que você quer atuar, os seus diferenciais, a concorrência e, quem sabe, você pode criar uma empresa de nicho.

3) Vou aposentar como professora, mas sempre tive um sonho de ter minha própria escola, mas diferente, sem compromisso com curriculos e formalidades. Um lugar onde seja gostoso aprender. Meu marido é professor de educação física, minha filha pedagoga, e minha irmã artista plástica. Tenho pessoal e sócios, mas não tenho dinheiro. Por onde começar? (Pergunta enviada por Ana Paula)
Resposta do Hélio: Ana Paula, entendi que você não possui capital suficiente para iniciar, certo? Sendo isto, vale a pena montar um plano de negócio, verificar o mercado potencial, as concorrências, fazer um estudo dos custos necessários e ver qual montante é necessário para abrir este negócio. Não esqueça das questões legais, de segurança, pedagógicas (este mercado está bem regulamentado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Discuta com os sócios qual será a participação de cada um no investimento e se será necessário buscar capital externo. Como os sócios, além de investidores de capital, também terão função dentro da organização, é muito importante deixar estes papéis separados.
4) O capital que tenho não é suficiente para abrir a empresa, devo recorrer a um banco para conseguir esse capital? (Pergunta enviada por Ricardo Net)
Resposta do Hélio: Ricardo, para inicio de um novo empreendimento, procure fazer um bom plano de negócio, e antes de ir a um banco, procure pessoas mais próximas que possam te ajudar neste período (família, amigos etc etc). No plano de negócio, verifique se o investimento não pode ser feito em fases, e com o retorno do negócio você pode custear as outras fases do investimento.

5) Eu já abri o meu negócio próprio. A minha dúvida é administrar, porque estou trabalhando há mais de um ano e não vejo o retorno do dinheiro. Não estou sabendo controla as entradas e as saídas. (Pergunta enviada por Fabiana Santos)
Resposta do Hélio: Fabiana, assim como na administração das contas familiares, vale a pena colocar em uma planilha os custos e as receitas, com isto você pode organizar duas ações: a) como aumentar a receita b) como cortar custos. Verifique se realmente todos os custos são necessários para o negócio, seja bem crítica e criteriosa. Outra possibilidade é obter condições melhores de compra e financiamento; se pagar à vista, negocie um desconto. Comprando em escala pode-se ter uma redução de valores.

6) Olá, faz uma semana que abri uma cafeteria. Gostaria de saber qual o prazo mínimo para pelo menos, a casa estar pagando as contas básicas? Eu tenho um diferencial muito importante comparando com meus concorrentes que são: qualidade, forma de atendimento, exibição dos produtos, higiene, wi-fi... Sei que demora um pouco para fidelizar a clientela. Mas nos dias de hoje, qual é a melhor estratégia para fazer uma boa publicidade? Fiz panfletos, mas não estou vendo resultado. (Pergunta enviada por Elisabete Honda)
Resposta do Hélio: É importante você ter um plano de negócios para poder acompanhar os resultados entre o planejado versus o realizado. Crie uma planilha projetando de 24 a 36 meses de receitas mensais (volume de produtos vendidos, valores de cada produto), de impostos a serem pagos, e despesas mensais: insumos da cafeteria, folha de pagamento, custos gerais (aluguel, água, luz entre outros). Com esta projeção você  verificará qual o tempo necessário para operar no azul,  qual o capital necessário a ser investido para manter o funcionamento da cafeteria.
Para este segmento de negócio, na minha opinião, a melhor forma de divulgação é a propaganda boca a boca, bons produtos e serviços, cuidado no atendimento e local limpo e agradável. Eu frequentaria.

7) Gostaria de saber a lista de todos os impostos que estão vinculados a uma pequena ou micro empresa, quais as caracteristicas de cada um, datas de vencimento e se é possivel administrá-los sem a contratação de um contador para isto. (Pergunta enviada por Raul Filho, do Rio de Janeiro, RJ)
Resposta do Rodrigo: Taí um assunto chato. Mas tem PIS/Cofins, Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto de Renda e vários outros. De forma direta: não dá para fazer sem contador até pq precisa ser contador para assinar balanços e outras atividades.

8)  Acabo de abrir uma pequena empresa de manutenção industrial voltada ao setor sucroalcoleiro. Este setor é o de maior expressão nesta região. Durante três meses do ano o setor necessita muito destes serviços, durante os outros meses praticamente não existe necessidade. Para cortar gastos tenho feito praticamente tudo dentro da empresa, meus gastos principais estão relacionados às visitas nas usinas. Tenho experiência técnica estou trabalhando com valores abaixo do mercado, mas estou encontrando muitas dificuldades para entrar neste mercado, e não consigo pensar em algo paralelo. (Pergunta enviada por Arisvaldo Azevedo) 
Resposta do Rodrigo:  Você está em um negócio sazonal. E pelo o que pude entender, você tem forte demanda por apenas três meses do ano e depois, fica meio paradão. E você está em um segmento de manutenção industrial, imagino, de equipamentos. Em vez de buscar mais redução de custos, sugiro que você capacite seus técnicos para que sua empresa possa dar manutenção a outros segmentos, completando o ano.

Um exemplo: tem empresa que presta serviço de manutenção de ar condicionado, certo? Eles vendem muito no verão. Chega no inverno, as vendas despencam. Sabe o que eles fazem? Dão manutenção também a outras coisas, como geladeiras, fogões, freezers etc. Assim, passam a ter trabalho o ano todo!
G1 - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário