Novos dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indicam que 634 escolas da Paraíba foram conectadas à banda larga em 2010. A ação é resultado do Projeto Banda Larga nas Escolas (PBLE), do governo federal cuja meta é que todas as escolas do Brasil estejam plugadas até o fim deste ano. De acordo com o gerente de Tecnologias Educacionais do Estado, Gilmar José da Silva, cerca de 80% das escolas com laboratório de informática já tiveram sua internet revertida para o novo sistema. Os dados apontam 1. 557 escolas no Estado já atingidas pelo benefício.
A Gerência de Tecnologias responsável pela implantação do PBLE na Paraíba, garante que o processo de implantação da internet nas escolas do Estado está correndo bem. “A dificuldade no começo era para ajustar a logística das empresas ao funcionamento do projeto, mas com tudo adaptado, o processo está correndo bem e acelerado”, afirma ele. A iniciativa beneficia os estudantes que, dessa forma, têm a possibilidade de consultar a mais conteúdos numa velocidade maior obtendo informação que complementaria a educação da sala de aula.
O projeto é fruto de um convênio entre governo federal e operadoras de banda larga. O PBLE abrange todas as escolas públicas urbanas de ensinos fundamental e médio. Além disso, também são beneficiadas pela parceria escolas de formação de professores que sejam vinculadas à União, aos Estados e ao Município.
Ainda segundo o gerente de Tecnologias, mesmo as escolas localizadas em áreas onde não existe cobertura da operadora credenciada, o serviço está sendo implantado através de sistemas via satélite. A intenção de garantir a qualidade da navegação e o acesso ilimitado trazendo mais velocidade e capacidade de acesso. A banda larga facilita acesso também a músicas, vídeos e demais conteúdos multimídia que são consultados nos laboratórios, com supervisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário