sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

24 cidades não estão preparadas para dengue

Os municípios que compõem a 6ª Gerência Regional de Saúde da Paraíba, que abrange 24 cidades polarizadas por Patos, no Sertão, não contam ainda com uma estrutura adequada para atender aos casos de dengue hemorrágica, considerada o tipo mais grave da doença. Nesses casos, o nível de plaquetas caem consideravelmente e a pessoa pode morrer em consequência dos sangramentos. 
O problema atinge as cidades de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Condado, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Mãe D’Água, Malta, Maturéia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira, Várzea e Vista Serrana.
O Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, que é referência na região para atender aos casos de urgência e emergência, atualmente não dispõe de infectologista, os médicos ainda não estão devidamente capacitados nem existe estrutura adequada, segundo informações divulgadas pela direção daquela unidade hospitalar. A situação, de acordo com o gerente da 6ª Regional, Davi Nunes da Paz, deve começar a ser resolvida a partir desta semana. Ele disse que vai solicitar à Secretaria de Estado da Saúde a contratação de um infectologista para atender no hospital, pois este seria o profissional mais indicado para notificar os casos de dengue hemorrágica.
O gerente disse que a situação será tratada durante uma reunião, hoje, em João Pessoa, num encontro que servirá para que o Estado avalie a situação de todas as regionais para o enfrentamento da doença. “No que se refere a Patos, nossa intenção é transformar o Hospital Infantil e o Hospital Regional em dois núcleo de referência para atender aos casos de dengue, equipando-os devidamente”, informou. Ele disse ainda que começará na próxima semana a capacitação dos profissionais do Hospital Janduhy Carneiro em urgência e emergência, que contempla entre outras habilidades, a preparação para atuar em casos mais graves de dengue.
Como medida preventiva, o gerente reuniu esta semana representantes de todos os 24 municípios que compõem sua região e cobrou deles a elaboração de um plano de contingência específico para cada um como forma de se prevenir a proliferação do mosquito da dengue e consequentemente da doença. “Esse apoio dos municípios será imprescindível para alcançarmos nossa meta”, disse. 
Os dados finais sobre o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti na Paraíba só devem ser divulgados no início do mês de março quando os municípios tiverem concluído o levantamento do primeiro ciclo bimestral. 
No momento, todas as informações disponíveis são parciais. No caso dos municípios da 6ª Gerência, o diagnóstico parcial apontou que Vista Serrana é o que tem apresentado o maior número de residências com foco. De cada 100 imóveis, em 15 foi detectada a presença do mosquito. Outros municípios onde a primeira impressão indica a intensificação dos trabalhos de prevenção foram: Cacimbas (11,9%), Mãe D’Água (7%), Cacimba de Areia (7,3%) e São José do Bonfim (6,3%).

Por: Alberto Simplício

Nenhum comentário:

Postar um comentário