sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Diabéticos e hipertensos irão receber medicamentos gratuitos

Até o próximo dia 14 de fevereiro serão implementadas as medidas para que portadores de diabetes e hipertensão tenham acesso gratuito a medicamentos. A medida, anunciada na manhã de ontem pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, beneficiará mais de dez mil pacientes na Paraíba.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a Paraíba registra a ocorrência de 7.725 casos de hipertensão e 3.144 casos de diabetes dos tipos 1 e 2, muitos dos quais também sofrem concomitantemente de hipertensão e que podem ser beneficiados com esta nova medida. O acesso desta população aos medicamentos será através dos 169 estabelecimentos que são credenciados no programa ‘Aqui Tem Farmácia Popular’, em todo o Estado. 
Para ter acesso ao benefício é necessário que o usuário apresente um documento com foto, CPF e a receita médica, que é exigida para evitar a automedicação. Esses pontos-de-venda terão uma relação que mostrará à população todos os produtos que estão sendo oferecidos.
O acesso popular a medicamentos já ocorre no Brasil através do financiamento, pelo governo federal, de 90% do valor de referência do produto. Neste programa, a população tem mais facilidade de adquirir também medicamentos para asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 33 milhões de brasileiros estão com o diagnóstico de hipertensão arterial. Desse total, 80% são atendidos na rede pública de saúde. Já em relação à ocorrência de diabetes, dos 7,5 milhões portadores da doença, seis milhões dependem do SUS. 
Para se ter uma ideia da gravidade dessas duas doenças, em 2010, foram registrados 1.222 mortes de pacientes com diabetes melitos na Paraíba. Outros 975 pacientes morreram com problemas advindos da hipertesão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário