sexta-feira, 29 de abril de 2011

Lixão de Patos é visitado pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

27 de abril



Para despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela preservação do meio ambiente, os orientadores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, PETI, promoveram uma aula de campo no Lixão de Patos. A atividade aconteceu hoje, 27, nos turnos da manhã e da tarde.

A idéia é mostrar aos adolescentes a realidade de quem procura no lixo o seu sustento. “O nosso foco principal é humanizar os nossos adolescentes em vista da realidade da nossa vida diante da situação encontrada aqui no lixão”, comentou Acilina Candeia, orientadora social do PETI. A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo programa. “Nós queremos levar aos adolescentes uma forma de aprendizagem fortalecendo os valores e atitudes e proporcionando conceitos básicos de meio ambiente”, explicou.

Divididos em equipes e munidos de lápis e caderneta de anotações, os adolescentes mantiveram diálogos com os trabalhadores através de entrevistas. “Eu vi que tem muita gente que trabalha aqui pra sobreviver. Eles não conseguem emprego em outro lugar e acabam vindo catar lixo para ganhar dinheiro”, observou Anne Shirlley, 15 anos, aluna do PETI.

Os resultados positivos da Semana de Meio Ambiente já pode ser percebido no discurso dos alunos. “A gente não pode poluir o ar, nem a água e nem jogar nada no chão. Tem que jogar o lixo”, ensina Lucas Ramos, de 11 anos. A reciclagem também já faz parte do conhecimento das crianças e adolescente. “Com a reciclagem o lixo vira outras coisas que a gente pode usar outras vezes”, disse Lucas.

As atividades da Semana de Meio Ambiente continuam amanhã, 28, quando as crianças e adolescentes atendidos pelo PETI visitarão uma usina de beneficiamento, onde o lixo é preparado para ser enviado para reciclagem.

Portal da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário