quarta-feira, 27 de abril de 2011

Passar trote para a Polícia é considerado crime

Trotes
Passar trote através do 190 é considerado crime previsto no Código Penal Brasileiro. O alerta está sendo feito pelo comandante do Centro Integrado de Operações Policiais - Ciop, tenente coronel João Erivaldo de Pontes. A pena prevista pode ser detenção de um a seis meses ou multa.
O alerta foi feito depois de uma ligação com comunicado falso ter mobilizado equipes da PM para atender um suposto assalto ao Banco do Brasil na Avenida Epitácio Pessoa. A trote provocou tensão e motivou o desprendimento de equipes policiais desnecessariamente.
De acordom com dados da Polícia, os trotes contabilizam 30 por cento das ligações feitas para o 190 da PM e o 193 do Corpo de Bombeiros.
No período das férias, esse percentual aumenta para 35 por cento. As crianças seriam responsáveis pela metade desses trotes. Por isso a orientação aos pais é que eles disciplinem o uso de celulares por parte dos filhos.
O comandante do Ciop informou que no mês de fevereiro foram registradas 34 mil 293 chamadas, sendo que 2 mil e 75 foram trotes.

Os trotes, conforme o comandante do Ciop, prejudicam também porque as linhas ficam ocupadas, impedindo que outras pessoas que precisam de socorro imediato contacte a Polícia.
João Erivaldo lembrou aos infratores que já existem mecanismos tecnológicos que localizam as ligações e a população pode denunciar que passa trote através do número 197.

“Inclusive, já houve casos de pessoas presas em flagrante, uma delas, recentemente no Centro de João Pessoa”, revelou o comandante.
Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário