quinta-feira, 9 de junho de 2011

PB integra rota nacional do trabalho infantil

             


O problema do trabalho infantil na Paraíba está atravessando as divisas e colocando o Estado na rota nacional do aliciamento de mão-de-obra ilegal. O Ministério Público do Trabalho (MPT) está investigando o aliciamento de crianças paraibanas para o trabalho em lavouras e indústrias nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. A cidade de Patos, no Sertão, é o principal polo exportador de mão-de-obra infanto-juvenil para outras partes do país. 
De acordo com o procurador-chefe do MPT na Paraíba, Eduardo Varandas, já foram identificados casos de crianças trabalhando em fábricas de confecções e de beneficiamento da laranja em São Paulo, além de adolescentes recrutados para trabalhar na lavoura em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. “Não temos como afirmar com exatidão quantas crianças já saíram do Estado para trabalhar, mas a rota segue principalmente de Patos para o Centro-Oeste e Sudeste do país”, afirmou. O procurador discutiu o problema durante a abertura do Seminário de Enfrentamento ao Trabalho Infantil na Paraíba, na manhã de ontem, no auditório da Federação das Indústrias  do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande.
O evento termina hoje, reunindo entidades e profissionais ligados ao combate e prevenção do trabalho infantil. O encerramento da programação será feito pela secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Cida Ramos, que vai apresentar as políticas públicas de combate ao problema desenvolvidas aqui no Estado.  O seminário é realizado pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti) e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba.

JornalParaiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário