quinta-feira, 21 de abril de 2011

Solenidade marca festejos dos 323 anos de criação do Exército

Uma solenidade, ontem, no 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, marcou os 323 anos da criação do Exército Brasileiro. Militares atuantes e aposentados, e a sociedade em geral, participaram do evento que premiou três estudantes de escolas públicas da capital por terem vencido o concurso intitulado “Verde que Protege o Verde” e militares que prestaram serviços relevantes à instituição. 
Na abertura das comemorações, a carta em homenagem ao dia, do comandante-geral do Exército Brasileiro, Enzo Martins Peri, foi lida para os presentes. Nela, foram expressas ações da instituição para combater a violência nas cidades como no Rio de Janeiro, também na defesa da sociedade civil e nas fronteiras do país. “O orgulho de comemorar mais um ano da criação do Exército e as ações vêm contribuindo para melhorar a vida da população”, destacou.
O aniversário de criação do Exército tem suas raízes na 1ª Batalha de Guararapes, em 19 de abril de 1648, onde diversos homens, mulheres, índios e negros se mobilizaram através de um sentimento nacionalista em busca da luta para defender as terras brasileiras de invasores holandeses. Por esse motivo, em várias cidades do país diversos eventos comemorativos são realizados nessa data especial para os militares. 
O tenente-coronel Humberto Ramos e o sargento Gildson Soares Monteiro foram agraciados  com a medalha de Honra ao Mérito Militar por terem prestado serviço relevante ao Exército como a ida ao Haiti para ajudar a paz no local. Além desses, outros militares também receberam medalhas por tempo de serviço (mais de 20 anos) e medalhas do Corpo de Tropa, por servir a tropa.
Três crianças foram premiadas com MP4 (cada uma) por terem escrito as melhores redações no concurso “Verde que Protege Verde”. Elas fazem parte de escolas públicas da capital. 
Um dos vencedores do concurso foi Maria Eduarda de Oliveira, de 10 anos. Ela disse ter adorado o presente e está feliz por contribuir com o país. “Gostei da participação na solenidade. Fico feliz em poder contribuir com ações do Exército”, afirmou.

jornal da paraiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário