sábado, 23 de abril de 2011

Mau hábito alimentar desencadeia doenças

Os maus hábitos alimentares e a manutenção de uma vida sedentária são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Todas são patologias crônicas não transmissíveis, mas com alto índice de morbidade e mortalidade, pois a longo prazo podem desencadear outros graves problemas de saúde, a exemplo de insuficiência renal e os acidentes cardiovasculares. Os últimos, inclusive, são a principal causa de morte no Brasil, sendo responsável por cerca de 34% dos óbitos totais, conforme dados do Ministério da Saúde (MS).
Apesar de todos esses riscos que os maus hábitos representam, em João Pessoa, um estudo divulgado na última segunda-feira pelo MS revelou que nos últimos cinco anos subiu o número de pessoas com excesso de peso e o consumo de bebida alcoólica. Em contrapartida, os moradores da capital paraibana estão ingerindo menos frutas e hortaliças. Ou seja, tudo ao contrário do que é indicado para que se mantenha uma vida longa e saudável, conforme aponta o cardiologista e ecocardiografista Valério Marcelo.
O especialista ainda afirma que essa ‘má rotina’ acontece porque as pessoas estão acostumadas a uma vida fácil, regrada pelo sedentarismo, acarretando nos altos índices, por exemplo, de pessoas com diabetes. Segundo o médico, a doença já é uma epidemia e a projeção é que em 2025 o mundo tenha 50% a mais de diabéticos do que existe hoje. Atualmente, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas atingidas pela doença chega a 240 milhões.
“Tudo por conta dos maus hábitos alimentares, já que a diabetes se caracteriza pelo aumento do açúcar (glicose) no sangue. Naturalmente, a glicose é importante, mas em excesso favorece, inclusive, um infarto ou acidente vascular encefálico (derrame)”, aponta o especialista. Quanto aos riscos da hipertensão, o cardiologista afirma que são semelhantes aos da diabetes. “Cerca de 20% a 30% da população brasileira é hipertensa”, acrescentou.

jornal da paraiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário