sábado, 29 de janeiro de 2011

Conselho comemora Dia do Farmacêutico

O Conselho Regional de Farmácia da Paraíba realizou na manhã de ontem um café da manhã no Busto de Tamandaré. A atividade acontece dentro das comemorações do Dia do Farmacêutico, festejado em todo o Brasil no dia 20 de janeiro. Durante o café da manhã, foi feita uma panfletagem alertando a população em relação às mudanças na venda de medicamentos antibióticos. No final do ano passado, a venda deste tipo de medicamento passou a acontecer com retenção de receita.
A medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em vigor desde novembro do ano passado, tem o objetivo de combater a superbactéria e o uso indiscriminado de antibióticos no Brasil. A primeira via fica retida na farmácia e a segunda deverá ser devolvida ao paciente carimbada para comprovar o atendimento. Quem prescrever as receitas deve atentar para a necessidade de entregar de forma legível e sem rasuras duas vias do receituário aos pacientes.
VALIDADE
A prescrição médica para antibióticos tem dez dias de validade e precisa informar o nome do medicamento ou da substância prescrita sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dosagem ou concentração, forma farmacêutica, quantidade e posologia; nome completo do paciente; nome do médico, registro profissional, endereço completo, telefone, assinatura e marcação gráfica (carimbo); identificação de quem comprou o remédio, com nome, RG, endereço e telefone; data de emissão, segundo dados do site da Anvisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário