sábado, 15 de janeiro de 2011

Artesãos vão ter linha de crédito do Empreender PB

Os artesãos paraibanos vão contar com uma linha crédito especial dentro do programa Empreeender Paraíba. O anúncio foi feito ontem à noite pelo governador Ricardo Coutinho, na abertura do 13º Salão do Artesanato da Paraíba, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Ele revelou que os recursos serão utilizados para qualificação de mão-de-obra, escoamento da produção e crédito para artesãos. O governardor ressaltou ainda que o artesanato é uma forte identidade do povo paraibano e precisa ser reconhecido por todos os recantos do Estado e até do país. 
Após a abertura do salão, o governador ao lado da primeira dama do Estado, Pamela Bório, e do superientendente do Sebrae na Paraíba, Júlio Rafael, conheceram de perto o trabalho de 400 artesãos que estão no expondo seus produtos. Na ocasião, Júlio Rafael destacou “o artesanto é  melhor de nossa tradição, arte e cultura”.
A beleza e a qualidade dos produtos artesanais produzidos na Paraíba levaram dezenas de turistas e pessoenses a lotar os corredores do Salão logo após a abertura do evento na noite de ontem. O casal de gaúchos José Ernani Schwengeber, de 45 anos, e Greice Schiavon, de 24 anos, que pela primeira vez visitam o Estado, destacaram a beleza do artesanato local. “O artesanato é uma das coisas que mais chamam atenção na Paraíba. As peças são lindas e muito bem trabalhadas”, revelou o casal ao observar as peças de madeira. A professora de artes Florence Mourão de Oliveira, de 46 anos, também quis aproveitar a passagem pela capital para conferir a habilidade dos artesãos paraibanos. “As casinhas miúdas entalhadas na madeira são o que mais me atrai. É um trabalho muito delicado”, revelou a brasiliense.
Na sua 13ª edição o Salão do Artesanato tem o tema “Mãos de Mestre” e está homenageando sete mestres artesãos: Francisco Sales, Izequiel França, Bento de Sumé, Guariguazi, Nilson, Flávio Romero e Kacá Melo, que expõem peças em espaço nobre na entrada. A visitação será até o dia 6 de fevereiro, das 15 às 22h. A estrutura montada para abrigar as vairadas tipologias do artesanato conta com 2,5 mil metros. Segundo os organizadores, a expectativa é que evento movimente cerca de R$ 1 milhão e conte com cerca de 100 mil visitantes. O horário de funcionamento do salão será das  15 às 22h.

Um comentário:

  1. Prezado,
    PARABENS PELO BLOG.
    ACHEI A MATERIA INTERESSANTE E MERECEDORA DE ELOGIOS, POREM NAO CONSIGO ENCONTRAR UM SITE PARA CONHECER OS TRABALHOS E ADQUIRIR AS PEÇAS. VOCE INDICARIA ALGUM?
    SOU COLECIONADOR DE IMAGENS DE SAO FRANCISCO E VI UMA FOTO DE UMA PEÇA DO MESTRE IZEQUIEL QUE É SENSACIONAL.
    UM ABRAÇO
    medeiros.lux@gmail.com

    ResponderExcluir