sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Prefeitura de Patos e Energisa cadastram famílias para o Baixa Renda

Diante de uma nova resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL que determina que os beneficiários da tarifa social Baixa Renda possuam registro no Cadastro Único (CadÚnico), utilizado nos programas sociais do Governo Federal, a exemplo do Bolsa Família e dos Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Prefeitura Municipal firmou uma parceria com a Energisa para a realização do cadastramento na cidade de Patos.
A consolidação desta parceria se deu na tarde da última quarta-feira, 12, na sede da Secretaria do Desenvolvimento Social, quando o coordenador de Relacionamento e Gestão da Energisa de Patos, José Walfrânio B. Medeiros, se reuniu com a secretária do Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, para definir a execução do cadastramento.
“Através desta parceria entre a Prefeitura Municipal de Patos e a Energisa, nós realizaremos o cadastramento de todas as pessoas inseridas no CadÚnico em Patos, que é o Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome para os programas sociais, dando direito a essas pessoas terem a tarifa de Baixa Renda, um desconto de até 65% na conta de energia. Antes, tinham direito, diante da lei, quem consumia até 80 kWh por mês, com a mudança, todas as pessoas que já eram beneficiadas com o Baixa Renda, bem como as que ainda não são beneficiárias e consomem até 220 kWh por mês, mas possuem inscrição no NIS, NIT ou BPC, terão que realizar o cadastramento, para ter acesso ao desconto na tarifa de energia elétrica”, explicou a secretária Helena Wanderley.
“Então nós queremos convidar todos os beneficiários do Bolsa Família e aquelas pessoas que possuem inscrição no CadÚnico, bem como as que não estão inseridas, mas, que estão na média de consumo e que tem direito a tarifa de Baixa Renda, para se dirigir a sede da Secretaria do Desenvolvimento Social ou a Casa da Cidadania, onde funciona o atendimento ao público da Energisa local, para que esse direito possa ser garantido às famílias em vulnerabilidade”, enfatizou a secretária.
Ao se dirigir a sede da Secretaria do Desenvolvimento Social, localizada na Avenida Bossuet Wanderley, 503, Centro, ou a sede da Casa da Cidadania em Patos, que funciona no Guedes Shopping Center; os interessados devem preencher o formulário de cadastramento, levar o Número de Inscrição Social (NIS) ou Número do Benefício (BPC) ou ainda o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), juntamente com cópia de conta de luz recente, CPF e identidade.
De acordo com Cleyson Jacomine, gerente de Faturamento e Arrecadação da Energisa Paraíba, em todo o Estado mais de 629 mil clientes estão enquadrados no perfil de Baixa Renda, mas só uma parte deles (195 mil) têm o Número de Identificação Social (NIS). Desta maneira, pelo menos 433 mil clientes precisarão ser cadastrados para receberem o benefício da Tarifa Social. Para tanto, a Energisa vai contar com a colaboração das prefeituras para orientar a população sobre o benefício, disponibilizando materiais informativos e formulários de inscrição e ajudando no processo de cadastramento dos clientes. O cadastro também poderá ser feito por telefone (            0800 083 0196      ) ou nas agências de atendimento da Energisa.
Da Coordecom e assessoria Energisa Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário