sábado, 24 de dezembro de 2011

Governo da Paraíba divulga IPVA - 2012

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá, em 2012, uma redução média de 5,08% na Paraíba. O IPVA pode ser pago à vista, com 10% de desconto, ou parcelado em até três vezes. O valor é calculado com base no valor de venda do veículo.

A alíquota do IPVA para veículos comerciais leves e motos equivale a 2% sobre o valor do veículo no mercado, segundo pesquisa da Fipe, enquanto caminhões, ônibus, microônibus, tratores e motocicletas têm alíquota de 1%. Os proprietários de veículos com mais de quinze anos de fabricação terão isenção do imposto em 2012, assim como foi em 2011.
Os veículos com placas terminadas em 1 e 2 têm vencimento do IPVA para o pagamento em cota única com desconto de 10% no dia 31 de janeiro. A data também é válida para o primeiro pagamento para aqueles que optarem pelo parcelamento. Já os proprietários de carros e motos com final de placa de números 3 e 4 deverão pagar o tributo no dia 28 de fevereiro, com a mesma forma de pagamento.
De acordo com os dados estatísticos do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), a frota de veículos da Paraíba é de 795,7 mil veículos, o que representa uma alta de 13,77% sobre o mesmo período do ano passado (628 mil).
As cidades de João Pessoa (323,7 mil) e de Campina Grande (159,1 mil) concentram mais de 60% do total da frota do estado. Somente de janeiro a novembro deste ano, o número de veículos novos emplacados no estado já ultrapassou 86,6 mil unidades, um crescimento de 10,59% sobre o mesmo período do ano passado.
Vale lembrar que, além do IPVA, o emplacamento do veículo envolve o pagamento do seguro obrigatório, licenciamento do Detran e a taxa de bombeiro.
G1-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário