sábado, 24 de dezembro de 2011

Abusou das dívidas? Renegocie para pagar menos juros em 2012

reprodução

O educador financeiro Mauro Calil alerta: quanto mais fácil, mais caro o empréstimo. "Se alguém vai te dar crédito com o nome sujo, vai te emprestar com o juro mais alto. Aquelas propagandas na TV que prometem empréstimo sem verificação no Serasa só conseguem isso porque o juro é tão alto e absurdo que eles não estão nem aí. Se o tomador pagar uma ou duas parcelas, eles já estão no lucro", diz Calil.
Como negociar da forma correta?
Confira então: As entidades e especialistas que dão as dicas abaixo. 
PASSO A PASSO PARA RENEGOCIAR DÍVIDAS                                                                                                    
1º - Anote em um papel todas as contas que estão para vencer ou vencidas. Para facilitar, tente colocar juntas as dívidas de uma mesma loja e, no final, faça a soma total dos valores que está devendo em cada um dos lugares.
2º - Coloque também no papel o quanto é sua renda, quanto são seus gastos fixos e o que sobra.
3º - Não se sinta constrangido ao renegociar a dívida. A iniciativa de procurar a negociação já mostra a intenção de honrar o compromisso. "Primeiro as pessoas têm vergonha de fazer isso, porque vão ter que se expor a uma quebra moral da palavra dela", diz o educador financeiro Mauro Calil. Seja sincero com o atendente que irá avaliar o seu caso e fale abertamente sobre os motivos que fizeram você deixar de pagar as contas.
4º - Na negociação, faça as seguintes perguntas para o credor, segundo orienta Mauro Calil:
- qual o valor original da dívida?
- quais os juros da dívida?
- qual o valor do produto em si?
- depois da renegociação, qual o valor total? Se for maior que o original, não aceite.
5º  - Se perceber que não vai ter como pagar uma ou demais parcelas da (s) dívida (s), entre em contato com a(s) loja(s) e explique a situação. Tente fazer isso o quanto antes, para evitar que  assim que a dívida fique cada vez maior.
6º  - Antes de renegociar, faça os cálculos e anote no papel uma proposta que se encaixe no seu orçamento. Jamais recorra ao cheque especial, saques de cartão de crédito ou empréstimos que possuam taxas muito altas para cobrir  o "rombo". Tente procurar alternativas mais baratas, como o crédito consignado, por exemplo.
"A pior coisa que alguém pode fazer é pegar dinheiro com uma financeira para pagar a outra. Esta é a verdadeira origem da bola de neve. Se você está tentado a fazer isso, pare, não faça nada, fique inadimplente que é muito melhor. Uma coisa leva a outra e a dívida nunca para de aumentar".

7º - Entre em contato com a instituição onde seu nome está sujo. Verifique em qual cartório está o registro e peça um extrato para verificar qual o estabelecimento que fez o protesto. Depois de quitar a dívida, peça ao estabelecimento uma declaração de quitação de dívida. Dirija-se ao cartório e peça o cancelamento do protesto.
8º - Na hora de renegociar com a loja/banco/financeira, tenha em mãos todas as informações que podem ajudar na conversa, como as contas em atraso e as cartas de cobrança que recebeu em casa.
9º - Fique atento: muitas vezes uma mesma dívida é cobrada por várias empresas de cobrança contratadas pelo credor. Para não confundir, reúna todas as cartas e identifique qual apresenta a melhor proposta de renegociação e parcelamento da dívida.
10º  - Leve também algum documento oficial com foto para a conversa de renegociação, como o RG. Se estiver desempregado, é interessante levar a carteira profissional.
11º  - No momento da renegociação, ouça a proposta que o atendente irá lhe apresentar e, caso você não esteja de acordo, apresente a sua contraproposta. Dica para reconhecer uma boa proposta: "Multiplique o valor da parcela pelo número total de parcelas: o resultado tem que ser menor que o valor original da dívida. Se for menor, é sinal de que a negociação começou a ficar boa", ensina o educador financeiro Mauro Calil.
12º - Ao fechar a renegociação, você deverá receber um novo contrato da sua nova dívida. A partir daí, o estabelecimento tem cinco dias úteis para pedir a retirada do seu nome do SPC/Serasa. Guarde o contrato novo como comprovante.
Fonte: Serasa, educadores financeiros Mauro Calil e Marcos Crivelaro; Gabriel Rodrigues Garcia, advogado especialista em superendividamento.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário