terça-feira, 12 de abril de 2011

Em Patos: Eleitores faltosos precisam regularizar situação junto ao Cartório Eleitoral


Os eleitores que não votaram nos últimos três pleitos eleitorais têm até o dia 14 de abril (quinta-feira), para comparecer ao cartório eleitoral e regularizar o título.
De acordo com informações colhidas pela reportagem do Espinharas Notícias, junto ao Cartório da 65ª. Zona Eleitoral sediado em Patos, depois deste prazo o título será automaticamente cancelado.
A informação partiu do técnico judiciário Sebastião Leite de Sousa Pires (foto),que repassou dados a partir de informações colhidas junto ao TSE.
Em toda a Zona Eleitoral, que engloba além de Patos, os municípios de Cacimba de Areia, Areia de Baraúnas, Passagem, Salgadinho, Santa Terezinha e São José do Bonfim 380 títulos eleitorais estão pendentes.
“A Justiça Eleitoral considera como falta cada turno de votação. Neste caso, quem não votou nos três últimos turnos eleitorais e não justificou poderá ter o seu título cancelado” lembrou Sebastião Leite.
Para regularizar a situação, o eleitor deve levar ao cartório documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência, originais e cópias.
Pelos dados apresentados, esta é a realidade com relação a faltosos nas três ultimas eleições por município na 65ª. Zona:
Cacimba de Areia – 19. Areia de Baraúna – 08, Passagem – 05. Salgadinho – 21. Santa Terezinha – 12. São José do Bonfim -19 e Patos – 296.
“Além do pagamento da multa e da possibilidade de ter a inscrição eleitoral cancelada, a não apresentação da justificativa dentro do prazo acarretará uma série de impedimentos ao eleitor, inclusive para obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, obter certos tipos de empréstimos e inscrição, investidura e nomeação em concurso público” lembrou o técnico judiciário.
Dificuldades também poderão ser observadas quanto a renovação ou efetivação de matrículas em estabelecimentos de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Marcelino Neto - patosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário