quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ferrugem preocupa os moradores - de Princesa Isabel

Moradores de Princesa Isabel, no Sertão paraibano, denunciaram na Secretaria de Saúde do município sobre casos de doença (diarreia e dores estomacais) que possivelmente está sendo adquirida através da água do açude Jatobá II. 
Conforme levantamentos feitos pela secretaria, nos últimos meses, todas as amostras de água do reservatório foram reprovadas. “Até o momento, não sabemos a causa real dessa reprovação, mas há muitas reclamações da população sobre enfermidades por causa da ingestão do líquido”, disse o secretário Ricardo Pereira. Há suspeitas de que as doenças estão sendo ocasionadas por causa das substâncias contidas nos canos de amianto, que fazem parte de aproximadamente 50% da tubulação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). 
Segundo informações do diretor do órgão, José Luiz da Silva, há mais de cinco mil residências em Princesa Isabel que são abastecidas pelo açude Jatobá II. Ele acredita que a ferrugem encontrada na água por alguns moradores se deve ao fato do racionamento que está acontecendo na cidade. “Nós dividimos o município em dois setores, e a cada 24 horas, algumas localidades ficam sem água. Quando o abastecimento volta ao normal, aparecem resíduos dos canos que ficaram sem receber água durante aquele período”, disse.
José Luiz ainda disse que a Cagepa precisaria substituir cerca de 50% da tubulação de amianto para PVC, “só assim, esses resíduos poderiam acabar. Como nós somos subordinados à gerência da Cagepa de Patos, até o momento, a companhia de lá não se manifestou sobre essa mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário