terça-feira, 20 de março de 2012

Semiárido ganhar um método que transforma água salobra em potável

DESSALINIZADOR
reprodução - internet
 
O novo sistema foi desenvolvido pelos pesquisadores da Embrapa Semiárido, em Petrolina, interior de Pernambuco. O aproveitamento das águas salobras acumuladas em fontes subterrâneas no semiárido nordestino agora é possível. O sistema desenvolvido pelos pesquisadores funciona a partir de um equipamento de dessalinização, transforma parte dessa água em potável e, usa a outra com grande concentração de sais na criação de peixes Tilápia e na irrigação de uma planta forrageira, a erva-sal.
O pesquisador da Embrapa, Gherman Garcia Leal Araújo, explica que essa forma de aproveitamento combina a produção de água de boa qualidade, e dá suporte a atividades agrícolas que geram renda e ampliam as fontes de segurança alimentar das comunidades rurais.
De acordo com Gherman Garcia, o sistema pesquisado resolve um dos mais sérios problemas enfrentados pelas comunidades que fazem uso de dessalinizador para tratamento da água captada no subsolo da região. Atualmente, os efluentes produzidos no processo de retirada dos sais são despejados no solo sem qualquer tratamento, o que cria grave problema ambiental.
Em função da eficiência destes equipamentos e da qualidade da água subterrânea, a quantidade de efluente gerado varia de 40 a 70% do total de água retirada do poço para ser dessalinizada.  O sistema está sendo adotado pelo Programa Água Doce, onde passam a ser utilizados em tanques para criação de peixes e, ainda, na irrigação de uma planta que tem capacidade de crescer em solo salino. Com o nome popular de Erva-sal, possui altos níveis de proteína, o que é interessante para compor a dieta dos rebanhos na região seca do Nordeste.
Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário