sábado, 24 de março de 2012

Profissões que nunca sairão de moda


Investir seu talento para uma profissão que sempre terá espaço no mercado não é uma decisão fácil.
Devido ao aquecimento da economia, algumas profissões ficam mais atraentes do que outras, principalmente no quesito salário. Entretanto, há também outras que acabam desaparecendo com o tempo.
Confira a seguir, algumas profissões que nunca sairão de moda:

Professor

Enquanto pessoas precisarem de conhecimento, a carreira de professor nunca sairá de moda. Indiscutivelmente uma das profissões mais importantes, independente do local, a educação é um dos pilares que podem fazer a diferença para o crescimento de um país.
Listada entre as carreiras que mais trazem felicidade profissional, a profissão exige graduação em ensino superior. Como a remuneração não é uma das mais atraentes, a carreira é pouco valorizada no Brasil. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o piso salarial de um professor de nível médio de escolas públicas com uma jornada de 40 horas semanais é de 1.451 reais.

Médico

Ingressar nas principais faculdades de medicina do Brasil não é uma tarefa nada fácil. A rotina de um médico exige conhecimento profundo da saúde humana, desde a prevenção ao combate de doenças.
Desde há muito tempo, o papel do médico em conflitos, epidemias e catástrofes naturais é necessário. A atuação pode ser na rede pública ou privada de hospitais e há também a opção de atender em um consultório particular. É possível atuar em entidades não governamentais como o Médico Sem Fronteiras, que tem o objetivo de levar ajuda às pessoas necessitadas.
Segundo a Federação Nacional dos Médicos, o piso salarial de um médico é de 9.813 reais, para uma jornada de trabalho semanal de 20 horas.

Farmacêutico

Carreira tão indispensável quanto a de médico, entre fórmulas e drogas, o farmacêutico ajuda a aliviar sintomas de doenças. Além da atuação em laboratórios de análises clínicas, medicações, o profissional pode se enveredar em outra área que sempre haverá consumo, a de cosmetologia.
Enquanto existirem males para serem curados, essa profissão existirá. Segundo o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, o piso salarial de um farmacêutico que atua em farmácia e drogaria é de 1.950 reais.

Chef

A área de atuação para chefs de cozinha é razoavelmente ampla: é possível comandar cozinhas de pequenos restaurantes a hoteis de cinco estrelas.
A formação profissional também não é limitada, há desde chefs que desenvolveram seu talento sem passar por nenhuma escola de renome a profissionais que se destacaram em escolas como a francesa Le Cordon Bleu em Paris.
Enquanto houver pessoas destinadas a pagar por uma apetitosa refeição, haverá espaço para este profissional.

Consultor Financeiro

Nem todas as pessoas têm talento para administrar as finanças pessoais. O profissional pode atuar como autônomo ou em empresas, auxiliando seus clientes com seus investimentos e seguros.
Sempre haverá empresas e pessoas que precisam de auxílio de um profissional que tenha visão estratégica e conhecimento na área de finanças.

Engenheiro Químico

As habilidades deste profissional podem ser aplicadas em áreas como energia, tecnologia, medicina e na indústria de alimentos. Atualmente é difícil imaginar a fabricação de produtos sem o auxílio de um engenheiro químico.
De acordo com Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo, a remuneração mínima de um profissional formado até dois anos, que trabalha durante 40 horas semanais é de 3.775 reais.

Programador

Difícil apontar uma empresa que não dependa do computador, de softwares ou de sistemas para trabalhar. Trabalho para um bom programador não falta, tanto nos setores privado e público.
O sucesso na carreira depende da experiência e na especialização do profissional, mas há espaço em áreas como telecomunicações, bancos, indústrias, hospitais, entre outros.

Contador

Profissionais que têm facilidade com números devem apostar na área de Finanças e Contabilidade. Para muitos, o profissional é indispensável na hora de acertar as contas com o governo.
Além disso, é possível também atuar em empresas de grande porte e ajudar a traçar planos de investimento da empresa. A remuneração inicial de um analista contábil de uma empresa de pequeno a médio porte, de acordo com a tabela de salários, é de 1.5 a 3 mil reais mensais.
Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário