sexta-feira, 22 de março de 2013

Ministro da Integração discute efeitos da seca com 50 prefeitos de PE


reprodução - web

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), participou nesta segunda-feira (18) de uma reunião com cinquenta prefeitos de municípios pernambucanos do Sertão e Agreste. No encontro, realizado na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Recife, foram discutidas estratégias de enfrentamento à estiagem no Estado.
Os prefeitos expuseram os prejuízos decorrentes da seca nas cidades, sobretudo para os criadores de gado e produtores de leite, que estão perdendo o rebanho. O ministro reconheceu a gravidade da situação, principalmente nos estados de Pernambuco, da Paraíba e da Bahia, mas afirmou que o Governo Federal tem se esforçado para combater os efeitos da estiagem.

“No presente momento, a preocupação é ofertar água. Existe a iminência de colapso no abastecimento em diversas cidades e, portanto, o Governo Federal vai redobrar suas ações não só em parceria com os governos estaduais, mas também com as prefeituras”, disse. Bezerra Coelho ainda anunciou que irá criar um programa de recuperação de rebanhos assim que as chuvas retornarem.
“Nós estamos trabalhando na linha do crédito emergencial. Já ampliamos a contratação de mais de R$ 2,5 bilhões, agora estamos anunciando uma ampliação de R$ 200 milhões para que o pequeno criador, o pecuarista, possa ter acesso a crédito emergencial a juros negativos e consiga manter a sua propriedade”, concluiu.

O presidente da Amupe, José Patriota, afirmou que os prefeitos esperam que as verbas de apoio emergencial sejam suficientes para atender aos municípios.  “O drama da seca se agrava e precisamos compartilhar não só os problemas, mas também os recursos, de forma ágil e eficiente”, explicou.

G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário