segunda-feira, 18 de março de 2013

PROGRAMAS DE COMPUTADOR DE CAMPINA GRANDE SERVEM PARA INVESTIGAÇÕES DO FBI

reprodução - web

O promotor de Justiça Octávio Paulo Neto, coordenador do Gaeco (Grupo de Ação Especial Contra o Crime Organizado) do Ministério Público Estadual, revelou durante entrevista à rádio Jovem Pan Sat (Correio AM 1.230 khz), que produtos eletrônicos fabricados em Campina Grande estão sendo exportados para equipes de policiais estrangeiros que atuam no combate a crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro, como o FBI (a Polícia Federal dos EUA).

O Departamento Federal de Investigação ou FBI (Federal Bureau of Investigation, em inglês) é tido por muita gente como sendo a agência governamental mais poderosa dos Estados Unidos. Alguns a consideram a maior agência policial do mundo.

Em seus quase cem anos de história (nasceu em 1908), a agência esteve no centro de diversos casos famosos, alguns bem sucedidos, outros nem tanto. Em uma época de terrorismo global, o FBI está mais complexo e poderoso do que nunca, atuando junto com a CIA (Agência Central de Inteligência) no combate às redes de insurgentes islâmicos, como a Al-Qaeda e o Taliban.

NASA e USA Army também usam softwares campinenses

Quem também utiliza os serviços do “Vale do Silício” instalado no Distrito Industrial de Campina Grande é a NASA (Agência Nacional de Aeronáutica e Espaço) dos Estados Unidos, além do Exército norte-americano (incluindo a Força Aérea e os Fuzileiros Navais, conhecidos como Marines).

O Vale do Silício (em inglês: Silicon Valley), na Califórnia, Estados Unidos, é uma região na qual está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de Chips, na eletrônica e informática.

O Vale do Silício abrange várias cidades do estado da Califórnia, ao sul de São Francisco, como Palo Alto e Santa Clara, estendendo-se até os subúrbios de San José.

A industrialização dessa região teve início nos anos 1990, mas o impulso para o seu desenvolvimento se deu com a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) e principalmente durante a Guerra Fria, devido à corrida armamentista e aeroespacial entre os EUA e a extinta URSS (união das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

Foram as indústrias eletrônicas do Vale do Silício - por exemplo - que forneceram transistores para mísseis e circuitos integrados usados nos computadores primitivos que guiaram as naves Apollo até o pouso do primeiro homem na Lua, o astronauta Neil Armstrong, em 1969.

Muitas empresas que hoje estão entre as maiores do mundo foram gestadas na região, como a Apple Google, Facebook, Symantec, Yahoo!, Hewlett-Packard (HP), Intel e a própria Microsoft (que hoje está em Redmond, próximo a Seattle), entre muitas outras bastante conhecidas do público em todas as partes do planeta.

O Vale do Silício recebeu esse nome por causa das empresas de tecnologia que se instalaram na área, a partir de 1956, quando William Shockley, um dos pais do transistor moderno, criou a Shockley Semiconductor Laboratory, na cidade de Mountain View, onde o silício é a principal matéria-prima dos processadores fabricados por empresas que atuam nesse mercado.

GIOVANNI MEIRELES, MPPB E WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário