reprodução - internet |
Anunciado dia 08 de março, o congelamento de novos concursos públicos federais para cortar gastos no Orçamento Público não invalida os que já têm edital publicado. Nem a ideia de que ser um profissional concursado pode ser uma boa alternativa para quem busca estabilidade financeira e oportunidades de desenvolver uma carreira de longo prazo. Conseguir uma vaga não é tarefa fácil.
Como afirma José Luis Romero, diretor de Recursos Humanos da Central de Concursos, é preciso muita dedicação para ser aprovado num concurso. Se esse for seu objetivo, confira onze passos para se preparar:
1 – Para começar, não preste concurso achando que isso resolverá seus problemas econômicos ou profissionais em pouco tempo. “A carreira pública é mais que um emprego definitivo ou estável, é um projeto de vida de médio e longo prazo”, diz José Luis.
2 – Antes de se inscrever, busque informações sobre as empresas em que você pretende trabalhar, verifique se os valores delas são compatíveis com os seus. Ter um alvo é importante para focar seus estudos.
3 – Estude com antecedência, com planejamento e disciplina. O ideal é começar antes mesmo da publicação do edital. Em média, 30% dos candidatos inscritos não fazem a prova. Dos dos 70% que fazem, só 5% a 8% estão preparados para passar no concurso.
4 – Não desista se não passar no primeiro concurso que prestar. Em média, os candidatos que prestam concurso para cargos de nível médio com salário em torno dos R$ 2.500 demoram de seis meses até um ano e meio para serem aprovados. Já para os concursos de nível superior, com remuneração de R$ 12.500, o tempo médio é de um ano e meio a quatro anos.
5 – Estude com determinação, mas não abra mão de tudo pelos estudos. “Quem deixa tudo de lado cria uma carga pesada demais e, quando é reprovado, fica extremamente frustrado”, diz José Luis.
6 - Os cursos preparatórios dão uma força para quem precisa obter conhecimentos específicos e também apoio psicológico. “Os professores são funcionários públicos e compartilham suas vivências com os alunos, criando um contato mais individualizado entre aluno e professor”, afirma José Luis.
7- Se for o seu caso e você decidir freqüentar um curso desses, não pense que basta assistir às aulas. É preciso perguntar, ler bastante, conversar com funcionários públicos para ter referências e exemplos de sucesso na carreira.
8- Corra atrás de palestras gratuitas ministradas por profissionais das empresas em que você quer trabalhar. Essas pessoas podem dar mais informações sobre o cargo e a carreira na empresa pública.
9 – Quando definir o seu foco, leia os editais e as provas dos concursos antigos ou que estão em andamento para saber qual é a formação exigida para cada cargo e quais são os tópicos de conhecimento específico e geral requeridos.
10 – Use a internet a seu favor. Participe de fóruns e comunidades de “concurseiros”, que reúnem dicas para encontrar e solucionar provas antigas e novidades sobre concursos futuros.
11 – Vale a pena também prestar atenção no estilo da instituição que vai elaborar a prova do concurso em que você está interessado, como Fundação Carlos Chagas, Cesgranrio, Cespe etc. Há instituições que anulam uma alternativa certa cada vez que o candidato assinala uma alternativa errada, por exemplo. Outras elaboram provas mais complexas, com questões difíceis de língua portuguesa para qualquer que seja o cargo. Há também aquelas que fazem provas mais técnicas, que valorizam basicamente o conhecimento específico dos candidatos. Fique atento.
Mariana Fonseca - clickcarreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário