segunda-feira, 7 de maio de 2012

PARAÍBA ALFABETIZA 13 MIL JOVENS E ADULTOS


Mais 13 mil jovens e adultos de 122 municípios paraibanos aprenderam a ler e escrever. Eles integraram 663 turmas do ciclo 2011 do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que é desenvolvido por meio de parceria entre o Governo federal e o Governo do Estado. Nesta quinta-feira (3), a Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geeja) da Secretaria de Estado da Educação (SEE), encerrou as turmas dos Pólos de João Pessoa e Guarabira. Nesta sexta-feira (4), serão concluídas as turmas de Campina Grande, Patos e Catolé do Rocha. 

"Nestes eventos reunimos todos os alunos, professores e coordenadores para socialização e culminância das atividades desenvolvidas ao longo do programa”, explicou Maria Oliveira, gerente de Educação de Jovens e Adultos da SEE. O ciclo 2011 foi iniciado em novembro do ano passado e teve duração de seis meses, sendo 10 horas por semana. As aulas do ciclo aconteceram em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba, por meio do convênio firmado em que os alunos das licenciaturas alfabetizaram uma turma de 25 jovens e adultos. 

"Nessa parceria, os alunos da UEPB receberam uma Bolsa do Programa Brasil Alfabetizado e também um complemento pago pelo Governo do Estado, assim como os professores da UEPB, que também receberam bolsa para atuar como orientadores”, lembrou Maria Oliveira. 

Os alfabetizandos matriculados no PBA e que também fazem parte do Programa Bolsa Família receberam uma bolsa/poupança mensal, cujo valor total corresponde ao 13º salário e que só poderá ser retirada mediante a comprovação da frequência das atividades, a partir do encerramento do ciclo. "Destaco a importância dessa ação, que beneficia não só os nossos alfabetizandos, mas também os licenciandos da UEPB que têm a oportunidade de vivenciar seus conhecimentos na prática”, disse Maria Oliveira. 

O Plano Estadual de Alfabetização - Ler, Entender e Fazer, política estadual de alfabetização de jovens e adultos da Paraíba, acontece de forma articulada com o Governo Federal, por meio do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), e é destinado ao atendimento de jovens e adultos a partir dos 15 anos de idade.

PolíticaPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário