segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dilma: Dez meses de governo e seis ministros fora

reprodução / internet


Com a saída do ministro Orlando Silva (PCdoB/SP) da pasta de Esportes, a presidente Dilma Rousseff já contabiliza a perda de seis ministros, sendo quatro deles envolvidos em denúncias de corrupção. De junho para cá, a conta é de um auxiliar por mês fora do time. Já caiu Orlando Silva; Pedro Novais (PMDB-MA) do Turismo; Wagner Rossi (PMDB-SP) da Agricultura; Antonio Palocci (PT-SP) da Casa Civil; Alfredo Nascimento dos Transportes (PR-AM) e Nelson Jobim da Defesa (PMDB-RS).

Antonio Palocci foi o primeiro a deixar o Governo Federal, em 7 de junho. Ele foi acusado de ter praticado tráfico de influência em favor de sua empresa de consultoria, a Projeto. Um mês depois outro escândalo abalava as estruturas do Palácio do Planalto. Desta vez, vindo do gabinete do ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, que foi acusado de um esquema de corrupção comandado por ele dentro de sua pasta.

Em agosto, Jobim pediu para sair depois de algumas declarações na imprensa que expuseram o governo Dilma. Jobim também chegou a fazer críticas as colegas Ideli Salvatti (ministra das Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (da Casa Civil). No mesmo mês, outro escândalo e uma série de denúncias de corrupção forçou a saída de Wagner Rossi da Agricultura. Para quem não lembra, Rossi foi aquele que pegava carona em jatinho particular. 

O comando do Turismo foi trocado em setembro devido a denúncias de mau uso de dinheiro público. O então ministro Pedro Novais foi acusado de pagar o salário de uma empregada doméstica com dinheiro da Câmara Federal e de usar um funcionário do gabinete do colega Francisco Escórcio (PMDB-MA) como motorista de sua mulher em horário de trabalho.


Rivânia Queiroz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário