segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Comércio contrata 5,5 mil trabalhadores temporários a partir deste mês; veja dicas para garantir emprego

Cerca de 5,5 mil trabalhadores temporários serão contratados a partir deste mês para atuar no comércio da Paraíba. Algumas empresas já começaram o recrutamento de pessoal (veja dicas para garantir a vaga abaixo).

O volume de contratações foi divulgado hoje pela Federação do Comércio da Paraíba.
A expectativa da Fecomércio é que haja um aumento de 7% nas vendas entre os meses de novembro e janeiro.
Os números foram sinalizados pelos próprios empresários, baseados nas expectativas de crescimento da demanda de consumo de fim de ano.
Ano passado foi registrado incremento de vendas da ordem de 6%. E mais de cinco mil pessoas foram contratadas em regime temporário.
Mais de 5,5 mil terão emprego
Mais de 5,5 mil terão emprego
Departamentos sobem
A Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL) estima que o crescimento mais acentuado de empregos temporários sejam gerados pelas lojas de departamentos.
De acordo com a gerente de marketing da CDL, Verônica Rufino, os candidatos a uma vaga devem ficar atentos aos avisos divulgados pela imprensa e em banco de dados do Sine.
‘Algumas empresas já começaram a fazer a triagem com alguns candidatos. Outras vão iniciar no início deste mês. Por isso, é interessante as pessoas ficarem atentas aos anúncios divulgados pela imprensa’, alertou Verônica Rufino.
Ela informa que a maioria das ofertas de emprego é divulgada pela própria loja, que também recepciona os currículos.
Têm mais chances quem já atuou no comércio. A maioria dos comerciantes exige experiência anterior.
Mas, segundo Verônica Rufino, como a demanda por trabalhadores fica acelerada, a chance do primeiro emprego também cresce.
Confira 10 dicas para 'agarrar' o emprego temporário de fim de ano:
1. Encarar como algo duradouro
O contratado não pode se prender ao fato de o contrato de trabalho ter validade curta. Segundo especialistas, é indicado que a pessoa haja como se fosse um contrato de experiência, no qual a empresa está avaliando seu trabalho. “A primeira dica é se considerar efetivo desde o primeiro dia”, sugere a consultora de Recursos Humanos da Catho Online, Daniella Correa.
2. Mostrar resultados
Assim como você, outras pessoas estarão trabalhando e sendo avaliadas pela empresa. Por isso, o importante é mostrar que seu trabalho faz a diferença. Cumprir metas de vendas ou de produção é um bom começo para indicar para a companhia sua capacidade de cumprir com a obrigação. “A organização precisa perceber o quanto o trabalhador agrega a ela”, diz a coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Senac, Mariana Malvezzi.
3. Cumprir prazos
Uma característica desta época do ano é o aumento expressivo das encomendas à indústria. Para potencializar as chances de contratação também é necessário demonstrar que os prazos podem ser cumpridos.
4. Ser ágil
Além da indústria, o volume de vendas também aumenta significativamente. É essencial, portanto, que se o emprego temporário for na área de comércio, seja no varejo de roupas, supermercados ou restaurantes, o empregado seja muito ágil para vender o máximo possível e também deixar o cliente satisfeito.
5. Ter flexibilidade
Como se trata de um período de experiência, vale lembrar que é importante mostrar que realmente deseja ser contratado e que é possível se adaptar a mudanças. “Alterações no horário, tarefas, responsabilidades, pessoas com as quais vai trabalhar são imprevistos que podem ocorrer e para os quais o trabalhador deve estar preparado”, afirma Mariana.
6. Pontualidade
A flexibilidade, no entanto, não deve ser estendida aos horários que foram previamente combinados com a empresa. Ser pontual no horário de entrada, intervalos e refeições é essencial.
7. Trabalhar em equipe
“O empregado não pode esquecer que um bom trabalho depende de um bom relacionamento”, lembra Jismália, da Asserttem. Além de mostrar educação com outros funcionários e clientes, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe e respeito pelos superiores são sugestões dos especialistas.
8. Vestir certo
Cada ambiente exige um tipo de traje. Cabe ao contratado temporário observar outros funcionários para saber qual é o tipo de roupa ideal. Há, por exemplo, vagas em comércios mais populares e lojas que atendem classes mais altas e que por isso exigem roupas sociais. Claro, que algumas peças são proibidas: como bermudas e blusas decotadas.
9. Procurar algo na área
As chances de contratação aumentam expressivamente se o emprego temporário estiver relacionado com algum trabalho no qual a pessoa já possua experiência ou algum curso na área.
10. Investir na carreira
Como para boa parte dos contratados temporários, a oportunidade é o primeiro emprego, muitos não possuem experiência nem cursos. “Com o ganho deste fim de ano, se o interesse for continuar na mesma área, o dinheiro pode ser utilizado para fazer algum curso”, diz mariana. Mesmo que não haja efetivação, o emprego temporário serve como um histórico que a pessoa deixará na empresa. Se preparar para futuras oportunidades, portanto, é a sugestão.
Hyldo Pereira, com informações da ascom Fercomércio e maisdicas.net
Correio-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário