sexta-feira, 8 de julho de 2011

Greve dos servidores federais na PB deve terminar na quarta

A greve dos servidores federais na Paraíba pode acabar na próxima quarta-feira quando será realizada uma assembleia geral da categoria para avaliar as propostas encaminhadas pelo Governo Federal na última terça-feira. O comando nacional de greve votou pela suspensão do movimento e encaminhou orientação para que os sindicatos regionais sigam a mesma decisão, mas cada entidade é autônoma. Ao todo, 49 instituições de ensino superior estão em greve em todo o país.
Estão em greve no Estado os servidores das universidades Federal da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG), além dos  hospitais universitários. O coordenador jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintes-PB), Mauro Barbosa da Silva, integrante do comando de greve de João Pessoa, informou ontem que haverá assembleia na capital na próxima quarta-feira, às 9h. A reunião vai acontecer no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na capital. Silva antecipou que o comando de greve local deve votar pelo encerramento do movimento.
Já na UFCG, a reunião do comando de greve deve acontecer hoje pela manhã para discutir a proposta de retorno às atividades. Mas, a assembleia com os servidores só acontecerá na próxima quarta-feira. Em todo o país, os sindicatos têm até o próximo dia 13 para decidirem se suspendem o movimento, de acordo com o prazo dado pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra). A greve foi deflagrada no dia 2 de junho.
O presidente do Sindicato dos Servidores da UFCG (Sintespb), Maelson Lucena, enfatizou que a entidade é autônoma, mas a tendência é seguir a orientação nacional. “Se as bases regionais não concordarem com a suspensão do movimento, podemos manter a paralisação localmente na Paraíba, mas a tendência é seguir a orientação. O governo encaminhou documento garantindo a negociação”, explicou. O comando de greve no HUAC informou que vai seguir a decisão acatada na assembleia geral na próxima quarta-feira. A UFCG possui 1,8 mil funcionários em todos os campi da instituição.
No documento dos Ministérios da Educação e Planejamento com as propostas o governo  afirma que vai  retomar a negociação para a inclusão de recursos para o orçamento de 2012 para atender às reivindicações da categoria, como reposição salarial. O prazo para aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA/2012) termina em agosto. Em nota, a Fasubra informou que a decisão de suspender a greve é uma “estratégia para retomar as negociações com o governo”. O governo havia afirmado que só negociaria após a suspensão do movimento.

JornaldaParaiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário