sábado, 5 de janeiro de 2013

Estouramento de tubulações da CAGEPA em Patos-PB


“A CAGEPA vive um novo momento com problemas antigos que estão sendo enfrentados diariamente”, revelou Maciel Damacena, diretor da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba – CAGEPA /Regional das Espinharas.
Nesta quarta-feira, dia 02, na Rua Pedro Firmino, em pleno centro da cidade, houve um estouramento que prejudicou o abastecimento de água em vários bairros, entre esses; Centro, Liberdade, Jardim Califórnia, e Brasília. 12 trabalhadores estiveram envolvidos no conserto que durou mais de 24 horas substituindo a parte danificada do cano de amianto por canos de PVC.
O estouramento da tubulação que leva água para vários bairros da cidade de Patos tem revelado dois fatores importantes: 1º - A rede antiga começa a dar sinais de desgaste e 2º - Pela primeira vez tem água suficiente nos reservatórios que dá pressão nas tubulações, apesar da seca que assola a região.
As redes de água através das tubulações centrais da CAGEPA, em Patos, estão com mais de 30 anos de instalação. Material que já não é mais recomendado em encanação, por exemplo, os canos de amianto dão sinais de desgastes ao estourar devido à pressão ocasionada pela cheia dos reservatórios de tratamento d’água.
Em contato com Tarcísio Fontes, coordenador do setor de manutenção, foi relatado que os canos estão sendo substituídos aos poucos quando acontecem esses problemas de estouramento. “São sinais de desgastes com o tempo. Mas sempre que esses fatos ocorrem à equipe está de prontidão”, relatou.    
Neste sábado, dia 05, houve estouramento de adutora próximo à cidade de Santa Terezinha – PB. A adutora foi construída em 1993, pelo então governador da época, Ronaldo Cunha Lima.
De acordo com Maciel Damacena, a CAGEPA tem dado respostas rápidas em todas as situações de problemas encontrados. “As pessoas leigas veem um problema e querem solução imediata por não enxergar a dimensão do que esses significam. A CAGEPA vive trabalhando dia e noite para resolver questões das mais diversas e vai continuar nesse ritmo”, relatou Maciel. 
Jozivan Antero - Patosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário