domingo, 27 de fevereiro de 2011

Combate à dengue: Mário Toscano diz em Patos que todos devem abraçar a causa


O governador Ricardo Coutinho não veio, mas enviou seu secretário de Saúde Mário Toscano para a manifestação do Dia D de combate à dengue em Patos, com ato público na tarde deste sábado 26 na Praça Edivaldo Motta, caminhada por algumas ruas com distribuição de panfletos orientando como proceder para evitar criatórios do Aedes aegypti, mosquito transmissor dessa virose que mata.
Em contato com a imprensa, Toscano lembrou que a luta contra uma possível epidemia de dengue deve ser encarada com determinação e responsabilidade de todos, numa parceria do Estado com os municípios, participação de todos os segmentos organizados da sociedade, independente de cor partidária, religião. E foi nesse clima de co-gestão em saúde pública que o prefeito Nabor Wanderley, acompanhado de alguns secretários, a exemplo do da saúde, Eisenhower Brito Segundo, conversou com a equipe estadual para reassumir seu compromisso de intensificar ações contra a dengue.
Além da 6ª Gerência Regional de Saúde, compareceram ao ato os hospitais Janduhy Carneiro, o Infantil Noaldo Leite, Maternidade Peregrino Filho, Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, de Santa Luzia, Hemonúcleo e pessoal de alguns municípios, a exemplo de Emas. “Além das ações de combate que serão realizadas, é crucial a parte educativa, para que as pessoas tenham a preocupação de eliminar possíveis criatórios do Aedes”, enfatizou o secretário estadual de saúde.
O prefeito Nabor Wanderley também lembrou que a batalha contra a dengue é um dever tripartite, ou sejam uma responsabilidade federal, estadual e municipal, numa ação com os agentes de endemias, de saúde, trabalho educativo nas escolas, unidades de saúde, “mas é preciso que a população participe, faça a sua parte. Não adianta a visita dos agentes se a pessoa não corresponde, não segue as orientações passadas pelos profissionais de saúde, os agentes de endemias, de saúde”, disse o prefeito de Patos.
A prefeito de Emas, Fernanda Marinho Loureiro, disse que a dengue vem causando muita preocupação em seu município e que a secretaria municipal de saúde, em parceria com as demais, vai ampliar o leque de ações de combate ao mosquito transmissor da doença.
Para o gerente da 6ª Gerência de Saúde, Davi Nunes da Paz, a campanha contra o Aedes está apenas começando e que uma vasta programação está sendo montada para ser trabalhada com a sociedade.  “Esse período de chuvas aumenta o perigo de proliferação das larvas e requer muita atenção de todos nós”, comentou Davi.
dengue
dengue
dengue

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário