quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ideli defende Pimentel e diz que o ministro tem o apoio de Dilma

reprodução

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse nesta segunda-feira (12) que o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) tem o apoio da presidente Dilma Rousseff.


Questionada por jornalistas se a situação de Pimentel no governo é confortável, ela respondeu: "Temos, em primeiro lugar, o apoio da presidenta. Ele [Pimentel] acompanhou a presidenta na viagem importante que aconteceu nesse final de semana na Argentina e temos convicção de que o ministro Pimentel tem prestado todos os esclarecimentos."
Ideli conversou com a imprensa após reunião de coordenação com a presidente Dilma Rousseff nesta manhã. Ela disse que os líderes da Câmara e do Senado avaliam as explicações que Pimentel prestou até o momento como "satisfatórias". "Portanto não há necessidade de levar o assunto para o Congresso", disse. A oposição tenta aprovar nesta terça (13) requerimento de convite para que Pimentel preste depoimento no Senado.
Reportagem do jornal "O Globo" publicada no domingo (4) apontou que Pimentel recebeu R$ 2 milhões pela sua empresa de consultoria, P-21 Consultoria e Projetos Ltda., entre 2009 e 2010. O jornal também mostrou que ele teria recebido R$ 400 mil de empresa pertencente ao filho de um sócio de Pimentel em sua consultoria.
Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", essa empresa manteve contrato com a Prefeitura de Belo Horizonte quando Pimentel era prefeito. Nesta sexta, "O Globo" mostrou outro contrato, com uma empresa de Pernambuco.
A ministra saiu em defesa de Pimentel e ressaltou que o colega "não estava exercendo nenhum cargo público quando exerceu seu trabalho de economista quando prestou consultorias".
'Questão pessoal'

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou nesta segunda-feira que a base do governo na Casa vai se empenhar para derrubar o requerimento apresentado pela oposição que pede a convocação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

"Não é um assunto de governo. O caso do Pimentel é uma questão pessoal. Não se sustenta [a convocação]", disse o líder do governo.
Explicações 'insuficientes'

Para o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), as explicações de Pimentel sobre as denúncias foram "insuficientes".

"O que nós desejamos é que o ministro compareça ao Senado Federal para apresentar as suas justificativas. E explicações insuficientes acabam comprometendo ainda mais e autorizando as especulações sobre a prática de corrupção", disse.


Priscilla Mendes e Iara Lemos - G1-BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário