terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Novas regras do programa 'Minha casa, Minha Vida' serão debatidas na AL

A mudança nas regras do programa "Minha Casa, Minha Vida", - que financia  imóveis pela Caixa Econômica Federal para atender a população de baixa renda – tem causado preocupação nos pequenos construtores.
A partir de agora, só as casas construídas em loteamentos com água, luz, rede de esgoto e rua pavimentada podem ser financiadas.
A medida, em vigor desde o último dia 14, seria para garantir a qualidade  dos projetos habitacionais. Construtores que reclamam da mudança até concordam com a exigência, mas acham que o governo deveria agora dar um tempo para que possam adaptar as obras.
Em muitos casos, o imóvel está pronto e tem até um comprador interessado  que já tinha separado toda a documentação para assinar o contrato, mas o negócio pode não ser concluído. O dinheiro não sai, porque no endereço falta infraestrutura.
A rua é de estrada de terra. O governo decidiu que todos os imóveis têm de ter asfalto na porta. Caso contrário, a Caixa Econômica Federal não libera crédito para financiar a compra.
Para casas construídas com recursos da Caixa sempre foi assim. A diferença é que agora a regra vale também para empresários, pequenos empreendedores que investiram dinheiro próprio em casas populares.
Em muitos locais, as obras estão paradas. Pedreiros, eletricistas e pintores já foram demitidos. O governo diz que há problemas apenas em casos isolados e contratos específicos.
A intenção, segundo a Caixa, é preservar a qualidade e os interesses das famílias que comprarem os imóveis. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) concorda que qualidade é essencial, mas acha que a exigência tem outro efeito. Os empresários já avisaram que vão repassar o custo do asfalto para os compradores.
A Caixa Econômica Federal informou ainda que os pedidos de financiamento com propostas aprovadas até o último dia 11 vão ter tramitação normal e não vão ser afetados pela nova medida. O Ministério das Cidades não quis falar. A assessoria informou que as explicações da nota da Caixa Econômica Federal são suficientes.
Diante dessa realidade que atinge também o estado da Paraíba, o deputado estadual João Gonçalves deu entrada na Assembleia Legislativa, no requerimento que requer providências e informação do Programa Minha Casa, Minha Vida e financiamento da casa própria na Paraíba.
O requerimento solicita a presença na Casa Epitácio Pessoa do superintendente da Caixa Econômica Federal na Paraíba, Élan Ferreira de Miranda. Segundo o deputado a medida pegou de surpresa muitos empresários e principalmente a população “quem precisa vender vai encontrar restrições, assim como quem sonha com a casa própria, devemos usar a AL para ouvirmos os esclarecimentos do superintendente da Caixa aqui no estado, para podermos encontrar uma solução viável para todos os lados envolvidos”, disse.
Da Ascom do deputado João Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário