domingo, 12 de maio de 2013

Alunos do curso de Jornalismo da FIP realizam campanha para criação de horta na APAE de Patos


“Mãos que doam são mãos que cuidam e plantam o bem”. Este é o tema da campanha que os alunos do curso de Jornalismo da Faculdade Integrada de Patos (FIP) estão realizando para a arrecadação de materiais necessários para a criação da horta da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Patos, na Paraíba.

A campanha faz parte de um projeto de extensão da faculdade que vem sendo desenvolvido desde o semestre passado, onde no primeiro momento os estudantes realizaram a produção de conteúdo jornalístico da instituição social e aprimoraram ações comunicacionais para a criação da horta, a exemplo de produção de vídeos, envio de releases e confecção de peças publicitárias. Para finalizar o cronograma a turma busca agora as doações para concretizar o projeto.

Os alunos já conseguiram mangueiras, sementes, regadores, carroças de mão e enxadas, precisando ainda de mão de obra para a construção dos canteiros, um milheiro de tijolos, uma caçamba de barro, uma caçamba de esterco, dois cavadores, três chibancas e três conjuntos de pá, garfos e ansinhos.

A iniciativa da campanha partiu dos estudantes do 5º e 6º períodos, das disciplinas Agência de Notícias e Oficinas Avançadas em Jornalismo I, ministradas pela professora Josiane Carla. “Através do jornalismo social e da atividade extensionista, os alunos têm a oportunidade de desenvolver ainda mais suas habilidades de produção de texto, criação, edição e relacionamento com a fonte, além de colaborar com um causa valorosa, a qual se propõe”.

O coordenador do curso de Jornalismo, professor Flaubert Paiva, comentou que um dos parâmetros da educação na FIP é a aproximação da academia com a sociedade, o que vem a favorecer ambas as partes no sentido da prestação de serviços e da formação integrada do estudante de Comunicação.

De acordo com a psicopedagoga Conceição Campelo, que é presidente da APAE, a criação da horta vai gerar sustentabilidade no que diz respeito aos legumes, frutas e verduras consumidas na associação. “Esperamos que a sociedade participe deste movimento, que vai beneficiar centenas de pessoas, alimentando de forma saudável e sustentável, pois além de estimular a cultura de subsistência, a horta vai colaborar no tratamento das nossas crianças que poderão lidar com a terra, aprimorando, por exemplo, a coordenação motora”, afirmou.

Para o aluno Thiago Florentino é muito gratificante poder fazer parte desse projeto. “É uma oportunidade ímpar vivenciada por todos nós, que além de estar prestando um serviço social, enquanto comunicólogos temos na associação uma experiência “viva” de tudo o que foi visto até agora na faculdade, através de leituras, reflexões, trabalhos e pesquisas”, disse o estudante.

As doações estavam sendo feitas através da escolha do item no site da APAE de Patos, no endereço www.apaepatospb.org.br, mas devido à conclusão do projeto o domínio do site está em processo de atualização para uma ação futura e mudança do layout, estando agora fora do ar. Desta forma os interessados em doar o restante do material podem procurar a professora Josiane Carla, na coordenação de Jornalismo ou levar pessoalmente a sua doação à APAE, até o dia 17 de maio.
 
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Patos fica localizada à Rua Projetada S/N, Quadra 13, Loteamento Dr. Geraldo Carvalho, na saída para Piancó.
 
APAE/FIP Agência de Notícias - maispatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário