segunda-feira, 14 de maio de 2012

Prefeituras cancelam festas para usar recursos em ações contra seca na PB

    

Maturéia e Ouro Velho anunciaram série de medidas devido à estiagem.
"Não há clima para festa enquanto houver gente com sede e fome", diz prefeito.


Duas cidades localizadas no interior paraibano tiveram seus festejos juninos cancelados devido à necessidade de transferência de recursos para ações de combate à seca. Em Maturéia, no Sertão, o prefeito Daniel Dantas Wanderley (PMDB) anunciou nesta terça-feira (8) a suspensão da 4ª edição do Festival de Inverno e o corte de 30% do próprio salário enquanto durar o estado de calamidade pública. O mesmo aconteceu em Ouro Velho, na Borborema, onde a gestão municipal calcula que os agricultores tenham se desfeito de 60% do rebanho de bovinos, caprinos e ovinos. "Não há clima para festa enquanto houver gente com sede e fome", disse o gestor.

Antes de viajar para um encontro sobre a seca na Assembleia Legislativa, na capital, Daniel Dantas foi à Câmara Municipal para decretar situação de emergência em Maturéia. Os contratos com bandas que participariam do festival de música de 14 a 17 de junho foram cancelados.

"Algumas bandas já estavam contratadas, como Biquíni Cavadão, mas foram bastante compreensivas e não cobraram multa. A gente tinha o receio de houvesse certa revolta principalmente entre o público jovem, mas o pessoal aceitou diante dos argumentos que foram colocados", explicou o chefe de gabinete Álvaro Dantas.

Além do cancelamento de shows, o prefeito divulgou um pacote de medidas para amenizar a crise, como as suspensões do pagamento de diárias aos funcionários públicos, de novas gratificações e de concessão de férias e licenças. O gestor municipal também vetou a contratação de novos servidores, exceto para ações de combate à seca.

De acordo com o chefe de gabinete, o quadro atual da cidade é de extrema gravidade. "Nós só temos hoje dois reservatórios de água no município. No maior deles, dispomos apenas 37% da capacidade total. O volume que temos no outro não deve durar 100 dias. Calculamos que 100% da zona rural já está sendo atendida por carros-pipa. Se o açude maior chegar ao seu nível mais crítico, com apenas 15% de sua capacidade, a zona urbana passará a ser abastecida também por caminhões", comentou Álvaro Dantas.

Segundo ele, no decreto de hoje o prefeito determinou a criação da Defesa Civil Municipal. A coordenação deverá contar com trabalhadores emprestados de outras secretarias locais. As ações imediatas serão a contratação de mais dois carros-pipa para atender a zona rural, totalizando quatro, e aumento de 70 para 200 famílias atendidas no programa municipal de distribuição de cestas básicas. Conforme o chefe de gabinete, devido ao ano eleitoral todas as ações terão acompanhamento do Ministério Público Estadual.

Ouro Velho também cancela festa

Em Ouro Velho, na microrregião do Cariri paraibano, o prefeito Inácio Amaro dos Santos Filho (PDT) cancelou os festejos juninos, que aconteceriam nos dias 15,16 e 17 de junho em praça pública. Uma das atrações seria o cantor paraibano Alcymar Monteiro.

“É uma festa importante, mas seria uma incoerência promover uma festa para comemorar diante desta seca que assombra a população. Lamentamos a situação, mas temos que administrar com responsabilidade”, pontuou o prefeito.
G1-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário