segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mais quatro cidades da PB cancelam festa de São João devido à seca


Mais quatro prefeitos de municípios paraibanos cancelaram os festejos juninos deste ano devido aos efeitos da seca. Todas as quatro cidades já decretaram situação de emergência: Sumé, na região da Borborema, Joca Claudino e Emas, no Sertão, e Caturité, no Cariri. A prefeita de Emas, Fernanda Loureiro (PSDB), confirmou o cancelamento da festa de São João e disse que a situação na cidade está complicada. “Eu tenho que comprar é carro pipa e cesta básica para a população”, declarou.

Em Caturité, no Cariri, a estiagem também está causando prejuízos. “Não tem como, com o povo morrendo de sede, a gente fazer uma festa dessa”, argumentou o prefeito de Caturité, José Gervázio da Cruz (DEM).

O prefeito de Sumé não pode falar com a reportagem do G1 pois estava em viagem a Brasília, mas a assessoria de comunicação do município confirmou o cancelamento e disse que os recursos vão ser investidos na zona rural. A programação do São João estava prevista para começar no dia 18 de junho. A assessoria informou, ainda, que a decisão foi tomada para atender um pedido da Câmara Municipal de Sumé.

Em Joca Claudino, que se chamava Santarém e recentemente mudou de nome, a prefeita Lucrécia Dantas (PMDB) disse que a prioridade será a perfuração de poços para abastecimento d'água nas comunidades que não são atendidas pela barragem de Capivara. O evento suspenso foi o tradicional Antônio João, cujos shows aconteceriam nos dias 7 e 8 de junho.
"Já estava tudo organizado desde fevereiro, mas de  março para abril nós nos deparamos com essa situação de seca. Não tinha lógica pegar um recurso que posso investir para combater os efeitos da seca e fazer uma festa. Como nós sempre fizemos festas grandes  organizadas, a turma jovem não ficou muito satisfeita, mas sabemos que os agricultores e moradores das áreas rurais serão muito beneficiados", explicou Lucrécia.

Pelo mesmo motivo, os prefeitos das cidades de Maturéia, no Sertão, e Ouro Velho, na Borborema, já haviam anunciado o cancelamento dos festejos juninos. No dia 7 de maio, o governador Ricardo Coutinho (PSB) decretou emergência em 170 municípios paraibanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário