domingo, 17 de julho de 2011

Jogos Mundiais Militares são abertos no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – A quinta edição dos Jogos Mundiais Militares foi aberta na noite de hoje (16), no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Os jogos reúnem mais de 5 mil atletas das Forças Armadas de 111 países, que vão disputar medalhas em 20 modalidades esportivas, no Rio de Janeiro, até o dia 24 de julho.
A abertura foi feita pela presidenta da República, Dilma Rousseff, que chegou ao estádio por volta das 18h. “Bem-vindos ao Brasil. Declaro aberta a quinta edição dos Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional do Esporte Militar. Desejo boa sorte a todos”, disse a presidenta.
O público foi chegando devagar para a cerimônia. Às 16h, as arquibancadas ainda estavam vazias. Às 16h45 começou um show de dez minutos de acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça. A partir das 17h, enquanto bandas militares se apresentavam no gramado, os espaços das arquibancadas foram sendo ocupados.
Às 18h, depois de uma contagem regressiva de 10 segundos, com direito a fogos de artifício, a cerimônia começou com o desfile das delegações participantes dos Jogos. A delegação brasileira, a última a entrar na arena, foi ovacionada pela plateia.
Em seguida, o gramado do estádio, coberto por uma capa escura transformou-se num telão, sobre o qual foi projetada a palavra paz em vários idiomas. Imagens exaltando a natureza e o Brasil também foram projetadas ao mesmo tempo em que um grande espetáculo de dança, música e teatro, com mais de 2 mil artistas, ocupava o gramado do Engenhão.
O juramento do atleta foi feito pela iatista e marinheira Isabel Swan, medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Já a pira foi acesa às 20h10 pelo ex-jogador de futebol Pelé, que defendeu a seleção brasileira militar em 1959.
O Brasil está sendo representado nos Jogos por 268 atletas, sendo 159 homens e 109 mulheres, em todas as 20 modalidades esportivas.
Depois de ficar em 33º lugar no ranking geral de medalhas, na última edição dos Jogos em Hyderabad (Índia), em 2007, os militares brasileiros competem com objetivo de ficar entre os três primeiros colocados. Para isso, a delegação brasileira está reforçada com atletas olímpicos.
AgenciaBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário