quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Samu revela como foi resgate de Shaolin - acidentado em CG

Os profissionais do SAMU/192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Prefeitura de Campina Grande foram os primeiros a realizarem os procedimentos de urgência e emergência em Francisco Jozenilton Veloso, o conhecido humorista Shaolin, que foi vítima de um acidente automobilístico na noite de terça-feira, 18.
De acordo com informações do SAMU, o telefonema informando sobre o acidente foi feito para o 192 às 23h45min30s e o tempo resposta foi de oito minutos. O tempo resposta, que costuma ser, em média, de dez minutos, é o período que vai desde a ligação para o 192 até a chegada do socorro ao local da ocorrência.
Diante da gravidade do caso, informado pela pessoa que ligou para o 192, que se tratava de uma colisão entre um veículo e um caminhão, com vítima em estado grave, o médico regulador deslocou uma USA (Unidade de Saúde Avançada), ou UTI móvel, até o local do acidente, a Alça Sudoeste. Ao chegar, o médico do SAMU conta que encontrou a vítima em estado gravíssimo, em óbito iminente. Ele já estava fora do veículo, já que tinha sido retirado por algumas pessoas porque havia derramamento de combustível e risco de explosão.
O médico conta que encontrou a vítima em coma, com respiração ofegante e foram feitos os procedimentos indicados para o caso de politraumatismo, a exemplos da imobilização, intubação orotraqueal (inserção oral ou nasal de uma sonda flexível através da laringe dentro da traquéia para estabelecer e manter livre a via aérea) e ligadura das artérias do braço, que teve ossos e músculos esmagados. Depois dos procedimentos, o paciente foi removido dentro da UTI móvel do SAMU para o Hospital Regional de Urgência e Emergência.
Como o local do acidente estava com pouca iluminação, o médico responsável pela equipe do SAMU contou que somente quando estavam dentro da ambulância, a caminho do hospital, reconheceram a vítima como sendo o conhecido humorista Shaolin. “Caso a UTI móvel não tivesse antecipado o atendimento, ele não teria chegado vivo ao hospital”, disse o médico.    
A exemplo do que acontece diariamente, os profissionais do SAMU cumprem com o seu papel de salvar vidas e lamentam que a violência no trânsito continue fazendo novas vítimas.
Da Codecom da PMCG

Um comentário:

  1. Isto e. Parabens ao samu, Que com bons medicos e boa agilidade conseguiram salvar mais uma vitima, deste transito louco que e hoje. Um lembrete aos que dizem ser motorista, andem com atençao e que a preça nao faz vc chegar a nenhum lugar!!.A nao ser ao alem. Comentario de uma pessoa que conhece o transito nacional, Que e motorista interesdadual.

    ResponderExcluir