sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Brasil aprendeu a ser competitivo

reprodução

Ser competitivo é desejar estar em primeiro lugar ou pelo menos entre os melhores. Mais que isso: é querer sempre ser melhor e alcançar um degrau a mais.
O brasileiro, de uma forma geral, tem aprendido a ser competitivo, recusando o estigma negativo que costuma impregnar o conceito.
Dentro deste espírito, torcemos pelo País. E mudamos nossas perspectivas e ambições.
O resultado dessa mudança de foco acaba de chegar:
Esta semana, comemoramos o anúncio de uma conquista há muito aguardada, que reposiciona o Brasil no ranking das grandes potências mundiais.
Avançamos. Agora, somos a sexta maior economia do planeta, superando o Reino Unido, abalado pela crise que eclodiu em 2008 e varreu o velho continente de recessão - um recuo que continua no próximo ano, com encolhimento previsto de 0,6% do PIB.
Não é uma conquista pequena. Em passado recente seria inimaginável que o império onde o sol jamais se punha (dada suas dimensões, que incluíam informalmente Portugal) pudesse ser superado pela ex-colônia de uma ex-colônia.
E superamos graças a competitividade dos brasileiros que, a despeito do imenso Custo Brasil, consegue produzir com qualidade e capacidade para se impor nas prateleiras do comércio internacional.
Missão cumprida? Claro que não. O próximo passo é superar a França, que (ainda) ocupa a quinta colocação neste ranking mundial, só que também mergulhada na recessão e com prognóstico de encolhimento da economia.
O Brasil encerrará 2011 com o sexto maior PIB, de US$ 2,4 trilhões, e – alavancado pelas exportações para China e Oriente Médio, além das reservas de petróleo e valorização das commodities – pode atingir em 2012 crescimento de 3,5% (segundo projeções do Banco Central) ou mesmo surpreender e emplacar 5%.
Seja lá quanto for o percentual, o fato é que a perspectiva aqui é de crescimento enquanto a maioria dos países – especialmente os europeus - aguardam por uma década perdida.
Os ventos, portanto, sopram favoráveis para a América do Sul.
 E os brasileiros nunca estiveram tão preparados, e motivados, para navegar.
PortalCorreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário