sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

ROSEGATE - Enquanto Lula foge de Rose e da imprensa, há perguntas para esse cara responder.

reprodução - web

Depois de alguns dias enfurnado em Angra dos Reis para descansar sabe-se lá do quê, Lula ressurgiu em São Paulo para nomear-se tutor do maior abandonado que instalou na prefeitura. Nesta quarta-feira, apareceu no gabinete de Fernando Haddad para ensinar o que deve fazer um prefeito para tornar-se um bom candidato à reeleição. Conversou a sós com o poste municipal durante 20 minutos e gastou outros 40 ministrando lições de esperteza a  Haddad e seus secretários. Os fotógrafos tiveram alguns segundos para as imagens do mestre ladeado por alguns alunos. Esperteza. Os jornalistas foram driblados na entrada e na saída pelo homem que foge há quase dois meses de perguntas sobre o escândalo protagonizado pela primeira amiga Rosemary Noronha.
O surto de mudez malandra que completou 56 dias nesta quinta-feira não vai durar para sempre. Não importa quando, Lula será interpelado por algum jornalista disposto a cumprir seu dever. Então, o fugitivo da imprensa será confrontado com perguntas cujas respostas só ele conhece. Envolvido até o pescoço na história muito mal contada, Lula está proibido de fingir que não sabe de nada. Se recorrer a mentiras para tapear os brasileiros que não perderam o juízo, o palavrório será transformado em confissão de culpa.
Enquanto Lula foge de Rose, a coluna convoca o timaço de comentaristas para a montagem da lista de perguntas à espera de respostas. Seguem-se 15 exemplos:
1. Onde e quando conheceu Rosemary Noronha?
2. Como qualifica a relação que mantém com Rose há 17 anos?
3. Em quais critérios se baseou para instalar uma mulher sem experiência administrativa na chefia do gabinete presidencial em São Paulo?
4. Quais motivos o levaram a criar o cargo que Dilma Rousseff extinguiu depois da demissão de Rose?
5. A extinção do cargo foi uma decisão equivocada?
6. Por que pediu a Dilma Rousseff que mantivesse Rose na chefia do escritório da Presidência?
7. Por que  Rose foi incluída na comitiva presidencial em pelo menos 20 viagens internacionais?
8. Por que o nome de Rosemary Noronha nunca apareceu na lista oficial de passageiros divulgados pelo Diário Oficial da União?
9. Por que nomeou os irmãos Paulo e Rubens Vieira, a pedido de Rose, para cargos de direção em agências reguladoras?
10. Conhecia o currículo dos nomeados?
11. Por que disse em Berlim que não se surpreendeu com a Operação Porto Seguro?
12. Por que Rose foi contemplada com um passaporte diplomático?
13. Por que comunicou à imprensa, por meio de um diretor do Instituto Lula, que não comentaria o episódio por considerá-lo “assunto pessoal”?
14. Por que Rose se apresentava como “namorada do presidente”?
15. Acha que Rose é culpada ou inocente?
Se Lula não fugir dessas respostas, não custa perguntar-lhe também se Marisa Letícia acreditou no que disse.

Augusto Nunes - Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário