terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PB apresenta pior redução no índice de vulnerabilidade do NE, diz Ipea

reprodução
Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e divulgado nesta terça-feira (17) aponta a pior redução no índice de vulnerabilidade das famílias no Nordeste. De acordo com os números, o percentual de redução no período analisado foi de 12,3% na Paraíba, seguida pelo estado de Alagoas que apresenta redução de 12,8%.

A vulnerabilidade é medida quando são analisados a restrição ao acesso a habitação de qualidade, à falta de acesso à educação e ao conhecimento, assim como à falta de conhecimento na prevenção e profilaxia da saúde.

No entanto, se a Paraíba tem a pior recuperação da região nos últimos seis anos, o título de pior índice fica mesmo com Alagoas, que tem o índice de vulnerabilidade medida em 33,3 enquanto a Paraíba tem 30,6. A pesquisa é baseada nas PNADs de 2003 a 2009 e visa contribuir com gestores públicos, identificando debilidades, para possível adoção de políticas públicas.

O estudo levou em consideração seis aspectos, sendo eles: vulnerabilidade, acesso ao conhecimento, acesso ao trabalho, escassez de recursos, desenvolvimento infanto-juvenil e condições habitacionais.

Dimensões como acesso ao trabalho apresentaram variações significativas mas questões como desenvolvimento infanto juvenil apresentaram também um baixo índice de redução.

A média geral brasileira ficou em 14,3% e em todas as dimensões analisadas a Paraíba ficou abaixo da média nacional. Os três estados com os piores indicadores de redução da vulnerabilidade são Rondônia, Amazonas e Pará. Na realidade, as regiões Nordeste (20,9) e Norte (21,9) estão mais vulneráveis que a média nacional que tem o índice de 18,78.

A análise realizada indica, ainda, que a vulnerabilidade se concentra fortemente nas áreas rurais, em Alagoas, Maranhão e Piauí e interiores do Ceará e de Pernambuco. Além disso, a região Norte apresenta menor evolução dos indicadores no período, de 2003 a 2009.


G1-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário